segunda-feira, 23 de agosto de 2010
O ABC Futebol Clube também está de LUTO. Morre, aos 78 anos, o ex-zagueiro ( e treinador ) Valdemar Carabina, comandante do TÍTULO ALVINEGRO em 1978.
1) Quinto jogador a vestir mais vezes a camisa do Palmeiras em toda a história, com 584 partidas, o ex-jogador Valdemar Carabina faleceu na noite do último domingo, no Hospital São Raphael, em Salvador, vítima do Mal de Alzheimer, doença contra a qual já vinha lutando há cinco anos.
.
2) Carabina, que só perde em número de jogos pelo clube paulista para Ademir da Guia (901 jogos), Emerson Leão (617), Dudu (609) e Waldemar Fiúme (601), foi um dos grandes zagueiros da história do Palmeiras, e se destacou nas décadas de 50 e 60.
.
3) Vitorioso, o defensor conquistou os Campeonatos Paulistas de 1959, 1963 e 1966, a Taça Brasil de 1960 e o Torneio Rio São-Paulo de 1965, atuando em uma época em que o Santos de Pelé era quase soberano no cenário nacional.
.
4) Valdemar ganhou o apelido de "Carabina" depois de anotar um gol de fora da área em jogo realizado no estádio do Pacaembu, com um chute potente. O tento foi apenas um entre os nove anotados pelo jogador, que se notabilizou pelo vigor físico na zaga.
.
.
5) Valdemar Carabina também chegou a atuar em duas oportunidades pela seleção brasileira. Além disso, o atleta chegou a assumir o cargo de técnico do Palmeiras, em 1987, mas não permaneceu por muito tempo, sendo substituído por Rubens Minelli.
.
.
6) Carabina foi lembrado - na semana passada - pela TORCIDA do ABC Futebol Clube, mais especificamente por intermédio do Sr.José Nilson de Sá , ex-presidente alvinegro. Tal lembrança foi através do texto :" A história da Vila Olímpica do ABC ", publicado aqui no BLOG Música do Gol (dia 14/08/2010).
.
7) O texto faz lembrar a capacidade de Valdemar Carabina, bem como o título de Campeão Potiguar de 1978. Foi o Sr. José Nilson de Sá quem contratou o técnico do ABC, agora já nominado de saudoso Valdemar .
Fonte: Gazeta Esportiva e arquivo do Blog Música do Gol.
Da esquerda para a direita: Valdir de Moraes, Servílio, Julinho Botelho, Valdemar Carabina, Ademir da Guia, Djalma Dias, Djalma Santos, Rinaldo, Ferrari, Dudu e Tupãzinho. Era o Palmeiras, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, no dia 7 de setembro de 1965, em partida que fazia parte da inauguração do estádio do Mineirão. Naquele jogo, o Palmeiras-Brasil bateu o Uruguai por 3 a 0.
.
Não tenho a foto do ABC Futebol Clube, Campeão Potiguar de 1978. Quem tiver é só escaniar tal imagem e enviá-la para o e-mail do BLOG: musicadogol@hotmail.com
A base do ABC de 1978 foi a seguinte: Hélio Show, Vuca, Domício, Cláudio Oliveira e Noronha; Baltazar, Danilo Menezes e Noé Soares; Tinho, Paulo César Cajá ( Júnior ) e Willian ( Aríé ). TÉCNICO: Valdemar Carabina.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário