quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Top 5: relembre figurões que já treinaram o Paraná .

Aposta no “novato” Luciano Gusso em 2015 contrapõe a estratégia adotada pelo clube na década de 90.


O Paraná inicia 2015 com um novato no comando da equipe. Luciano Gusso, 45 anos, foi auxiliar-técnico de Claudinei Oliveira e Ricardinho no ano passado. Antes, treinou equipes de base do Tricolor, além de acumular passagens pelo interior paulista e paranaense.
A aposta da diretoria em um técnico de pouco currículo faz contraponto à fase vivida pelo clube nos anos 90. Na primeira década após a fusão, em 1989, o Paraná apostou em nomes de peso.
Confira alguns dos “figurões” que já treinaram o Tricolor.
Antonio Milena/AE
Antonio Milena/AE / Aos 80 anos de idade, o ex-treinador Rubens Minelli guarda grandes recordações da época que foi uma espécie de tutor do então “recém-nascido” Paraná ClubeAos 80 anos de idade, o ex-treinador Rubens Minelli guarda grandes recordações da época que foi uma espécie de tutor do então “recém-nascido” Paraná Clube
RUBENS MINELLI. Primeiro técnico do Paraná, 1990. Chegou ao clube com a chancela de tricampeão brasileiro. Dois canecos nacionais pelo Inter, em 75 e 76, e outro pelo São Paulo, em 77. Ostentava ainda um tetracampeonato gaúcho pelo Colorado. Na Vila, foi bicampeão paranaense, em 94 e 97



WANDERLEI LUXEMBURGO (foto : reprodução ) . Era o atual bicampeão nacional pelo Palmeiras, onde também foi bi paulista. Antes, havia conquistado Série B e o Paulista pelo Bragantino, em 89 e 90, respectivamente. Na Vila Capanema, porém, Luxa teve passagem curta e sem sucesso.


Segundo dirigente,  Botafogo está perto de três jogadores
ANTÔNIO LOPES (foto acima: reprodução do site da UOL)  Conduziu o Paraná ao TETRA em 1996. O delegado, como é conhecido no meio do futebol, havia passado por grandes clubes como Flamengo, Fluminense, Vasco e Santos, além de ter comandado as seleções do Kuwait e da Costa do Marfim. Após deixar o Tricolor, conquistou um Brasileiro e uma Libertadores pelo Vasco, em 97 e 98, respectivamente.

foto:Divulgação/Site oficial do Paraná Clube
OTACÍLIO GONÇALVES. Acumulou quatro passagens pelo Paraná.A primeira no biênio 1991/1992. Quando chegou à Vila Capanema, tinha no currículo um Estadual pelo rival Atlético, em 85, e outro pelo Pinheiros, em 87, além de um bicampeonato gaúcho. Em 84, pelo Inter. Em 88, pelo Grêmio. No Tricolor, conquistou os estaduais de 91 e 95, além da Série B de 92

SEBASTIÃO LAZARONI ( foto: autor desconhecido / reprodução.) 
Em 1997, após deixar o FERNEBAHCE, Lazaroni aasinou com o Paraná, então pentacampeão estadual, para a disputa do Brasileiro. Antes, havia comandando a seleção brasileira na Copa América de 89 (foi campeão) e na Copa de 90 (caiu nas oitavas de final). No Tricolor, chegou a liderar o Nacional nas oito primeiras rodadas. Em seguida, após uma série de derrotas, foi substituído por Cláudio Duarte.

FONTE: JÚLIO FILHO /GAZETA DO POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário