sábado, 16 de fevereiro de 2013

NAS ASAS de UM PASSARINHO ... Mais uma bela música na voz de Alceu Valença . VÍDEO + LETRA



. . . . Nas asas de um passarinho. 
.

Descendo a ladeira da Sé
Meu amor dance comigo
Ciranda, côco de roda
Maracatu e caboclinho
Andei muitas léguas a pé
Naveguei mares e rios
Procurando quem me quer
Nas asas de um passarinho
Nas asas de um passarinho
Sobrevoei a cidade
Eu te via, tu fugias
Como se fora miragem
Bem te vi no Viradouro
Na ribeira, no mercado
No bloco da flor da lira
Nos carnavais do passado
Nas asas de um passarinho
Avistei velhos telhados
Uma janela entreaberta
De um conhecido sobrado
Foi um rasgo de lua
Tomei teu quarto de assalto
Das asas de um passarinho
Caí todinho em seus braços.
. . .
.
INFORMAÇÃO CULTURAL : o  coco é um ritmo originalmente criado no estado de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.
.
Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples.
.
Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê.
.
Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local. O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos.
.
A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.
.
Existe uma hipótese que diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem também hipóteses de que a dança surgiu nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.
.
FONTE: WIKPÉDIA .
.
INFORMAÇÃO CULTURAL ( PARTE II )
.
Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval, no Nordeste do Brasil, por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate.
 
Os instrumentos musicais são a gaita (flauta de apito ou pífano), duas maracas de zinco ou flandre e um surdo (bombo)de zinco coberto com couro de bode em ambos os lados.
 
As preacas são instrumentos de marcação em forma de arco e flecha, produzindo um som seco, em harmonia com o surdo; também o apito para os caboclos de frente, que puxam o cordão, tanto dos homens como das mulheres.
 
Os ritmos são o perré (ou toré), guerra e baião, sendo o primeiro mais lento.
 
A dança é forte e rápida, exigindo destreza e desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo rodopiando, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo muita resistência física.
 
FONTE: WIKPÉDIA
. CABOCLINHOS

Um comentário:

  1. Como se pueden aver las cifras de esta cancao "Nas asas de um passarinho"?

    abracoes, Konstanze

    ResponderExcluir