sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fifa suspende punição e Barcelona poderá voltar a contratar jogadores.

Comitê de Apelação concedeu efeito suspensivo e Barcelona está livre para negociar com reforços para a próxima temporada

A Fifa anunciou oficialmente nesta quarta-feira que o seu Comitê de Apelação concedeu efeito suspensivo ao Barcelona, que no último dia 2 havia sido punido pela entidade com a proibição, por um período de um ano, de fazer transferências internacionais por causa de irregularidade na contratação de jogadores menores de 18 anos. Após ser punido, o clube catalão interpôs uma apelação no Comitê de Recursos da Fifa, que acabou aceitando o recurso e garantiu agora ao time o direito de poder voltar a contratar jogadores enquanto o caso seguir em processo de julgamento.

Quando anunciou a punição ao Barça no início deste mês, a Fifa informou que o clube foi considerado culpado da acusação de violar as regras de transações e a pena teria validade para as duas próximas janelas de transferências. Sem apontar nomes, o organismo avaliou que o clube infringiu as suas regras de proteções a menores de 18 anos em pelo menos 10 contratações, assim como uma multa de 450 mil francos suíços (aproximadamente R$ 1,15 milhão) foi imposta ao time espanhol, que então recebeu 90 dias "para regularizar a situação de todos os jogadores menores envolvidos".

Nesta quarta-feira, porém, por meio de um comunicado, a entidade que controla o futebol mundial justificou da seguinte forma o efeito suspensivo concedido ao Barcelona.

"O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, Larry Mussenden, levou em consideração as punições impostas ao clube, a complexidade do assunto, a data de início do próximo período de registros (de jogadores) -1º de julho de 2014 - e o fato de que o Comitê de Recursos da Fifa não parece estar em condições de tomar uma decisão suficientemente rápida sobre o assunto principal, de modo que uma eventual apelação do clube diante da Corte Arbitral do Esporte contra qualquer decisão pudesse ser analisada ainda antes do próximo período de transferências", informou a nota.

Para finalizar o seu comunicado, a Fifa ainda assegurou que "serão realizados procedimentos de recurso adequados e que, ao mesmo tempo, todos os direitos do clube serão respeitados", sem entrar em detalhes sobre os tais procedimentos.

Embora a justificativa da Fifa não tenha sido convincente para o fato de ter concedido efeito suspensivo ao Barça, o certo é que a decisão da entidade servirá como um alento para o clube, que vive fase conturbada dentro do campo e agora poderá dar continuidade às contratações que estavam em andamento antes do anúncio da punição.

Ainda na luta pela conquista do título espanhol neste final de temporada europeia, o Barcelona precisa se reforçar com um goleiro, pois Victor Valdés ficará sete meses afastado dos gramados após passar por cirurgia no joelho e seu contrato se encerrará ao término da atual temporada. Para completar, outra contratação emergencial seria a de um zagueiro, pois Puyol é outro que está deixando o time ao final desta temporada. Este reforço chegaria para ser o parceiro de zaga de Gerard Piqué.

Para o gol, o alemão Marc-André ter Stegen, do Borussia Mönchengladbach, deverá ser oficialmente confirmado como reforço nos próximo dias. O jovem meia croata Alen Halilovic, de 17 anos, do Dínamo Zagreb, é outro que poderá ser anunciado pelo clube.

FONTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário