domingo, 25 de novembro de 2012

PAUSA NO FUTEBOL ... Entenda a diferença entre Grã Bretanha, Inglaterra e Reino Unido.

 


Bom, Grã Bretanha é o nome da ilha que agrega os territórios da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales. Há ainda uma outra ilha, onde ficam as duas Irlandas.

O Reino Unido é um estado formado por 4 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O nome oficial dos quatro é Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte.
Normalmente, fala-se Grã-Bretanha ou Reino Unido para referir-se a esses quatro países, mas, à rigor, Grã Bretanha é a ilha dos três países. Com um mapa fica mais fácil entender:

Mapa Reino Unido

Agora, vamos falar sobre bandeiras. Como fica essa questão no meio de tanto nome junto?

Saiba que a bandeira é a mesma, tanto para o Reino Unido como pra a Grã Bretanha.

Bandeira Grã Bretanha
Mas, historicamente, como isso aconteceu?

Com os atos de União de 1707, os parlamentos dos reinos da Inglaterra e da Escócia foram agregados, de modo a formar-se o Reino Unido.
.
Em 1800, um outro Ato de União reunião a Grã Bretanha e o Reino da Irlanda, estabelecendo-se, então, o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda.
.
Em 1922, há a independência do Estado Livre Irlandês. Com isso, a Irlanda do Norte permanece sob jurisdição do Reino Unido e o nome oficial do Estado passa a ser Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, chamado, normalmente, de Reino Unido.
.
FONTE : blog.meuingles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário