quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

QUAL a CAUSA do REVÉS ALVINEGRO ?


LEIA O TEXTO ABAIXO. FOI TRANSCRITO do JORNAL TRIBUNA DO NORTE.

Muito se discute sobre o que levou o ABC a ter um ano desastroso em 2009. Entre as explicações dos que buscam uma resposta ( pelas campanhas decepcionantes no Campeonato Potiguar e na Série B ) a falta de planejamento é um dos pontos mais tocados, uma tese que ganha força, pelo menos se depender dos números. Em relação aos anos anteriores fica atestado que a rotatividade aumentou tanto no elenco quanto no comando do alvinegro.

Durante todo o ano o ABC assinou 57 novos contratos com jogadores de acordo com o relatório anual do clube assinado pelo superintendente de futebol, Cléber Romualdo. O número chega a ser exagerado se comparado com 2007 e 2008, anos em que o alvinegro assinou 36 e 38 contratos, respectivamente. Entre os contratados que não deram certo no clube estão nomes como Simão, Marcos Tamandaré - que nem chegou a entrar em campo - Marcos Paraná, Paulinho Macaíba, Moré, entre outros.

No comando do time passaram quatro treinadores. Para começar o ano a diretoria apostou em Heriberto da Cunha e o resultado não veio. Eliminado do Campeonato Potiguar e da Copa do Brasil, o treinador caiu na 2ª rodada da Série B após uma derrota para o Figueirense no Frasqueirão.


Para o lugar de Heriberto o alvinegro trouxe Arturzinho, porém a trajetória não mudou. Foram cinco derrotas, um empate, duas vitórias e a demissão. A última cartada para tentar escapar veio com a contratação de Flávio Lopes, que chegou a sair da zona de rebaixamento com o clube, no entanto não segurou a reação e após a derrota para o Guarani em Campinas foi o terceiro a entrar no barco. Quem assumiu foi Didi Duarte, que encerrou a Série B no comando e será o técnico no Campeonato Potiguar.




Ataque: setor que mais contratou


Dos 57 contratos assinados em 2009, 14 foram com atacantes, um investimento que não teve o resultado esperado e gerou uma grande rotatividade no setor sem que ninguém se firmasse, com excessão para Ricardinho e Júnior Negão, que formaram a dupla de frente no fim da Série B.

E mesmo com tantos atletas para o ataque, quem terminou como artilheiro no fim do ano foi o zagueiro Gaúcho, autor de 11 gols. Ele é seguido por Júnior Negão, contratado durante a Série B, que tem 10.

Juntando Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Série B, o ABC marcou 83 gols. Destes, 53 foram marcados pelos atacantes, o que não impediu as constantes mudanças na linha de frente alvinegra. A artilharia entre os atacantes é liderada por Júnior Negão (10), e segue com Paulinho Macaíba (9), João Paulo (8) e Gabriel (8), os dois últimos revelados pelo ABC e que não estão inclusos na lista dos novos contratados.

O resto da lista traz Ricardinho (4), Ivan (4), Waldir Papel (3), Moré (2), além de Diogo, Fábio Silva, Fábio Saci, Ivan e Selmir, autores de um gol cada.

Jogadores como Leandro Love, Hamilton, Nonato e Ronaldo Capixaba deixaram o alvinegro zerados.


( fonte: TN On line / Publicação: 03 de Dezembro de 2009 às 10:15 ).


Confira a lista dos 57 jogadores contratados em 2009

Goleiros
Raniere , Aloísio, Tiago Cardoso e Paulo Musse
Laterais
Roque, Ademar , Bosco, Chiquinho, Bruno Barros , Simão , Marco Aurélio , Marcos Tamandaré, Beto , Gleidson e Rogerinho
Zagueiros
Leonardo, Rafael Pedro, Ciro, Cauê, Pedrosa, Ben-Hur , Gaucho e Juninho
Volantes
Audálio, Fausto, Alexandre Oliveira, Augusto Recife, Fabiano Silva, Tales, Rogério Erandir e Marquinhos
Meias
Alex Oliveira, Rafael, Tiano, Gedeon, Tucho, Zé Eduardo, Marcos Paraná, Tiago Gaucho, Washington, Kel e Sandro
Atacantes
Fabio Silva, Ronaldo Capixaba, Fabio Saci, Nonato, Leandro Love, Selmir , Junior Negão , Paulinho Macaíba, Moré, Ivan, Ricardinho, Hamilton, Waldir Papel e Diogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário