TEXTO DO PORTAL NO AR
Com superestrutura concluída há semanas, estádio segue em obras, apesar da entrega simbólica realizada no dia 31 de dezembro do ano passado.
A entrega simbólica da Arena das Dunas com a realização de testes de som e luz chamou atenção no último dia do ano de 2013, data estimada pela Fifa para conclusão das obras do estádio da Copa do Mundo de 2014. Nesta quinta-feira (02), no entanto, o clima no estádio estava longe de ser diferente das últimas semanas de trabalho na Arena que receberá entre os meses de junho e julho quatro jogos da primeira fase do mundial.
A reportagem do portalnoar.com foi ao palco potiguar da Copa para conhecer em que ponto das obras a Arena estava. Pronto, de fato, o estádio não está e ainda deverá levar mais alguns meses para sua conclusão. A principal pendência fica por conta da instalação dos 10 mil assentos temporários que serão colocados para receber as partidas do mundial. A expectativa é de que essas estruturas comecem a ser instaladas no mês de março, já que segundo o Governo do Estado, elas deverão ser locadas.
Ainda assim, numa caminhada entre subidas e descidas de escadas, é possível dizer que o estádio está bem próximo de sua conclusão, se não for levado em conta tais assentos, apesar do cenário ser, sem qualquer questionamento, o de um canteiro de obras. Nesse sentido, há alguns pontos que seguem em ritmo acelerado de trabalho para conclusão da estrutura que ficará disponível à população.
Entre os principais pontos, na reta final de trabalho, estão a instalação das placas térmicas em algumas pétalas do estádio e o revestimento definitivo – parte delas já estão prontas, já na cor branca. As áreas de circulação externa da Arena e as catracas ainda não estão concluídas ou instaladas em sua totalidade. Assim como o estacionamento de 2,5 mil lugares que ainda segue em obras.
Na ala oeste do estádio, algumas dezenas de cadeiras ainda faltam ser instaladas, bem como, a cobertura em alguns espaços entre as pétalas que cobrem o belo estádio. As luzes da área externa e interna já funcionam em sua totalidade, assim como o som que tocava um pop internacional de maneira audível de qualquer ponto do estádio, sem perda de qualidade.
O gramado havia sido cortado horas antes da visita e exibia um belo e uniforme tom verde em sua maior parte. Um guindaste gigante ainda contrastava com o ambiente que já mostra dois telões de 60m². Alguns pontos da área interna ainda cheiram à tinta. Um dos camarotes passava por manutenção no ar condicionado, mas já contava, assim como outros, com parte de sua decoração e móveis.
Os vestiários, áreas para árbitros e gandulas estão concluídos e apenas esperam a chegada de seus protagonistas, assim como a área de circulação da imprensa, zonas mistas e centro de mídia. As bancadas onde as emissoras de TV que transmitirão os jogos da Arena estavam sendo instaladas e ficarão localizadas na Ala Oeste, próxima a área Vip e as tribunas de honra.
Mas o que chamava atenção nas obras, especialmente, na parte das arquibancadas, era a cena recorrente, de funcionários, que vez ou outra, posavam para fotos em seu próprio celular ou mesmo parados, literalmente, admiravam o resultado da obra de pouco mais de três anos e que, em alguns meses, deverá estar concluída.
A Arena das Dunas receberá quatro jogos, entre eles com México x Camarões, Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia, além de Itália x Uruguai, um dos principais jogos da primeira fase da competição mundial de seleções.
FONTE :
PORTAL NO AR
Bruno Araújo (Editor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário