sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EVARISTO DE MACEDO, um pouco da sua trajetória no FUTEBOL e as várias histórias...

..

Homenagem merecida ao aniversariante do dia. FOTO : REPRODUÇÃO 
O craque Evaristo de Macedo comemorou, dia 22 de junho de 2013, 80 anos de vida. Lembrar do aniversário do Pelé, Carlos Alberto Torres, Zico, Romário & Cia é moleza. Quero ver a imprensa parabenizar Evaristo de Macedo!

Gente, essa fera jogou muito, muito mesmo! Poderia perfeitamente estar na lista dos mais lembrados, mas por uma dessas injustiças que ocorrem no futebol, faltou a ele uma participação em uma Copa do Mundo. Perto da Copa de 58 foi transferido para o Barcelona da Espanha e não serviu mais a seleção brasileira.

Por ironia no destino, Evaristo de Macedo é, até hoje, o jogador que fez mais gols com a seleção brasileira em uma única partida. Marcou cinco em um só jogo!


 Evaristo de Macedo foi um dos grandes jogadores da história do Barcelona. Parafraseando o grande caneleiro Gabriel Oliveira (http://canelada.com.br/futebolnomundo/infografico-a-linhagem-brasileira-no-barcelona/) Evaristo pode ser considerado o pai da linhagem de brasileiros no Barça. É só lembrar de Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e agora Neymar.

Vou contar para vocês várias histórias curiosas sobre o aniversariante do dia. 


Histórias vividas dentro do Barcelona e do Real Madrid.

Barcelona e Real Madrid, a maior rivalidade da Espanha? Pois bem, Evaristo foi talvez o grande precursor da virada de casaca para um rival. E fez isso em plena década de 60. O interessante é que a torcida do Barça não tem mágoas dele. Até hoje é reverenciado quando vai à Catalunha.

Algumas curiosidades já foram contadas. Seguem as demais:

1) Evaristo jogava com a 10 na Seleção. Pelé ainda não havia surgido. Perto da Copa de 58, a transferência para o Barcelona impediu o encontro. Feola (técnico da seleção brasileira) queria ver os dois juntos, mas o Barça não liberou sua saída. Como a Espanha não havia se classificado para o Mundial de 1958, resolveram antecipar os jogos do Campeonato Espanhol. Diante dessa questão, o Barcelona vetou sua ida à seleção!


2) Evaristo de Macedo estava em campo no jogo de inauguração do mítico estádio Camp Nou. Simples assim!


3) Evaristo marcou um gol decisivo pelo Barcelona contra o Real Madrid na Copa Europa de 1961 (antigo nome da Champions League). Na verdade, trata-se de um gol histórico. O Real Madrid tinha sido penta campeão seguido do torneio. Quem acabou com a festa? Evaristo marcou o gol decisivo de peixinho. Raro peixinho.



Que foto! Que peixinho! / FOTO = REPRODUÇÃO


Confira o vídeo desse gol histórico que marcou o fim da hegemonia do Real Madrid.

.
. .

4) Evaristo de Macedo é o brasileiro com mais gols na história do Barcelona, contando jogos amistosos e jogos oficiais. Pensaram em Rivaldo, Ronaldo, etc? Esqueçam, foi o Evaristo mesmo.

5) A esposa de Helenio Herrera, treinador do Barça naquela época, só gostava de ir ao Estádio se Evaristo estivesse escalado. Em caso de lesão ou suspensão, não comparecia aos jogos. E foi o próprio treinador quem contou isso ao brasileiro.

6) Evaristo jogou junto com Di Stéfano no Real Madrid. Dizem as más línguas que os dois não se bicavam. Jogou também com Puskas, o craque húngaro.
Parabéns Evaristo! Você merece!

Um grande abraço,
Gustavo Campos
FONTE :
http://canelada.com.br/futebolnomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário