quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Arena das Dunas ainda tem canteiro de obras.

TEXTO DO PORTAL NO AR

Com superestrutura concluída há semanas, estádio segue em obras, apesar da entrega simbólica realizada no dia 31 de dezembro do ano passado.


Por Bruno Araújo (Editor)
A entrega simbólica da Arena das Dunas com a realização de testes de som e luz chamou atenção no último dia do ano de 2013, data estimada pela Fifa para conclusão das obras do estádio da Copa do Mundo de 2014. Nesta quinta-feira (02), no entanto, o clima no estádio estava longe de ser diferente das últimas semanas de trabalho na Arena que receberá entre os meses de junho e julho quatro jogos da primeira fase do mundial.
Guindaste ao lado do gramado contrastava com área interna do estádio, praticamente pronta (Wellington Rocha)
Guindaste ao lado do gramado contrastava com área interna do estádio, praticamente pronta. (FOTO : Wellington Rocha)
A reportagem do portalnoar.com foi ao palco potiguar da Copa para conhecer em que ponto das obras a Arena estava. Pronto, de fato, o estádio não está e ainda deverá levar mais alguns meses para sua conclusão. A principal pendência fica por conta da instalação dos 10 mil assentos temporários que serão colocados para receber as partidas do mundial. A expectativa é de que essas estruturas comecem a ser instaladas no mês de março, já que segundo o Governo do Estado, elas deverão ser locadas.
Ainda assim, numa caminhada entre subidas e descidas de escadas, é possível dizer que o estádio está bem próximo de sua conclusão, se não for levado em conta tais assentos, apesar do cenário ser, sem qualquer questionamento, o de um canteiro de obras. Nesse sentido, há alguns pontos que seguem em ritmo acelerado de trabalho para conclusão da estrutura que ficará disponível à população.
Entre os principais pontos, na reta final de trabalho, estão a instalação das placas térmicas em algumas pétalas do estádio e o revestimento definitivo – parte delas já estão prontas, já na cor branca. As áreas de circulação externa da Arena e as catracas ainda não estão concluídas ou instaladas em sua totalidade. Assim como o estacionamento de 2,5 mil lugares que ainda segue em obras.
Na ala oeste do estádio, algumas dezenas de cadeiras ainda faltam ser instaladas, bem como, a cobertura em alguns espaços entre as pétalas que cobrem o belo estádio. As luzes da área externa e interna já funcionam em sua totalidade, assim como o som que tocava um pop internacional de maneira audível de qualquer ponto do estádio, sem perda de qualidade.
Placas térmicas e cobertura definitiva ainda estão sendo instaladas em algumas pétalas (Foto: Wellington Rocha)
Placas térmicas e cobertura definitiva ainda estão sendo instaladas em algumas pétalas (Foto: Wellington Rocha)
O gramado havia sido cortado horas antes da visita e exibia um belo e uniforme tom verde em sua maior parte. Um guindaste gigante ainda contrastava com o ambiente que já mostra dois telões de 60m². Alguns pontos da área interna ainda cheiram à tinta. Um dos camarotes passava por manutenção no ar condicionado, mas já contava, assim como outros, com parte de sua decoração e móveis.
Os vestiários, áreas para árbitros e gandulas estão concluídos e apenas esperam a chegada de seus protagonistas, assim como a área de circulação da imprensa, zonas mistas e centro de mídia. As bancadas onde as emissoras de TV que transmitirão os jogos da Arena estavam sendo instaladas e ficarão localizadas na Ala Oeste, próxima a área Vip e as tribunas de honra.
Mas o que chamava atenção nas obras, especialmente, na parte das arquibancadas, era a cena recorrente, de funcionários, que vez ou outra, posavam para fotos em seu próprio celular ou mesmo parados, literalmente, admiravam o resultado da obra de pouco mais de três anos e que, em alguns meses, deverá estar concluída.
A Arena das Dunas receberá quatro jogos, entre eles com México x Camarões, Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia, além de Itália x Uruguai, um dos principais jogos da primeira fase da competição mundial de seleções.

FONTE : 

PORTAL NO AR

 Bruno Araújo (Editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário