sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mais um ESCÂNDALO no futebol brasileiro.

ARMAÇÃO no ESPORTE : chuva de gols entre Viana e Chapadinha impede Moto Club de retornar à Série A do Maranhão.



O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, vê possibilidades de jogadores do Chapadinha irem a julgamento e de ser a anulada a partida que o clube perdeu por 11 a 0 para o Viana, na rodada decisiva da Segunda Divisão do Campeonato Maranhense. A equipe sofreu 11 gols, sendo nove gols nos nove minutos finais do jogo.

- O caso deve ser julgado primeiro pela Justiça Desportiva local. Não é o fato do placar em si, mas a forma como os gols foram feitos. Não só pelo tempo de jogo, mas pela falta de combatividade do adversário. E, nesse caso, podem responder pelo Código Desportivo, além da partida ser anulada. Mas depende do julgamento do tribunal local e da procuradoria local - afirmou.

O caso pode chegar ao STJD após ser analisado pela Comissão Disciplinar da Federação Maranhense e pelo TJD do Maranhão. Para o procurador-geral, em tese, o mais correto seria instaurar um inquérito com base nas imagens e em seguida oferecer uma denúncia.

Schmitt afirmou que os jogadores do Chapadinha poderiam ser enquadrados no artigo 243 (atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende), com pena de até um ano. Em caso de comprovação de pagamento de suborno, a punição poderia chegar a quatro anos.

- Se fosse no Campeonato Brasileiro, só pelas imagens eu denunciaria os atletas que identificasse - afirmou.

O Viana também poderia ser punido, segundo o procurador-geral, por desrespeito ao artigo 243 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador), mas teria que comprovar se houve corrupção - ressalvou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário