terça-feira, 20 de novembro de 2012

Abuso: vídeo mostra PM agredindo torcedora do Coritiba.

.
Uma das piores coisas do mundo contemporâneo é o maniqueísmo que define os rumos da opinião pública.
.
Ele forja expressões como "bandido bom é bandido morto", "pobre é ignorante" e "torcida organizada é antro de vagabundo", expressões que só fariam sentido se a realidade em nosso país (e por que não em nosso mundo?) fosse simplória.
.
Bem, escrevo isso para comentar o vídeo absurdo que mostra policiais militares agredindo uma menina de 18 anos antes da partida entre Vasco da Gama e Curitiba.
.
Ela participava de — pasmem — uma manifestação batizada de "Caminhada pela paz" em homenagem a torcedores mortos recentemente.
.
Parte da agressão foi filmada por uma torcedora e postada no Youtube.
.
A denuncia ganhou eco no G1 em reportagem de Fernando Castro. .
No vídeo é possível ver um policial batendo a cabeça da jovem contra um portão de ferro.
.
Segundo relato da fotógrafa Ana Paula Ribeiro ao G1, os policiais chutavam pessoas que andavam devagar e ficaram incomodados com a presença de câmeras.
.
A torcedora agredida pretende levar o caso à justiça.
.
Vejam o vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões:
.

.
.
A PM resolveu divulgar uma nota oficial nesta segunda (19) sobre o ocorrido. Leia na integra:

O vídeo já chegou ao conhecimento do Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual está determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o que realmente houve. E caso fique comprovado que os policiais agiram irregularmente, eles serão punidos conforme prevê a Lei.

O Comando do BOPE também esclarece que não compactua com nenhum tipo de atitude que vá de encontro a todo e qualquer direito dos cidadãos, mas por "estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório".


O Comando do BOPE reitera que tem sido enfático em relação aos direitos dos cidadãos, mas somente será sabido o que realmente aconteceu ao término do procedimento instaurado.


PARTE III
 
Prática comum
Devo ressaltar que esse tipo de postura de agentes do poder público (pagos para proteger e não agredir ou ameaçar está longe de ser algo raro).
.
Quem frequenta estádios pelo Brasil já deve ter percebido que o torcedor organizado ou não está longe de receber tratamento vip.
.
Não estou dizendo que membros de torcidas organizadas são anjinhos ou que policiais militares são demônios... Apenas reitero que a situação é mais complexa do que parece. Fica o convite para reflexão.
.
PS: Muitos leitores questionam o que a moça escondeu na calça. Foi o celular, os policiais queriam quebrar o aparelho porque ela estava filmando outros abusos.
.
.
.
FONTE: o texto acima é de autoria do jornalista Rafael Santos site YAHHO, BLOG  Futebol Cinco Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário