quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HOJE É DIA DE HOMENAGEAR BAGÉ e os AMIGOS do RIO GRANDE DO SUL.

















PRIMEIRA PARTE > LETRAS INICIAIS.
.
SEGUNDA PARTE > FOTOGRAFIAS.
.
TERCEIRA PARTE > VÍDEOS SOBRE A CULTURA, A HISTÓRIA e o TURISMO de BAGÉ.
.
QUARTA PARTE > ENTREVISTA do BEN-HUR AO BLOG MÚSICA DO GOL.
.
QUINTA PARTE > HOMENAGEM AOS GAÚCHOS ALVINEGROS.
.
SEXTA PARTE > ESPAÇO TEIXEIRINHA.

SÉTIMA
PARTE > AGRADECIMENTO.


OITAVA PARTE > HOMENAGEM FINAL.

NONA e última PARTE > DESPEDIDA


PRIMEIRA PARTE > LETRAS INICIAIS.



a) Homenagear BAGÉ é também uma forma de abraçar TODOS os amigos do Rio Grande do Sul.


b) Registro o meu apreço aos BRAVOS GAUDÉRIOS do C.T.G. Rodeio Potiguar, guerreiros de ontem e de hoje.

.
c) Este texto é uma homenagem ( bem simples ) aos ex-patrões GIL e ARMANDO, grandes artífices da construção do nosso Centro de Tradições Gaúchas.

.

d) O espaço é igualmente oportuno para homenagear EURICO LEITE VELEDA, veterinário de primeira estirpe, cujo time de coração é o GUARANY da Campanha Gaúcha.

.
e) É também uma homenagem à ilustre escritora NEIZA LEITE VELEDA, bageense residente em Santa Maria, uma menina de 90 anos que segue ensinando a arte do viver.

.

f) O saudoso marido da Sra. Neiza, PROFESSOR ERBE VELEDA, fundou o Colégio Agrícola Assis Brasil ( Bagé/RS ), sendo igualmente digno de nossa LEMBRANÇA e APLAUSO.

.
g) É oportuno registrar que o PROFESSOR ERB ( *1923 a 1973 +) nasceu em Pinheiro Machado, mas sempre considerou Bagé - por vários motivos - uma terra de igual naturalidade e deveras familiar ! Uma PÁTRIA ADORADA por seu coração.


.
h) Esta moldura é também em atenção ao bageense BEN-HUR MOREIRA PERES, zagueiro do ABC Futebol Clube, notadamente no sentido de DESEJAR-LHE UMA BOA RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA, bem como um próspero e FELIZ RETORNO aos gramados.
.

i) Veleda não reside mais em Natal, está em Tapes(RS), boa terra ! Ben-Hur continua ajudando o ABC Futebol Clube do Rio Grande do Norte, sempre com o ESPÍRITO FARROUPILHA presente nas lutas diárias. Os gaudérios GIL e Armando - eternos PATRÕES do CTG - seguem tomando chimarrão no Reino do Ceús ao som do HINO do Rio Grande do Sul.



SEGUNDA PARTE > IMAGENS DE BAGÉ (RS).


FOTO n◦1 > PARQUE do GAÚCHO.

FOTO n◦2 > SOLAR DA SOCIEDADE ESPANHOLA / Instituto Municipal de Belas Artes.
FOTO n◦3 > CAPELA DE SANTA THEREZA.
FOTO n◦4 > IGREJA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO.


















FOTO n◦5 > Associação Rural de Bagé / Parque Visconde de Ribeiro Magalhães.


















FOTO n◦6 > Congregação Cristã do Brasil.
















FOTO n◦7 > Praça da Catedral ( Praça Carlos Telles ).


















FOTO n◦8 > Casa de Cultura Pedro Wayne.


















FOTO n◦9 > CENTRO ADMINISTRATIVO ( ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA ).







FOTO n◦10 > MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA.
FOTO n◦11 > PRAÇA GASPAR SILVEIRA MARTINS.


FOTOS n◦ 12 e 13 > INTENDÊNCIA ( SEDE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ) .

FOTO n◦14 > CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA DE BAGÉ/RS (ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA ).

FOTO n◦15 > Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé ( dia 20/06/2008 ) .

LEMBRETE DO BLOG > A Casa das Sete Mulheres foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre os dias 7 de janeiro a 8 de abril de 2003, às 23h, totalizando 53 capítulos.

O TEXTO A SEGUIR FOI PUBLICADO no site http://www.clickrbs.com.br/ .

" Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé.

Thiago Lacerda: "O apreço por suas tradições destaca o Rio Grande do Sul do resto do país"

O Desfile Farroupilha em Bagé contou com a participação especial de quatro atores globais que interpretaram personagens da Revolução Farroupilha na minissérie "A Casa das Sete Mulheres": Thiago Lacerda, Werner Schünemann, Tarcísio Filho e Marcos Barreto. Mesmo com o sábado nublado, o público foi até a Avenida Sete de Setembro e pode conferir os artistas montados em seus cavalos da raça Crioula, relembrando um pouco das cenas da trama que foi ao ar no início de 2003.


O trajeto percorrido pelos famosos teve início no prédio histórico Palacete Pedrinho Osório - sede da Secretaria Municipal de Cultura - e desceu sete quadras até o prédio da Câmara Municipal de Vereadores, durando cerca de 20 minutos. A platéia aplaudiu a participação e acenou constantemente para os artistas. Durante o percurso, eles foram acompanhado por três cavalarianos, que levavam as bandeiras de Bagé, do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Depois de desfilar, os atores, acompanhados de diversas autoridades do município, assistiram ao restante da celebração, distribuíram autógrafos e posaram para fotos. O carioca Thiago Lacerda, que viveu Giuseppe Garibaldi na minissérie resumiu a emoção em voltar a ter contato com as tradições do Estado.



— É muito bom reviver a história do povo gaúcho. O apreço por suas tradições destaca o Rio Grande do Sul do resto do país — disse.

Já o paulista Tarcísio Filho, que representou o general Antônio de Souza Netto, ressaltou sua familiaridade com a cultura gaúcha.
—Já estou perito.

O gaúcho Werner Schünemann também estava feliz em poder relembrar os tempos de "A Casa das Sete Mulheres", quando havia interpretado o general Bento Gonçalves.
— Eu estou ficando especialista: vivi o Bento na TV, o Neto no cinema e o Garibaldi no teatro — brincou o ex-professor de História".
















TERCEIRA PARTE > VÍDEOS SOBRE AS VÁRIAS FACES DE BAGÉ.



VÍDEO n◦1 > OS MONUMENTOS e o POVO BAGEENSE.



VÍDEO n◦2 > IMAGENS DA EXPOFEIRA DE BAGÉ.





VÍDEO n◦3 > CAMINHANDO PELAS RUAS de BAGÉ.



VÍDEO n◦4 > HINO DE BAGÉ.



VÍDEO n◦5 > O TURISMO EM BAGÉ.



Vídeo n◦6

FINAL da SEMANA CRIOULA INTERNACIONAL.


Vídeo n◦7

Grêmio Esportivo de Bagé


Vídeo n◦8
Guarany Futebol Clube


Vídeo n◦9
A beleza e a desenvoltura da MISS BAGÉ
.




O nome Tainá significa estrela, cuja origem tem morada na língua TUPI.





Vídeo n◦10

AS GURIAS DE BAGÉ SÃO NOTA DEZ !




a) Quanta GURIA BONITA !!! Barbaridade, Tchê !!!

b) Bagé, A RAINHA DA FRONTEIRA, recebeu um belo batismo ! Mas qual o motivo de tão nobre denominação ? Talvez seja fruto da sua face GEOECONÔMICA, talvez...

Leia o que encontramos, in verbis: "Bagé, a Rainha da Fronteira, está localizada na fronteira do Rio Grande do Sul, a 60 km do Uruguai, e constitui-se no caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevideo. Por sua posição geográfica, desempenhou importante papel na história do Estado, desde o tempo do Império. Seus campos foram alvo de disputas entre índios, portugueses e espanhóis. Aqui também aconteceram fatos importantes da Guerra Cisplatina e das Revoluções Farroupilha e Federalista".

( fonte: http://www.3blog.eb.mil.br/cidade.html )


c) Para nós, habitantes do outro RIO GRANDE, achamos que tal denominação seja fruto da beleza das GURIAS BAGEENSES. Elas garatem o REINADO numa boa ! Todas ELEVAM o MUNICÍPIO ao patamar da BELEZA DESTACÁVEL.

d) As meninas de Bagé estão limpando os nossos olhos ! O BLOG e os amigos do MFC( Música Futebol Clube ) agradecem !

e) Na foto abaixo, cuja imagem é de Bagé, temos muitas flores para as admiráveis GURIAS. Para cada uma delas o registro de admiração e aplauso do BLOG !


QUARTA PARTE > ENTREVISTA DO ZAGUEIRO BEN-HUR ao BLOG MÚSICA DO GOL.


a) Como está o bageense Ben-Hur ? Eis uma pergunta muito repetida em todas as resenhas da torcida do ABC.


b) O XERIFE segue em processo de recuperação após uma providente intervenção cirúrgica. Os trabalhos fisioterápicos estão em pleno andamento, cujos resultados são animadores.

c) A câmera da nossa máquina apresentou significativo problema de foco, mas resolvemos postar as imagens assim mesmo. Descartar a entrevista - em razão da questão técnica - seria perpetuar a dúvida da galera.


d) O nosso EDITOR de imagens sugeriu a realização de uma nova entrevista, mas com as mesmas perguntas. O que menos importa ( para a torcida do ABC ) são as imagens postadas ! O torcedor quer mais é saber o quadro clínico do BEN-HUR, notadamente a evolução do tratamento médico e fisioterápico.


e) O vídeo é 100% amador e o entrevistado 200% profissional no que faz .


QUINTA PARTE > HOMENAGEM aos GAÚCHOS ALVINEGROS.

Além do Bageense BEN-HUR, temos mais dois gaudérios compondo o ABC Futebol Clube.




1) O técnico Didi Duarte ( que assumiu o comando alvinegro dia 26/10/2009 ) é natural de Canoas, município pertencente à microrregião de Porto Alegre. Jogou em vários clubes, dentre eles o Internacional (de Porto Alegre/RS) na década de setenta .



2) O zagueirão Leonardo Dagostini é natural de Encantado. A cidade , que fica encravada no VALE DO TAQUARI , sedia um dos mais importantes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul. O CANTO DA LAGOA é anual e acontece em março.



Ben-Hur, Didi Duarte e Leonardo Dagostine - bravos gaudérios - recebam a homenagem do BLOG MÚSICA DO GOL.

SEXTA PARTE > ESPAÇO TEIXEIRINHA.

1) Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, (Rolante, RS, 3 de março de 1927 — Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas que consegue até hoje, mesmo já falecido.
.
2) Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio.
.
3) Em 1960, Teixeirinha estoura nas paradas de sucesso com a música "Coração de Luto", que descreve sua triste infância e principalmente a morte trágica de sua mãe. O lançamento de "Coração de Luto" tornou-se sucesso nacional, pois vendeu milhões de cópias e se tornou um dos singles mais vendidos da história da música mundial. "Coração de Luto" chegou a ser regravada por diversos intérpretes, entre eles, a dupla sertaneja Milionário & José Rico, com uma roupagem sertaneja.
.
4) Em 1961 conheceu ( em Bagé ) a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira.
.
5) Impossível falar da biografia de Teixeirinha em um BLOG, realmente impossível ! A vastidão de sua VIDA & OBRA é tema para um livro de fôlego.
.
6) Falar de Bagé e TEXEIRINHA é lembrar ( com toda certeza ) de MARY TEREZINHA, bem como das músicas RAINHA DA FRONTEIRA e GAÚCHO de BAGÉ.

( fonte: WIKPÉDIA ).











.

.

.

.

SÉTIMA PARTE > AGRADECIMENTO.

Não se pode falar do Rio Grande do Sul sem ao menos citar o amigo João Carlos e a sua filha Graziela, gaúchos de Caxias do Sul. O BLOG agradece a lembrança e a sugestão da música QUERÊNCIA AMADA .


OITAVA PARTE > HOMENAGEM FINAL.

A nossa homenagem é também ao Sr. Pitágoras José Bindé, gaúcho de São Miguel, atual PATRÃO do CTG e professor da nossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


NONA ( e última ) PARTE > DESPEDIDA AOS FARRAPOS .



.

.

.

.

a) Vamos ao ponto final da matéria, bem como se despedindo dos amigos do Rio Grande do Sul.

b) Nunca será possível retratar Bagé ( e o RS ) em apenas uma página ! Jamais caberá na moldura deste pequeno retrato. O BLOG fez apenas uma síntese muito simples, cujo fito foi o de homenagear os BRAVOS GAUDÉRIOS de ontem e de hoje.

c) O BLOG deixa o seu abraço aos amigos e aos primos farroupilhas.

d) Não esqueça de deixar a sua opinião sobre a matéria em HOMENAGEM a BAGÉ e aos AMIGOS do Rio Grande do Sul. No final, após o último vídeo postado ( QUERÊNCIA AMADA / VÍDEO 11 ) há um ícone denominado "comentários", ou seja, é só você clicar em cima da palavra "comentários" que a caixa de mensagens abrirá.

e) A sua opinião é importante para a nossa avaliação. A melhoria só vem com a reflexão sobre cada palavra.

d) Rio Grande do Norte e do Sul: dois Rios Grandes em um só coração.

Até a próxima
José Leonardo G. M. Bezerra / ORGANIZADOR do BLOG.
Post escriptum > Deixamos TEIXEIRINHA concluir as homenagens aos FARRAPOS. Ninguém melhor do que ele para cantar a cultura e a tradição o Rio Grande do Sul. Assista ao vídeo.

Veja o ícone abaixo !

6 comentários:

  1. A explosão do meu coração
    é uma aclamação da minha alma
    por Bagé - Manoel Ianzer

    Abraços a todos os potiguares.

    ResponderExcluir
  2. Ok Manoel. Parabéns ao povo de Bagé.

    Até a próxima.

    José Leonardo

    ResponderExcluir
  3. Bagé, minha eterna e querida cidade.
    Mesmo distante, meu coração clama por sua presença.
    Bagé, nasci e me criei para o mundo, porém, tenho a plena convicção que ainda estarei em seus braços muito em breve.
    Sonho sonhos que me projetam no cenario bageense, dando minha contribuição aos mais carentes e tambem aos grandes amigos, tão amigos e distantes. Aguarde meu retorno Bagé da minha vida, do meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Miro

    Boa surpresa a sua visita ! Um dia irei a Bagé.

    Já fui três vezes ao Rio Grande do Sul, mas ainda não peguei a estrada até Bagé.

    Na próxima vou até lá.

    Até a próxima.

    José Leonardo

    ResponderExcluir
  5. J.Leonardo e ao povo potiguar,
    segue o meu blog sobre BAGÉ!
    http://bagealemdafonteira.blogspot.com
    Abraço do gáucho de Bagé.

    ResponderExcluir
  6. 17.07.2010 - FELIZ ANIVERSÁRIO BAGÉ
    QUE ESTÁ VOLTANDO A PROSPERIDADE E A CULTURA.

    Parabéns "BAGÉ" por surgirem pessoas tão empreendedoras e evoluídas nesta década.

    Abraços a todos os bageenses de coração e alma.

    ResponderExcluir