quinta-feira, 20 de junho de 2013

EX-GOLEIRO DO ABC, CAMPEÃO EM 1983, FARÁ TRANSPLANTE de URGÊNCIA.






1)  Confio em você Lulinha”, assim bradava o radialista SOUZA SILVA a cada cobrança de falta contra o gol do Alvinegro Potiguar. Este foi o primeiro bordão que tenho recordação na minha tenra idade.

2)  Lulinha e a sua família correm contra o tempo e confiam em Deus diante da necessidade do transplante que fará assim que conseguir ao menos um pulmão compatível. Sua patologia é a FIBROSE INTERCIAL PULMONAR GRAVE, cuja severidade é ainda maior por ter acometido seus dois pulmões. A saturação de ar é de apenas 65% ( quando o normal é no patamar de 99% ).


3)  Todo grande time começa por um grande goleiro, eis uma verdade insofismável, retratada pelo velho Lula, também chamado de “o pequeno gigante” pela crônica esportiva, face a sua baixa estatura, compensada mediante um senso de posicionamento exemplar, bem como em razão uma impulsão espetacular.

4)  Gilmar “dos tratores”, conselheiro do ABC, lembra muito bem de Lulinha: “ Voava como poucos ! Tinha uma boa saída do gol e colhia a bola alçada na área antes dos atacantes adversários através de boa antecipação”.
. .

5)  No ano 2009, mais precisamente do dia 12 de setembro, fizemos uma homenagem ao ex-atleta na cidade de Fortaleza/Ceará, onde reside. Aproveitamos o jogo do ABC versus o “Tricolor do Pici” – que terminou empatado ( 3 a 3 ) para agradecer-lhe os grandes momentos com a camisa do ABC Futebol Clube. A homenagem foi no momento em que a delegação do Alvinegro almoçava, congratulação rápida e simples, tal qual a bondosa figura humana de Lulinha.

6)  Hoje a situação do velho Lula, infelizmente, já é bem diferente pois necessita todos os dias de um balão de oxigênio para respirar, cujo custo diário está na casa de cem reais. Além deste dispêndio, são necessários outras despesas, entre as quais remédios, exames etc.

7)  Lulinha fez parte do chamado TIME CEM, apelido dado em razão da equipe ter marcado mais de uma centena de gols em um único campeonato potiguar (edição de 1983/Presidente Rui Barbosa). Silva, Marinho Apolônio e Dedé de Dora foram os principais artífices de um elenco vitorioso comandado pelo professor Erandy Motenegro ( atualmente comandado as divisões de base do ABC).

8)  Dona Nazaré - madrinha do Time Mais Querido - já de saudosa memória, me falava da decisão de 1983 : “ A torcida americana explodia de felicidade aos gritos de “PENTA-CAMPEÃO, PENTA-CAMPEÃO...”. Fazia um barulho imenso no Castelão de Natal ( na época não se chamava Machadão ), mas o jogo ainda não havia terminado. No momento em que os alvirrubros já comemoravam, Silva – quase no último minuto de jogo – fez o gol alvinegro e empatou a partida ! O ABC voltou a conquistar um título potiguar e silenciou o quase aclamado penta-campeonato americano.

9)  Lulinha, após o apito final, saiu gritando pelo gramado“...Eu sabia, eu sabia ! É campeão ! O ABC é campeão”, palavras fortes em razão do sonho noturno que tivera antes da decisão. Assim lembrou Lulinha, bastante emocionado, ao recordar um feito de 30 anos atrás.

10)          Hoje o grito é nosso e por isso dizemos: “ FORÇA LULINHA”.


11)          O desafio do presente é proporciona-lhe as condições emocionais e clínicas até o dia do transplante. Façamos a nossa parte. Quem puder ajudar financeiramente no tratamento do grande Luiz Francisco do Rêgo, é só depositar a quantia que desejar na seguinte conta bancária: Bradesco / Agência 3456-8 c/c 41281-3.


O texto acima é de autoria de Leonardo Guerra Maranhão ( advogado e membro do núcleo independente ABC Superação ).
..
..
.
 
( FOTO ACIMA : REVISTA PLACAR )
Elenco CAMPEÃO POTIGUAR de 1983. Lulinha é o 6° da esquerda para a direita ( está em pé ). Observe que o técnico Erandy está um pouco antes, é o segundo ( de barba ).
.
CLIQUE EM CIMA DA FOTO QUE A 
IMAGEM FICARÁ MAIOR

.

                         A fotografia data do dia 12/setembro/2009.
                                      FOTO ACIMA : Leonardo  )
                       
Da esquerda para direita: 
Tiago Cardoso ( atualmente no Santa Cruz de Recife ) , 
Lulinha ( reside em Fortaleza/Ceará ) , 
Judas Tadeu ( Presidente do ABC na data da foto ), 
Ranieri ( goleiro atualmente no Sampaio Correia /Maranhão)

Januário ( residente em Fortaleza/Ceará ) e que também foi homenageado pelo ABC Futebol Clube.
.


( FOTO ACIMA : arquivo de Ribamar Cavalcanti ) 
Veja o goleiro Lulinha e a Sra. Nazaré, carinhosamente chamada de 
MADRINHA DO ABC FC
A fotografia data do ano de 1983.
                  ( FOTO ACIMA : arquivo de Ribamar Cavalcanti ) 
Veja o goleiro Lulinha ao lado do zagueiro JOEL.
A fotografia data do ano de 1983.
. CLIQUE EM CIMA DA PÁGINA DA REVISTA PLACAR pois assim a IMAGEM FICARÁ MAIOR e VOCÊ PODERÁ LER A PÁGINA COMPLETA. .
. .


7 comentários:

  1. Lulinha jogou no ABC por quantas temporadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participou do Campeonato Potiguar apenas em 1983 e depois voltou para o Ceará.

      Chegou ao ABC pela indicação de Erandy Montenegro.

      Excluir
  2. A informação que jogou apenas em 1983 é do próprio Lulinha.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, é com prazer que atendo seu pedido. Fui ao fundo do baú e localizei fotos do ex-atleta "LULINHA". Vale salientar, que o excelente goleiro conquistou para o ABC o título de Campeão Estadual de 1983. Conquista que até hoje permanece na memória da
    familia alvinegra. Na época, o elenco era composto por atletas de alto nível. É bom lembrar, que a decisão de 83, foi realizada no dia
    14/12/83/. Placar da partida. ABC 1x1 América. Equipe com a seguinte formação: Lulinha, Alexandre Cearense, Joel Celestino, Alexandre Mineiro e Dudé; Nicácio, Marinho Apolônio e Dedé de Dora; Noé Soares, Silva e Djalminha. Técnico: Erandy Montenegro.
    Artilheiro do Campeonato: "SILVA" Assinalou 32 gols. Em anexo, duas fotos. Primeira, Lulinha com a faixa de Campeão ao lado da saudosa conselheira Dona Nazaré. Segunda foto. o excelente elenco formado pelo ex-presidente Rui Barbosa. Recordar é viver.

    Abraço,
    Ribamar Cavalcante.

    ResponderExcluir
  4. Léo, o ABC jogou pelo empate ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, jogou sim. Silva ( atacante ) fez o gol do empate no finalzinho da partida.

      Excluir