quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os jogadores alemães NÃO imitaram macacos.

A notícia de que os jogadores alemães, depois da conquista da Copa do Mundo, haviam imitado macacos, em absurdo ato de racismo para com os argentinos (a quem eles chamam de “gaúchos"), alastrou-se na internet. Seja por aqueles que não simpatizaram e julgaram forçados o carisma deles no Brasil, seja por aqueles que mostraram-se decepcionados.

Mas, ainda bem, a verdade nesse caso é que tudo começou com o choro do Jornal Olé (sempre eles), que viram uma imitação de macaco onde ela não existe.
Antes de prosseguir, veja o 1° vídeo:

.

Sim, os alemães andam encurvados. Mas, o motivo não é racista ou de superioridade racial. A coisa é bem diferente.
Essa comemoração é tradicional na Alemanha, e parte do seguinte princípio:
Os argentinos perderam, logo, andam de cabeça baixa.
Os alemães venceram, logo, andam de cabeça erguida.
É simples assim.
Difícil de acreditar? Veja o próximo vídeo e repare, especialmente, no torcedor de boné, em foco, logo no começo da gravação.
Veja (abaixo) o 2° vídeo :
.

E neste vídeo também, contra a seleção Holandesa (será que faria sentido uma comemoração racista contra a Holanda?)

Veja (abaixo) o 3° vídeo :
.

Você pode, ainda, procurar por outras comemorações no youtube e encontrará.
Pra mim, houve uma gigantesca má vontade e preguiça da mídia brasileira, ao reproduzir essa matéria. E, talvez, uma certa má fé do Diário Olé, que só não é mais bairrista porque é impossível.
Curioso, porém, é ver no facebook/twitter, comentários chamando os alemães de nazistas. Essa história já deu, né, gente? É uma marca tão dolorosa na história do mundo e algo tão terrível, que o simples fato de fazer essa ligação por conta de qualquer “contradição” relacionada aos alemães, denota um preconceito absurdo.
Óbvio que ainda existem nazis na Alemanha. Como nos Estados Unidos, no Brasil etc. É ridículo fazer essa inferência logo de cara.
Aliás, há poucos dias, Neuer, o goleiro da seleção, declarou que jogadores homossexuais deveriam se assumir, porque não há razão para se envergonhar ou temer. Além de outras declarações.
Se o que eles fizeram aqui no Brasil foi apenas Marketing, é outra questão. (pra mim, teve sim Marketing, mas também boa vontade. Se já haviam vencido a Copa, por que comemorar como os índios pataxós?)
Enfim, acreditar que essa comemoração é racista, me parece bastante ridículo, depois de tudo que foi apontado no texto.
Mas, eles poderiam evitar?
Poderiam, sim. Entretanto, para eles, é uma comemoração absolutamente normal e que não possui nada de errado (e não possui mesmo), como, então, iriam prever toda essa repercussão? Impossível. Se fosse uma saudação, ou canto nazista, aí sim estaríamos falando de algo grave. Agora, uma comemoração boba dessa não ofende nem criança.
Até em interséries existem comemorações mais “agressivas” do que essa.
PARTE II
A Federação Alemã disponibilizou uma nota pedindo desculpas por qualquer mal entendido:
“Eles são todos absolutamente decentes e justos no esporte e fazem a diversão de todos, mas deixaram isso sair diante da vontade de comemorar com os torcedores. Desculpem se isso soou falso para alguém. Irei escrever uma carta para meu companheiro Julio Grondona e mostrar a ele que o ato não teve um significado desrespeitoso. Temos grande respeito pela Argentina e ótima relação com a federação local”
Além disso, o jornalista alemão Kai Schiller explica ainda mais tudo o que aconteceu:
A melodia é de uma canção das crianças e muito velha. Na minha opinião, não tem nada de racismo. Foi só uma brincadeira e nada mais. Na Alemanha, também existe esta discussão agora, mas a grande maioria pensa como eu, que foi uma brincadeira – diz o jornalista alemão Kai Schiller, do “Hamburger Abendblatt”.
Convenhamos, para o futebol, isso é muito, muito chato. Mal se pode comemorar o gol ou a vitória hoje. Tudo é ofensivo.
.
FONTE: 
ESTE TEXTO É DE AUTORIA de GUSTAVO MAGNANI / 16.07.2014
http://literatortura.com/2014/07/nao-os-jogadores-alemaes-nao-imitaram-macacos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário