quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Londrina e Brasil de Pelotas fazem um duelo repleto de coincidências .

Times do interior têm torcidas apaixonadas e que vivem uma fase de renascimento.

Gilberto Abelha  / O técnico do Tubarão Cláudio Claudio Tencati comemora título Paranaense com a torcida depois de 22 anos de jejum
O técnico do Tubarão Cláudio Tencati comemora título Paranaense com a torcida depois de 22 anos de jejum.
Gente de todas as idades compõem a "Maior e Mais Fiel" torcida do Brasil-Pel (Foto: Jonathan Silva/Divulgação Brasil-Pel)Torcida recebeu o time com bandeiras e sinalizadores em Pelotas (Foto: Jonathan Silva/Divulgação Brasil-Pel)
.
O duelo das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro entre Londrina e Brasil de Pelotas reúne duas equipes com trajetórias parecidas. Times do interior, com torcidas apaixonadas e que vivem uma fase de renascimento. Estas são apenas algumas das semelhanças que deixam o jogo do próximo sábado (25), em Pelotas (RS), ainda mais emocionante.
Times considerados tradicionais, Tubarão e Xavante chegaram a disputar a semifinal da primeira divisão nacional. Em 1977, o LEC deixou para trás times como Vasco, Corinthians, Santos e Flamengo, sendo parado pelo Atlético-MG, que viria a se tornar vice-campeão. Já o Brasil fez história no torneio de 1985, também eliminando o Flamengo. Acabou se despedindo diante do Bangu, que na sequência perderia a final para o Coritiba.
O treinador Rogério Ziemmerman comemora a volta à Série C do Campeonato Brasileiro com a torcida do Brasil  (GEB/Divulgação)
O treinador Rogério Ziemmerman comemora a volta à Série C do Campeonato Brasileiro com a torcida do Brasil (GEB/Divulgação)
Paranaenses e gaúchos também passaram por períodos ruins, chegando a cair para segunda divisão de seus respectivos estaduais. Para renascer, os dois times apostaram na manutenção de seus treinadores e em trabalhos projetados a médio e longo prazo.
Cláudio Tencati está há 42 meses à frente do Londrina, enquanto Rogério Zimmermann dirige o time gaúcho há 29 meses. Nesse período, os dois treinadores garantiram o retorno de suas equipes para a elite do Paranaense e do Gauchão, além de conquistarem o acesso para a Série C de 2015.
Sob o comando de Tencati, o Londrina levantou a taça da Divisão de Acesso de 2011, foi campeão do interior de 2013 e campeão paranaense deste ano, após 22 anos. Do outro lado, Zimmermann foi vice-campeão da Copa Hélio Dourado em 2012 - com direito à vaga na Copa do Brasil - e conquistou título da Segundona do Campeonato Gaúcho em 2013. Este ano, só não foi melhor que a dupla Gre-Nal, conquistando o título do Interior.
Torcedores fazem a festa em Pelotas. Foto: Nauro Júnior/ Agência RBS
Elencos
A exemplo do que acontece com a SM Sports - gestora do futebol do Londrina desde o inicio de 2011 - o cuidado na manutenção do elenco é um dos fatores primordiais para o sucesso do Brasil.
Tencati e Zimmermann ainda contam com jogadores que estão desde o começo de seus trabalhos. É o caso de Bidía e do polivalente Silvio pelo Londrina e de Alex Amado e Wender pelo Brasil. Ao longo da trajetória, a saída de alguns jogadores foi inevitável. No entanto, quem chega tem dado conta do recado.
É o caso do experiente goleiro Eduardo Martins, destaque do Xavante na decisão contra o Brasiliense, pelas quartas de final. No Londrina, quem simboliza a disposição pela vitória é o zagueiro Dirceu. Aliás, os dois lideram as defesas menos vazadas da competição. O Tubarão sofreu apenas quatro gols em 12 jogos, dois a menos do que o time gaúcho.
A insistência de Claudio Tencati ao logo deste anos de “exaltar” o planejamento e o projeto acabou dobrando até os mais furiosos críticos. É a mesma filosofia de Zimmermann, que diz trabalhar como se o projeto fosse durar dez anos. Exatamente o tempo do contrato de parceria entre a SM Sports e o Londrina Esporte Clube.
Com bons resultados, os dois treinadores acabaram sondados por grandes clubes das Séries A e B. No entanto, pelo menos por enquanto, decidiram permanecer para tentar mais um título.


Rapidinhas
Uma diferença
Em meio a tantas semelhanças, há também uma diferença substancial na administração dos dois clubes. Enquanto a SM Sports mantém o pagamento em dia no Londrina, os salários dos jogadores do Brasil estão atrasados. Os dirigentes gaúchos prometem encaminhar toda a renda deste sábado para a folha de pagamento.
Coletivos e viagem
O Londrina treina nesta quarta-feira em dois períodos visando o jogo da ida contra o Brasil de Pelotas (RS) no sábado. De manhã, o treino será no CT da SM Sports, a partir das 9h30. Já no período da tarde, o treinamento começa às 16 horas no Estádio do Café. A delegação alviceleste segue viagem rumo a Pelotas na manhã de quinta-feira. O embarque alviceleste está programado para às 5h15.
CBF muda horário do jogo
A CBF alterou o horário do jogo entre Brasil de Pelotas e Londrina, que estava marcado para as 20 horas de sábado (25). A partida de ida agora será disputada às 20h30. O pedido foi feito pela diretoria do Brasil. No site da confederação, a explicação é que com o jogo sendo disputado mais tarde ,há possibilidade de maior público no Estádio Bento Freitas.


FONTE : JORNAL DE LONDRINA
22/10/2014 | 00:01Marcos Cesar Gouvea e Marcus Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário