terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Garrinha vestiu a camisa do Currais Novos ?

.

João Jair entrevista o craque Garrinha ( foto acima ) . A imagem abaixo é do mapa do Rio Grande do Norte, veja que a cidade de Currais Novos está destacada em cor vermelha.


MAIS UMA VEZ ESTAMOS NO TÚNEL DO TEMPO...

1) O artigo a seguir é do professor João Jair da Silva, cujo texto foi enviado ao nosso BLOG por seu autor.
.

.
2) Cada letra escrita é uma viagem ao passado !
.

.
3) O professor João Jair recorda ( de forma muito oportuna ) os velhos tempos das transmissões esportivas, mais especificamente do dia em que GARRINCHA JOGOU em Currais Novos/RN.
.

.
4) Relembra uma época em que era radialista não profissional e universitário em Natal, tendo a felicidade de atuar em várias emissoras, dentre elas a Rádio Brejuí de Currais Novos.
.

.
5) A fotografia, ao lado de Garrinha, traduz bem como eram feitas as transmissões da época, ou seja, microfone com fio para entrevistar o jogador, rádio no ouvido para escutar o locutor ! A mãe de João Jair, já de saudosa memória, foi a grande guardiã da foto postada acima.
.

.
6) Entrevistar Garrincha - o maior ponta de todos os tempos - foi o trabalho que mais o marcou, fato que recorda com grande felicidade.
.

.
7)
O texto segue abaixo ! Chegou a hora de você viajar no TÚNEL do TEMPO...



LEMBRANÇAS DE UM ÍDOLO ( * Texto publicado conforme o original ).

O Brasil é tido como um país de memória curta, e por isto que devemos alongar a nossa em particular. Neste momento estou relembrando um dos maiores ídolos deste país, MANÉ GARRINCHA, a cara do povo brasileiro. Sempre alegre, contagiava a todos como uma criança que sempre foi. Como uma criança teve atitudes impensadas ao longo de sua vida, mas ninguém esquece que foi GARRINCHA a maior alegria dos estádios de futebol de todos os tempos.

.
Esta foto nos faz retornar ao dia 02 de setembro de 1973 em Currais Novos – RN, no Estádio Coronel José Bezerra, dia em que GARRINCHA atuou pela seleção de Currais Novos. Estiveram ao lado do Mané nesta data histórica: Castilho, Ludemário, Ivo, Imagem, França, Cia, Geraldinho, Nabor, Dota e Fernando que entrou no segundo tempo substituindo GARRINCHA. O Centenário de Parelhas – RN, então adversário da seleção de Currais Novos, foi batido por 2 a 1, com dois gols de Nabor para a equipe curraisnovense. O gol de honra do time parelhense foi anotado por Canteiro, que tinha ao seu lado: Doda, Barry, Moacir, Mima, Cofinha, Dinarte, Vando, Dué, Hermes e Weber.

.
Foi uma honra para todos os curraisnovenses que tiveram a oportunidade de ver de perto O ANJO DAS PERNAS TORTAS que muito nos encantou, com seus dribles e jogadas antológicas, tanto pela seleção brasileira quanto pelo Botafogo carioca. E agora estava ali, com toda a sua simplicidade, atuando em gramados potiguares, alegrando não apenas aos que compareceram ao amistoso, mas também a todos que ouviram a transmissão da Rádio Brejuí de Currais Novos.

.
Na época desta partida, eu era estudante universitário em Natal/RN, mas não deixava a equipe de esportes da querida Rádio Brejuí, que era composta por: José Leônidas como narrador, Antônio Filgueira e J. Medeiros como comentaristas esportivos, José Alves nos comentários de arbitragem, Lulinha no plantão esportivo e eu como repórter de pista tendo o privilégio de entrevistar o grande GARRINCHA. Tudo isso com o patrocínio do “Café Ouro Branco, o pretinho gostoso de beber!”. Era assim que fazíamos rádio, por dedicação e amor. Na equipe, o único profissional de rádio era José Alves, o restante era amante da arte radialista.

.
Pela foto vislumbram-se como eram realizadas as transmissões esportivas da época, fios sendo puxados ao redor do campo, um rádio de pilha servindo como escuta e uma grandiosa vontade de compartilhar e divulgar a magia do futebol, por intermédio das ondas da Rádio Brejuí, a todos os lares que possuíam o mais importante meio de comunicação e entretenimento daqueles tempos: o RÁDIO.

João Jair da Silva
Professor universitário aposentado

8 comentários:

  1. Não tive o prazer de ver ao vivo Garrincha jogar. Esse que foi uma "lenda" na história do nosso futebol. Sorte teve meu pai que pôde ter esse momento mágico ao entrevistar o grande Mané. Parabéns pela postagem. Precisamos de muitos "Garrinchas" para alegrar mais o nosso futebol.

    ResponderExcluir
  2. RECEBEMOS o e-mail do auto do texto postado, segue a carta eletrônica:

    " Caro Leonardo, estou agradecendo pela forma como foi editada a matéria,ficou enriquecida com os seus comentários e estou feliz em poder colaborar com a sua página. Desejo também nesse Natal a você muita saude e força para continuar com o seu trabalho de divulgação do esporte.
    Grato Jair "


    RESPOSTA DO BLOG
    Caro Jair

    1) A satisfação é toda nossa !

    2) Passei e-mails para alguns cronistas de Currais Novos, cujo fito foi no sentido de informá-los do artigo em foco ! Porém, ciente de que não conhecem o meu e-mail , talvez nem abram ( pois e-mails deconhecidos representam - por vezes - vasto perigo...).

    3) Caso tenha amizade com a turma da TERRA DA XELITA, notadamente os radialistas ligados ao futebol, passe e-mails informado-os da publicação.

    4) Seu artigo é REALMENTE uma volta ao passado ! E que bela volta !

    5) Os amantes do futebol-arte, botafoguenses ou não, merecem conhecer o seu texto acima publicado.

    6) Sua colaboração teve ( e sempre terá ) valor inestimável.

    Cordiais saudações / José Leonardo G. M. Bezerra
    Editor do BLOG Música do Gol

    ResponderExcluir
  3. CORREÇÃO DE TEXTO >

    RECEBEMOS o e-mail do autoR do texto postado, segue a carta eletrônica:

    O BLOG engoliu o R

    ResponderExcluir
  4. Caro José Leonardo

    No meu blogue já lhe respondi, em comentário de um artigo de hoje, que Garrincha jogou pela última vez no Botafogo em 1965.

    Se desejar, e eu terei muito gosto nisso, posso publicar o artigo do jair no meu blogue referenciando o seu blogue. Diga-mo, por favor.

    Saudações Gloriosas!

    ResponderExcluir
  5. Qual a última vez que Garrincha jogou pelo Botafogo ? Realmente a dúvida era imensa.

    Obrigado pelo esclarecimento.

    José Leonardo / Editor do BLOG

    ResponderExcluir
  6. Belo post, mas apenas uma correção:
    O que está marcado de vermelho no mapa é a área do municío de Currais Novos e não sua sede.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns !
    Só com pessoas assim do seu naipe é que sabemos detalhes tão preciosos da vida esportiva curraisnovense.
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  8. Joguei nesse dia inesquesivel, jorge calaça

    ResponderExcluir