terça-feira, 10 de setembro de 2013

Flamengo Vasco tem 9,7% dos torcedores do Rio Grande do Norte, afirma pesquisa


Detalhamento da pesquisa: 


Localidade: Estado do Rio Grande do Norte 

Instituto: GPP

Amostra: 602 entrevistas, entre 08 e 13 de agosto de 2013;

Margem de erro: 4 p.p

Talvez a peculiaridade mais interessante no perfil das torcidas brasileiras sejam as diferenças entre capital e interior de alguns estados. Existem registros de rivalidade ao ponto da completa negação dos clubes da capital. Outras vezes verifica-se aceitação, ainda que os times locais percam torcedores mediante a força dos forasteiros. É o que descobrimos no estado do Rio Grande do Norte. 

Há um ano e meio, o Blog Teoria dos Jogos encomendou pesquisa na cidade de Natal, quando ficou clara a preferência da cidade pelo Flamengo. Mas o montante era inferior ao somatório das torcidas de América e ABC. Desta vez, em parceria com o instituto GPP, mapeamos todo o estado do Rio Grande do Norte, dimensionando a verdadeira a força das torcidas de Rio e São Paulo:
CLIQUE EM CIMA DO QUADRO (acima) PARA QUE AUMENTE DE TAMANHO.

Sem surpresas, o primeiro lugar absoluto pertence ao Flamengo, com 25,6% dos potiguares – pouco acima do verificado na capital. A partir de então começam as mudanças: Vasco (9,7%) e Corinthians (8,8%) tomam os postos de ABC (8%) e América (5,7%). O Diabo tem o São Paulo (4,9%) nos calcanhares, enquanto os demais não ultrapassam a barreira dos 2%.
CLIQUE EM CIMA DO QUADRO (acima) PARA QUE AUMENTE DE TAMANHO.

Análises demonstram a disseminação do trio Flamengo-Vasco-Corinthians, mas resistências sob a ótica do gênero. O Corinthians é a única torcida do estado com predomínio feminino – todas as demais crescem entrehomens. Principalmente os abecedistas, que com 11,6% ultrapassam os corintianos. Botafogo (2,2%), Palmeiras (2,2%) e Fluminense (2%) sobem ligeiramente. 

A manutenção da hegemonia do Flamengo está garantida. O rubro-negro, que detinha 12,9% dos mais velhos (abaixo dos 14,2% do ABC), expande sua base de torcedores até incríveis 42,7% entre 16 e 24 anos. O Vasco sai de 7,7% para 16,1% e o Corinthians, de 3,8% para 14,1%. São paulinos, traço em meio aos mais velhos, atingem 8% dos jovens. O resultado disto é o desaparecimento das torcidas de ABC e América: menos de 2% abaixo de 24 anos. Flu, Bota, Palmeiras e Santos seguem pelo mesmo caminho.
CLIQUE EM CIMA DO QUADRO (abaixo) PARA QUE AUMENTE DE TAMANHO.
CLIQUE EM CIMA DO QUADRO (acima) PARA QUE AUMENTE DE TAMANHO.

Ainda que diminuam com o tempo, ABC e América seguem fortes entre os mais instruídos. Torcedores com nível superior completo são, em sua maioria, abecedistas (17,4%), flamenguistas (16,2%), vascaínos (13,8%) e americanos (10,1%). Por renda, ainda que as poucas faixas prejudiquem a análise, Vasco (14%) e Botafogo (4%) tem o melhor desempenho em proporção ao tamanho médio de suas torcidas.

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com e VASCO>COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário