sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MAIS UMA ENTREVISTA do BLOG, DESTA VEZ COM MÁRCIO HAHN. Confira a trajetória do volante gaúcho que vestiu a camisa do ABC Futebol Clube.



.
(1) Como foi o início de sua carreira ?

MÁRCIO HAHN => A minha formação foi nas divisões de base do Internacional. Tudo começou através de um PENEIRÃO COLORADO QUE DEMOROU UMA BARBARIDADE ! Em torno de quatro (4) meses, com avaliações nas segundas, quartas e sextas, foram observados quase 1.500 garotos e aprovados apenas três, dentre os quais o Márcio Hahn.


(2) Quem era o descobridor de talentos do Internacional ?

MÁRCIO HAHN => O Abílio dos Reis, profissional muito conhecido no Rio Grande do Sul e que já não está mais entre nós.


(3) O Batista, ex-jogador COLORADO e da SELEÇÃO BRASILEIRA, hoje comentarista de TV, já trabalhava na base do Inter em tal época ?

MÁRCIO HAHN => Trabalhava sim ! O Batista conheceu o meu futebol através do professor Abílio dos Reis. Foi muito positiva a observação do Batista pois pediu ao Abílio que eu passasse a treinar no juvenil do Inter.



.
(4) Você afirmou que o Abílio dos Reis só aprovou 3 garotos, mas faltou dizer quantos ( dos três ) o Batista aproveitou.

MÁRCIO HAHN => Apenas eu. Tive a felicidade de passar no PENEIRÃO do professor Abílio e depois no critério do Batista.

.

(5) Você estava na base do Inter em 1994, época em que o Brasil conquistou a COPA e o gaúcho Dunga levantou a TAÇA FIFA. O capitão do TETRA influenciou a sua geração ? Ele chegou a ser elevado ao patamar de ídolo do Márcio Hahn ?

.

Dunga deu a volta por cima ( em 1994 ) e mostrou como é importante a superação para um jogador de futebol, mesmo diante de tantas dificuldades e críticas ( feitas após a COPA de 1990 ) . Dunga foi o nosso ídolo na base do Inter e o seu exemplo de dedicação ao trabalho - bem como de garra e liderança - ficou marcado e influenciou a nossa geração ! Guardo o seu exemplo até hoje.




(6) Qual foi o técnico ( no futebol profissional ) que mais influenciou o jogador Márcio Hahn ? A nossa pergunta é do ponto de vista tático.

MÁRCIO HAHN = > Eu tive bons técnicos ao longo da minha carreira, fica difícil dizer apenas um nome. O Tite foi meu técnico em 2000 ( no título do Caxias ) e tenho muita admiração pelo seu trabalho. O uruguaio Pedro Rocha , que hoje já não trabalha mais como técnico, também foi importante. Trabalhei com o professor Pedro no Mogi-Mirim. Outro nome que faço questão de lembrar é o do Celso Roth, meu técnico no tempo do Internacional . Faço questão de citar ( também ) um técnico da nova geração que é o Gilmar Iser. É como te falei no início, não é fácil citar apenas alguns nomes, pois trabalhei com muita gente boa.

.

Na foto acima temos Celso Roth ( roupa do Grêmio ) e Tite ( roupa do Inter ). Abaixo temos o uruguaio Pedro Rocha.

Acima o uruguaio Pedro Rocha, abaixo o gaúcho Gilmar Iser.

(7) No Gauchão 2010 você jogou pelo Novo Hamburgo e Gilmar Iser foi seu técnico, agora a história se repete no Brasil de Pelotas. Além dessas duas passagens, você já trabalhou outras vezes com o Gilmar ?

MÀRCIO HAHN => Essa é quarta vez que trabalho com o Gilmar Iser, duas delas foram vestindo a camisa do Novo Hamburgo. Em 2005 vencemos a Copa Rio Grande do Sul em uma competição muito disputada. O Novo Hamburgo foi o melhor time dentre os 28 que disputaram a Copa RS. Em 2010 o trabalho do Gilmar também foi reconhecido, tanto é que foi escolhido o melhor técnico do GAUCHÃO.


(8) Em 2010 o NOVO HAMBURGO enfrentou ( de igual para igual ) a dupla GRENAL. De forma resumida, como foi essa participação no PRIMEIRO TURNO ? No arquivo do BLOG temos que Ferdinando, em cobrança de falta, marcou o gol do título gremista, aos 20min do 1º tempo.


MÁRCIO HAHN => No primeiro turno ( Taça Fernando Carvalho ) fizemos a semi-final contra o Internacional e vencemos a equipe colorada por 1 a 0. A final do TURNO foi em jogo único no Estádio Olímpico, contra o Grêmio. O gol do Ferdinando, em cobrança de falta ( aos 20min do 1º tempo ) fez com que a equipe do Grêmio se fechasse demais e dificultou muito o nosso trabalho. Para você ter uma idéia, o Grêmio terminou o jogo com 4 volantes em campo.

.




(9) E o segundo turno ? A informações que nos temos é que Novo Hamburgo e Inter fizeram o melhor jogo do gauchão 2010.

MÁRCIO HAHN => O segundo turno ( Taça Fábio Koff ) fizemos o jogo das quartas de final contra o Inter. Realmente foi um jogo muito bom, muito disputado e apontado como o melhor do Gauchão 2010. No tempo normal um jogo de seis gols ( 3 a 3 ) e a disputa foi para os pênaltis. O colorado seguiu e terminou sendo o campeão da Taça Fábio Koff.


(10) O NOVO HAMBURGO ganhou o apelido ( da imprensa gaúcha ) de "Galáticos do Vale dos Sinos". Tal apelido foi pelo fato do ANILADO ter enfrentado com DESTEMOR a dupla GRENAL?

MÁRCIO HAHN => Isso mesmo. Nosso time era bem qualificado e muitos jogadores já tinham passagens pela dupla GRENAL, além de outros bons jogadores rodados em outros times ! Então fomos para o Gauchão ( 2010 ) de forma muito positiva e com o grupo muito focado.


(11) Como se deu a ida do jogador Márcio Hahn para o Grêmio Esportivo Brasil ?

MÁRCIO HAHN => O meu contrato com o Novo Hamburgo vai até o final deste ano, ou seja, estou emprestado ao Brasil de Pelotas. A minha vinda para o Xavante se deu em razão do interesse do presidente RUBRO-NEGRO, bem como fruto da aprovação do departamento de futebol. A amizade entre os presidentes ( XAVANTE e ANILADO) terminou viabilizando a minha vinda para o Grêmio Esportivo Brasil.

.


(12) A força da torcida XAVANTE é muito conhecida ! Esta realidade vinda das arquibancadas o motivou a dizer SIM para o convite do Brasil de Pelotas ?


MÁRCIO HAHN => Não tenha dúvida. Para vocês (aí em Natal) terem a dimensão do que é a torcida Xavante, é só compará-la com a FRASQUEIRA ALVINEGRA. Tanto a galera do ABC, quanto a do Brasil, são torcidas apaixonadas pelas suas cores. As duas torcidas são fanáticas e jogam juntos com os seus times.


(13) Vamos agora falar um pouco do ABC Futebol Clube... Como se deu a vinda do jogador Márcio Hahn para o ALVINEGRO POTIGUAR ?


MÁRCIO HAHN => A comissão técnica do ABC vinha acompanhando o GAUCHÃO 2008, então fui para o ABC através de um empresário do Rio Grande do Norte que tem ligação com o futebol gaúcho, ou seja, fui levado através do trabalho de João Maria Belmont.


(14) Márcio Hanh fez parte do elenco que conquistou o 50° título potiguar do ABC Futebol Clube, um RECORD brasileiro e quase mundial. Qual a importância desta conquista histórica para você ?

MÁRCIO HAHN => Não vou esquecer NUNCA deste título. Faz parte da história do ABC, da Frasqueira, dos jogadores, dirigentes e de muitos que vibraram com aquele título tão importante para as nossas vidas. Tenho boas recordações da minha passagem pelo MAIS QUERIDO da TERRA POTIGUAR.
.
.

(15) Temos uma informação que até hoje você acompanha o ABC. Tal informação procede ?

MÁRCIO HAHN => É verdade ! Aprendi a gostar do Clube, da Frasqueira e fiz bons amigos em Natal. Fiquei feliz ao ver que o ABC conquistou mais um título estadual em 2010, desta vez o 51°. Meu filho até hoje canta o hino do ABC e veste o uniforme do ALVINEGRO, principalmente quando vai jogar futebol.

(16) O BLOG agradece a entrevista concedida, bem como deseja sucesso e bom trabalho ao GRANDE VOLANTE Márcio Hahn.

MÁRCIO HAHN => Eu é que agradeço a lembrança do BLOG. Fico muito grato por esta ligação telefônica vinda do Rio Grande do Norte para o Rio Grande do Sul ! Ligação lembrando o meu nome, a minha passagem pelo ABC e a identificação da FRASQUEIRA com o Márcio Hahn. Deixo o meu abraço para cada torcedor do MAIS QUERIDO e para os amigos do Música do Gol. Posso te afirmar, com toda a certeza, que estou muito feliz com a lembrança !






Márcio Hahn e o seu filho Henrique. Esta foto data do CAMPEONATO GAÚCHO de 2008.


Marcio Henrique Borges Hahn, gaúcho da cidade de Torres, nasceu no dia 13 de junho de 1977.

A foto acima mostra a comemoração do " GOL HENRIQUE ", feito no dia 10 de maio de 2008, diante do Vila Nova de Goiás.





Na foto acima ( de autoria de Rodrigo Sena ) Márcio Hahn é o camisa 8.










VÍDEO número 1.
ABC 3 x 2 VILA NOVA
Márcio Hahn fez o "GOL HENRIQUE", em homenagem ao seu filho, abrindo o PLACAR.



.


.

VÍDEO número 2
ABC 3 x 0 Grêmio Barueri.
Márcio Hahn fez o último gol do jogo.


.


Esta postagem ( na segunda parte ) repetiu algumas fotos e vídeos já publicados neste BLOG.
.









Na foto ( acima ) veja Márcio Hahn e seu filho Henrique no gramado do Frasqueirão. Na foto abaixo, após o gol contra o Barueri, Márcio faz a dedicatória ao filhão.
.







.



10 comentários:

  1. Excelente entrevista, parabéns!



    Rodrigo Eduardo
    Blog ABCdistas de Coração

    ResponderExcluir
  2. Beleza Rodrigo ! Márcio Hahn foi de uma gentileza NOTA 10.

    ResponderExcluir
  3. Márcio Hahn é TGA

    Torcida Garra Alvinegra

    O cara é fera !

    PH da Garra Alvinegra / 2° Comanado da Capital.

    ResponderExcluir
  4. QUANDO É QUE A ENTREVISTA FOI FEITA ?

    COMO ESTÁ O BRASIL DE PELOTAS ?

    MÀRCIO HANN É GAUCHO OU DE SANTA CATARINA ?

    O PASSE DE MÁRCIO HAHN É DO INTER OU DO NOVO HAMBURGO ?

    PEÇO QUR VOCÊ RESPONDA.

    OBRIGADO

    ESSAS PERGUNTAS SÃO DA TURMA ABCachaça.

    ResponderExcluir
  5. ABCíba, torcida ABC da cidade de Macaíba se faz presente.

    ABC FC

    ABC

    ABC FC

    ABC

    ABC FC

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo da turma ABC Cachaça, boa tarde.

    Vou responder as suas perguntas.

    >> PRIMEIRA RESPOSTA: FORAM DUAS LIGAÇÕES para o MÁRCIO HAHN, ou seja, a entrevista teve primeiro e segundo tempo.

    >> SEGUNDA RESPOSTA: O BRASIL DE PELOTAS FAZ PARTE DO GRUPO DO SUL, TAMBÉM CHAMADO DE GRUPO DA MORTE POIS É O GRUPO MAIS DIFÌCIL DE TODA A SÉRIE C. Seu time está na briga por uma vaga e joga a próxima em casa.

    >> TERCEIRA RESPOSTA: Márcio Hahn é gaúcho sim ! A sua CIDADE FEZ FRONTEIRA COM SANTA CATARINA, MAS AINDA É RIO GRANDE do SUL.

    >> QUARTA RESPOSTA: MÁRCIO TEM CONTRATO COM O NOVO HAMBURGO ATÉ O FINAL DESTE ANO, DEPOIS ESTÁ LIVRE PARA NEGOCIAR COM QUEM QUER QUE SEJA.

    Espero ter respondido bem ao modo.

    Até a próxima

    José Leonardo
    DO BLOG
    Música do Gol

    ResponderExcluir
  7. Marcio Hahn deixou uma imensa saudade para mim, pois se trata de um excelente jogador, um dos maiores na sua posição que passou pelo ABC em seus 95 anos. Ademais, em que pese não cohecê-lo pessoalmente, essa entrevista reforça minha opinião de que se trata de uma pessoa forjada com um grande caráter. Espero que ele me dê a satisfação de vê-lo jogar no nosso Mais Querido.

    ResponderExcluir
  8. Marcio hahn é um excelente volante que sabe sair jogando com a bola dominada coisa rara no nosso futebol e ainda faz gols, quem sabe em 2011 com a volta do abc a serie B, teremos a oportunidade de tê-lo de volta vestindo as cores alvi-negras. grande Abraço. otima entrevista, o que mostra que grandes jogadores e que fizeram história no clube jamais serão esquecidos

    ResponderExcluir
  9. O ABC de hoje não tem um volante que tenha qualidade de sair jogando tão bem quanto Márcio Hahn.

    Márcio sai jogando com a bola no pé, distribuindo e também avança e faz gols.

    Acho que o presidente Rubens tem que botar na listas de contratações para 2011 o nome de Márcio Hahn.

    ResponderExcluir
  10. ANÔNIMO QUE NADA. Sou Paulo Jorge de Nova Cruz. Espero que o bom volante Márcio Hahn posso voltar a vestir a camisa do ABC em 2011. O cara é fera e tem tudo para cair nas graças da Frasqueira outra vez. É bom de bola, chuta bem, arma com facilidade, é lider, é jogador de grupo. Tem tudo, mas acho que não será tão fácil ele voltar.

    ResponderExcluir