.
b) Você poderá entender - nas linhas abaixo - como está o rumo da parceria entre o ABC e o Laboratório EMS.
.
c) Saberá como nasceu a candidatura de Rubens Gilherme, bem como o nome do ABCdista que lançou seu nome para concorrer ao pleito que se avizinha.
.
d) Terá uma surpresa ao saber idéia mercantil - ainda em debate - do ABC internacionalizar a sua marca ( seu nome ) através do MERCOSUL.
.
e) Saberá também de outras estratégias de marketing que estão por vir.
.
f) Para entender as palavras ditas acima e as questões envolvendo o G7 ( GRUPO DE FARMÁCIAS ) , o Laboratório EMS e o ABC, sugerimos a leitura da entrevista que segue.
.
g) Voltamos ao tema EMS/ABC, mas a presente insistência é importante para que o torcenauta possa saber da provável - e futura - melhoria financeira do ABC. É difícil fazer futebol sem dinheiro !
.
h) Já recorremos aos esclarecimentos da questão EMS/ABC, mas hoje optamos em fazer mais do que isso, entrevistamos o gerente do Laboratório EMS ontem ( e publicamos o texto hoje ) . A entrevista buscou mais detalhes e esclarecimentos.
.
i) Nas linhas abaixo, conforme o prometido, segue a entrevista sobre o tema tão em voga.
.
1) Quando o E M S resolveu ser patrocinador do ABC FC, no ano de 2007, optou pela divulgação do polivitamínico GEROVITAL. Qual foi o fator determinante para que uma multinacional viesse a investir no futebol do RN, principalmente em tal época, considerando que o clube estava na série C ?
JANSER / RESPOSTA > Na verdade, o que fizemos não foi trazer um “patrocinador” em 2007, mas sim um “parceiro”. O EMS e o ABC, juntamente com o grupo de farmácias denominado G7, lançaram um desafio em conjunto ! O objetivo foi colocar o GEROVITAL em evidência para atender não apenas a necessidade destas empresas, bem como poder colaborar com o clube no resultado desta campanha.
2) O que é o G7 ?
JANSER / RESPOSTA > É grupo empresarial formado por Rubens (Santa Fé), Rodrigues (Irmã Dulce), Albe (Amadeus), Paulo (Saúde), Neto (Santa Sara) e Jairo Paiva (Drogarias Paiva).
3) Qual foi o resultado desta campanha no primeiro ano ?
JANSER / RESPOSTA > Para você ter uma idéia da força da torcida do ABC F.C., nos primeiros 10 meses de parceria, as vendas do GEROVITAL cresceram, só aqui no RN, exatamente 574% .
4) Desta forma, tornou-se um "CASE" de sucesso na empresa ?
JANSER / RESPOSTA > Sem dúvida! A prova é tanta que o resultado do RN repercutiu muito bem lá fora. Não faz muito tempo que recebemos a visita de empresários do Estado do Ceará ! Vieram para conhecer - de perto - como se deu este resultado tão positivo. Poderiam, de lá, terem a ciência das diretrizes adotadas, mas preferiram conhecer de perto o sucesso e a força deste grupo.
5) Mas depois de todo este sucesso, o que temos agora na camisa do ABC é a propaganda institucional, ou seja, saiu o GEROVITAL e temos agora o E M S PHARMA.
JANSER / RESPOSTA > Isto foi devido a nova resolução da ANVISA que proibiu o uso de propaganda de medicamentos em modalidades esportivas olímpicas.
6) Neste caso, o E M S Pharma (Grupo) passou a ser o parceiro do ABC FC ?
JANSER / RESPOSTA > Não só do ABC FC, mas do G7 como um todo. Temos uma forte parceria com todas estas farmácias. É importante dizer que a verba destinada ao clube só é viabilizada com a venda deles em conjunto.
7) Como você, mesmo sem ser conselheiro, lançou o nome de Rubens Guilherme para concorrer ao cargo de Presidente do ABC ?
JANSER / RESPOSTA > Eu entendo que todos os candidatos são importantes. Tenho total certeza que cada um tem a sua parcela de contribuição a dar. Fui convidado para algumas reuniões (rotineiras entre clube e patrocinador) e sugeri o nome de Rubens para ser o novo presidente do ABC. A minha idéia nasceu por entender que, ao lado dele, poderemos unir fortes empresários que poderão agregar valores substanciais ao clube, não só em dinheiro, mas também em idéias, marketing, administração etc. Aliás, já estão agregando valores ! Não quero dizer com isto que os outros candidatos não tenham a condição de agregar hoje - bem como amanhã - os mesmo valores ou até mais do que isto. O fato é que, como estou mais perto de Rubens, bem como sentindo a sua importancia para o mercado e para o ABC, posso mensurar a importância de sua candidatura.
8) E como se deu este diálogo com Rubens? A nossa fonte disse que o "não" foi dito logo de início e a sua idéia ( de fazê-lo presidente ) foi arquivada pelo próprio Rubens. A mesma fonte disse que Rubens respondeu que preferiria, por questão de tempo, continuar apenas como colaborador do ABC. Como se deu este diálogo realmente ?
JANSER/RESPOSTA > Posso resumir numa única palavra: TRANQUILA. Rubens é uma pessoa simples e ao mesmo tempo estratégico. Como sou formado em Marketing e sempre temos um contato muito próximo, pois a nossa profissão exige parceria de trabalho, diálogo, criatividade, responsabilidade e -principalmente - rentabilidade, foi prazeroso e ao mesmo tempo pude aprender muito mais com ele, ou seja, aprender que há tempo para tudo, mesmo diante do grande volume de trabalho ! E agora é a hora dele. O argumento da falta de tempo é forte e sempre vai existir, mas o desafio de um homem é justamente organizar todas as linhas direcionais de trabalho e resultados. TEMPO é QUESTÃO de PRIORIDADE.
9) Houve resistência em Rubens aceitar a idéia de ser candidato ? As informações que nós temos é que a sua sugestão foi colocada à mesa por mais de uma vez.
JANSER / RESPOSTA > Você há de convir que ser PRESIDENTE de um clube do porte do ABC FC, com a maior e mais apaixonada TORCIDA do Estado, somado ao fato de ainda ter a sua própria empresa para cuidar, não é uma tarefa que se decide em 2 ou 3 dias. Ele foi bastante cauteloso, procurando agregar o máximo de colaboradores, parceiros, investidores etc.
10) O fato do G7 apoiar Rubens, bem como unir outras forças em torno do futuro do ABC, o EMS poderá aumentar a sua participação de que forma ?
JANSER / RESPOSTA > Posso adiantar que teremos - muito em breve - boas notícias para o ABC e a sua imensa torcida.
11) Pode adiantar pelo menos algumas ?
JANSER / RESPOSTA > O que eu posso dizer é que temos TRÊS ABC´s no tempo! Sem querer desmerecer nenhum ex-presidente, pois todos foram acima de tudo GUERREIROS. Estou falando em três ÉPOCAS. Tivemos um primeiro ABC do saudoso Vicente Farache. Tivemos um segundo ABC que foi a gestão de Judas Tadeu e uma terceira que começara em 2010. Veja, de forma cuidadosa, que se olharmos no tempo o que era o ABC de 10 a 12 anos atrás e o que temos hoje, talvez sejamos o clube que mais cresceu em infra-estrutura no Norte/Nordeste aos longo dos últimos anos. Acho que teremos a oportunidade, se realmente for concretizada a eleição de Rubens Guilherme, de termos um terceiro ABC FC. Com uma estrutura administrativa bem sedimentada, com parceiros a LONGO PRAZO, com investimento real nas categorias de base e com a implantação de um programa de sócio-torcedor, vamos obter bons resultados. Tive a oportunidade de participar de algumas negociações em relação ao novo programa de sócio-torcedor, posso garantir - com toda a certeza - que a torcida vai aderir ao tema ( e proposta ) com muito mais segurança e principalmente auferir benefícios. O laboratório EMS não pode adiantar projetos, estamos conversando e tudo vai ser apresentado no tempo certo. Tenho plena convicção que a Frasqueira vai gostar das diretrizes que estão por vir. Estamos dialogando e não posso adiantar muita coisa.
12) O ABC FC está no caminho certo ?
JANSER / RESPOSTA > Posso assegurar que está mais do que certo. Não adianta ser Campeão Estadual, da Copa RN, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A, B ou C, etc. Vencer em campo não basta.Todos os clubes têm que parar de pensar tão somente com a paixão. Um clube tem que deixar a paixão para o MARKETING cuidar e usar ! O estrategista sabe que o clube é uma empresa, sujeita assim a todas as dificuldades e desafios do mercado, principalmente em relação a total necessidade de auferir lucros. Toda empresa tem que ter PLANEJAMENTO para se estabelecer no mercado. Quando falo em planejamento, não é aquele só de 3 meses, mas sim a longo prazo. Temos que começar hoje a planejar o CENTENÁRIO do ABC. Você pode dizer que está longe!!! E os alunos que irão ingressar em janeiro na faculdade??? Só estarão no mercado de trabalho daqui a 5 anos, e eles, mesmo em idades de 18 a 20 já têm que decidir HOJE o que irão fazer em 2015. Portanto reafirmo - sem medo de errar - que o PLANEJAMENTO é necessário e URGENTE !
13) O E M S PHARMA, continua parceiro do ABC FC ?
JANSER / RESPOSTA > Se depender da minha decisão SIM! Porém não vai depender apenas do EMS. Com a chegada de Rubéns ao cargo de presidente, bem como todo o seu grupo de apoio, poderá aparecer um novo interessado em patrocinar o ABC. O nosso interesse é continuar, mas a concorrência de mercado é quem vai ditar o ritmo. Caso apareçam patrocinadores ( concorrentes ) que agregem mais do que a nossa empresa, é natural que o ABC feche com eles. Posso garantir que estaremos com o G7 em suas empresas. Uma vez que o elo mercantil continuará com o G7, estaremos indiretamente no ABC também. Mas isto é uma questão da nova direção e que irá analisar todas as propostas. Devo dizer que no início de dezembro ( de 2009 ) renovamos a parceria já existente, tal renovação foi por mais um ano ( até 2010 ), mas após todos estes acontecimentos - que não foram poucos - vamos entrar em novas rodadas de negociações e acertos. Tudo isto quem ganha é o ABC e a sua torcida.
14) Como profissional de MARKETING, trabalhando diretamente com grandes empresários do Brasil, que sugestão você deixa para o ABC proporcionar uma “mexida” nos brios da torcida e principalmente no olhar de quem ainda não faz parte do clube ( seja como parceiro ou patrocinador ) ?
JANSER / RESPOSTA > Esta é uma pergunta um pouco complexa. O ABC FC tem - em suas raízes e história - o que nenhum clube do mundo tem, ou seja, ligação nominal com três países ! É bom lembrar, principalmente aos mais novos, que o nome ABC surgiu de um tratado de paz em 1915, tratado este que englobou ARGENTINA , BRASIL e CHILE, daí as iniciais A-B-C. Está claro que o ABC FC, como poucos, talvez o único no mundo, tem as raízes e a sua essência em 3 países. Se soubermos usar isto como uma força de Marketing, poderemos agregar investidores internacionais, sem falar que a cultura e turismo surgem como elementos a serem integralizados. Já sugeri a colocação das três bandeiras, de forma oficial e definitiva, na camisa do ABC. Após este procedimento estratégico é que vamos buscar parceiros no Chile e na Argentina, mas isto é um projeto que precisa ser minuciosamente elaborado. Quantos produtos chilenos e argentinos são comecializados no Brasil ? Quantos apresentam boa vazão por aqui ? A idéia merece ser estudada de forma estratégica.
15) Bandeira da Argentina, Brasil e Chile na camisa do ABC ?
JANSER / RESPOSTA > É natural que exista uma reflexão inicial, mas tal reflexão tem que levar em consideração que temos um diferencial como poucos. Você tem uma forma atrair patrocinadores do Chile e da Argentina, tem elos para atrair. A liguagem da propaganda e marketing olha com bons olhos tal proposição. É uma estratégia empresarial que observa um mercado a ser explorado, mas ainda não desbravado pelo ABC. Um projeto bem elaborado poderá atrair bons lucros. O superavit é um item necessário a qualquer empresa. Nada impede que o ABC venha a receber investidores chilenos e argentinos, muito pelo contrário, o capital tem uma linguagem universal em um mundo cada vez mais globalizado. A seleção brasileira é rival da Argentina no campo de jogo, mas o Brasil não é o seu inimigo comercial, muito pelo contrário, a prova maior é o MERCOSUL. Já deixei a idéia para ser trabalhada e vou ajudar, mas dentro dos meus limites.
16) O estrategista e mercadólogo Janser Júnior fará parte do departamento de marketing do ABC em 2010 ? Não é segredo para ninguém que você é torcedor fanático do ABC, isso vai contar ?
JANSER / RESPOSTA > Viajo muito em razão do meu trabalho. O ABC necessita de pessoas que estejam disponíveis aos desafios que estão por vir. Ocupo um cargo de confiança no Laboratório EMS , cargo este que absorve muito tempo e energia, mas não posso negar que - no plano de idéias e até informalmente - sempre estarei disposto a contribuir com o ABC, mas dentro de certos limites de tempo. Respiro e vivo do ramo de vendas e marketing, bem como da estratégia empresarial e análise de mercado, então - até por dever de consciência - não posso negar que estou sensível a continuar contribuindo com o meu clube de coração.
* Na foto abaixo temos os ALIADOS alvinegros, ou seja, Janser Júnior (EMS) e o candidato Rubens Guilherme ( do G7 ) . A fotografia é na sede do Laboratório EMS ( Hortolândia / SP ).
SOU TORCEDOR DO ABC EM BRASÍLIA-DF E ESPERO QUE NOSSO TIME TENHA SUCESSO EM 2010, NOSSA GRANDE TORCIDA MERECE.
ResponderExcluirEspetacular o post!
ResponderExcluirMe arrepiei todo!
Se metade do que foi escrito for posto em prática, garanto que seremos bem maiores do que somos!
Saudações alvinegras
Luciano
Sou profissional da área de súde há + ou- uns 7 anos,adoro essa área,sempre quis ser propagandista de medicamentos,eis a razão pela qual estou fazendo Marketing e Inglês,ja que o meu conhecimento no meio médico é bastante vasto.
ResponderExcluirDurante esse tempo de convívio nessa área adiquiri inúmeros conhecimentos, tais como:saber me relacionar com médico e paciente e porque não dizer tambem com os colegas de trabalho.Tenho conhecimento amplo em planos de saúde,desde de tabelas a autorização e faturamento,mas o que eu mais gosto de fazer é me relacionar com os médicos eis a razão de querer exercer a atividade de Propagandista de medicamentos.Trabalhar no Grupo EMS seria mais que a minha grande primeira oportunidade seria um graaaaaaaaaaaaande sonho.Tavez esse espaço não seja propicio para esse relato,mas estou correndo realmente atraz da minha realização profissional.(marciarobert31@hotmail.com)