quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jornal critica provocação alemã a argentinos: "megacretina" ... "Assim caminham os gauchos, os gauchos caminham assim", mas o jornal Die Welt tentou fazer uma análise mais equilibrada. "É verdade que não foi uma cena muito elegante. Mas também não devemos exagerar", decretou.

Alex Grimm
/Pool/Reuters
Jogadores alemães em comemoração
Jogadores alemães: "assim caminham os gaúchos, os gaúchos caminham assim", cantavam



. A imprensa alemã criticou nesta quarta-feira os jogadores da seleção do país, campeã do mundo, pela dança que significada piada com os argentinos, derrotados na final da Copa do Mundo por 1 a 0, durante as comemorações do título em Berlim.

Encurvados e de cabeça baixa, seis jogadores da Alemanha cantaram: "assim caminham os gauchos, os gauchos caminham assim". Na Alemanha, os argentinos são chamados de gauchos. Em seguida, com uma postura corporal correta e orgulhosa, cantaram: "assim caminham os alemães, os alemães caminham assim".

Os jogadores repetiram a sequência várias vezes, o que provocou os aplausos do público, em um país onde qualquer gesto de orgulho nacional continua provocando muita polêmica.

"A dança dos gauchos foi de mau gosto. De repente, a modéstia alemã desapareceu no triunfo", afirma o jornal Tagesspiegel. "A alegria não é suficiente, eles apenas obtêm prazer completo vendo sofrer um pouco os vencidos. Eles não tinham má intenção, isto é certo, mas demonstram que no futebol não há apenas cretinos, mas também 'megacretinos'", completa o jornal de Berlim.

"A festa do Portão de Brandemburgo se transformou em um gigantesco gol contra. Com uma piada ruim os campeões mundiais alemães prejudicam a imagem de uma nação aberta e tolerante", critica o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

O tema provocou um amplo debate nas redes sociais. Parte dos alemães defenderam uma piada sem graça dos jogadores e denunciaram uma forma de "autoflagelação" tipicamente germânica, ao mesmo tempo que outros internautas expressaram "decepção e vergonha" com a provocação.

O jornal Die Welt tentou fazer uma análise mais equilibrada. "É verdade que não foi uma cena muito elegante. Mas também não devemos exagerar", decretou.

FONTE : o texto é do site TERRA ( na COPA ).

.
.
.
"So gehen die Gauchos, die Gauchos, die gehen so. 
So gehen die Deutschen, die Deutschen, 
die gehen so." ‪#‎Weltmeister‬

NOTA DO BLOG : A NOTÍCIA É MUNDIAL, ou seja, a matéria está sendo amplamente debatida. Respeita-se a opinião de cada um . Não há unanimidade nem mesmo na ALEMANHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário