quarta-feira, 7 de outubro de 2009

HOMENAGEM PÓSTUMA. Mercedes Sosa e Shakira gravam "La Maza".



O BLOG também é musical, ou seja, estamos devendo uma homenagem a MAIOR cantora argentina de todos os tempos. Não é uma cantora da nossa geração... NA VERDADE é uma cantora de TODAS AS GERAÇÕES. Fica o registro. Seria uma injustiça IMENSA deixar o tema em branco.




Recebemos o seguinte texto:

" Mercedes Sosa (San Miguel de Tucumán, 9 de julho de 1935 — Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina.

Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción.

Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".

Sosa era Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

Em 2000, ela ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música folclórica por Misa Criolla, feito que repetiria em 2003 com Acústico e em 2006 com Corazón Libre.
Sua interpretação de "Balderrama", de Horacio Guarany, fez parte da trilha-sonora do filme de 2008 Che, sobre o lendário guerrilheiro argentino Che Guevara.

Seu último álbum, Cantora, encontra-se indicado a três prêmios Grammy Latino.


O obituário de Sosa no jornal londrino The Daily Telegraph afirmou que ela foi "uma intérprete incomparável de obras de seu compatriota, o argentino Atahualpa Yupanqui, e da chilena Violeta Parra".

Helen Poopper da agência Reuters anunciou sua morte dizendo que ela "lutou contra os ditadores da América do Sul com sua voz e se tornou uma gigante da música latino-americana contemporânea".

( Origem : Wikipédia, a enciclopédia livre ).

Um comentário: