quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Icasa é absolvido pelo STJD, e Avaí tem acesso confirmado à Série A do Brasileiro .

Avaí venceu o Icasa em Florianópolis e segue dentro do G-4 na Série B© Gazeta Press O Avaí venceu o Icasa em Florianópolis e segue dentro do G$ na Série B.
A última rodada do Campeonato Brasileiro mais uma vez ocorreu fora dos gramados. Em julgamento realizado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Icasa foi absolvido pelo Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Por quatro votos a dois, o tribunal decidiu pela prescrição da pena ao clube cearense, que em primeira instância tinha sido excluído da Série B e recebeu multa de R$ 50 mil por entrar na Justiça Comum antes de esgotar as esferas desportivas.
Desta forma, o Avaí, que poderia ser prejudicado se o Icasa fosse punido, teve o seu acesso conquistado no campo confirmado para a Série A do Brasileiro. Já o América-MG, que tentava subir à Primeira Divisão com uma possível exclusão do time de Juazeiro do Norte, não obteve sucesso. A equipe mineira acreditava que poderia ultrapassar os catarinenses na tabela e assumir a quarta colocação em duas situações que poderiam acontecer: caso todos os times ganhassem os seis pontos disputados contra o Icasa por W.O. ou caso todos os pontos dos jogos contra o Icasa fossem desconsiderados.
A preocupação do Avaí com uma "virada de mesa" no "tapetão" era grande, tento que o presidente do clube, Nilton Macedo, e o presidente da Federação Catarinense de futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, estavam presentes no tribunal. Também compareceu o presidente da Federação Mineira, Castellar Guimarães Neto. No entanto, o time de Florianópolis teve a sua vaga na Primeira Divisão do Brasileiro de 2015 ratificada.
Logo no início do julgamento desta quinta, os pedidos de Avaí e América-MG para participarem do julgamento como terceiros interessados não foram aceitos pelo auditor e ralaro do processo, Miguel Cançado. Com isso, o advogado do Icasa, Osvaldo Sestário, o mesmo da Portuguesa no polêmico caso do STJD no fim de 2013, teve o caminho mais livre para fazer o seu trabalho na defesa dos cearenses.
O Icasa foi julgado por ter entrado, em fevereiro deste ano, com uma denúncia contra o Figueirense por escalação irregular do volante Luan, na Série B de 2013. Se conseguisse êxito, o clube do Ceará "roubaria" a vaga do Figueira na Série A deste ano, mas o STJD não aceitou o pedido.
Mesmo assim, o Icasa insistiu e entrou com uma ação na Justiça Comum, o que contraria o artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz que essa medida é considerada ilegal e passível de exclusão.
Botafogo-PB também é absolvido - Com quatro votos a favor e dois contra, o Pleno do STJD decidiu pela prescrição da pena imposta pela Quarta Comissão Disciplinar e absolveu o Botafogo-PB, mantendo assim a equipe paraibana na Série C do Campeonato Brasileiro. Desta forma, acabaram as esperanças do Treze-PB, que poderia ser beneficiado com uma possível punição ao rival e não ser rebaixado para a Série D.
O Botafogo foi denunciado pela CBF por ter se beneficiado de uma liminar concedida pela Justiça Comum e, em agosto, foi punido com a exclusão da competição e multa de R$ 30 mil, mas continuou disputando o torneio por decisão do presidente do Tribunal até o julgamento do Pleno.
FONTE : www.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário