domingo, 6 de setembro de 2009

VIAGEM ao UNIVERSO de uma CONQUISTA (1983).





a) O grande Bonifácio, colecionador emérito quando o assunto é ABC Futebol Clube, nos brindou com o texto da revista PLACAR. A matéria aborda a INESQUECÍVEL CONQUISTA de 1983 !

b) Transcrevemos a matéria na íntegra, mas não conseguimos identificar todos os jogadores da fotografia.

c) Como já dito, leia o texto que segue ! A matéria da REVISTA PLACAR é uma viagem no tempo. A fotografia do título está logo abaixo.




" A CONQUISTA INESQUECÍVEL de 1983


O empate a 2 minutos do fim fez explodir a torcida mais empolgada do Estado. Merecido júbilo: além de quebrar um jejum de quatro anos, impediu o América de chegar ao penta.

A pequena torcida americana presente ao Castelão (hoje Machadão) já começava a comemorar a vitória de seu time contra o ABC.

O América vencia por 1x0, gol marcado por Aílton logo aos 3 minutos do primeiro tempo - e conquistava, dessa maneira, o direito de decidir o campeonato contra o mesmo ABC, em uma mehor de três pontos. O ABC buscava desesperadamente o empate, resultado que lhe daria o título, por ter vencido os dois primeiros turnos.

No banco de reservas, o técnico Erandir Montenegro consultava seu relógio sem parar. Tanta esperança valeu: a apenas 2 minutos do fim, Silva fez o gol salvador - por sinal, seu 32o. , que o isolou na artilharia. A galera do América emudeceu de vez, enquanto explodiam os cantos de vitória do adversário. A comemoração começou ali. E , quando o juiz Arnaldo César Coelho encerrou a partida, a torcida do ABC, a maior do Estado, invadiu o campo e carregou em triunfo os seus heróis.

Para alcançar este título, o presidente Rui Barbosa - ex-presidente da Federação Potiguar -trouxe o treinador Erandir Montenegro, profundo conhecedor do futebol nordestino, e a revelação Dedé de Dora, ambos do interiorano Potyguar de Currais Novos. Contratou também o goleiro Lulinha, os zagueiros Alexandre Mineiro, Alexandre Cearense e Dudé, mais os atacantes Silva e Djalma. Para completar a equipe o vigor de Marinho, vice-artilheiro do time (31 gols) e a experiência do veterano Reinaldo (ex-santos e Internacional, entre outros).

Aos gritos de "Campeão! Campeão!", a festa contagiou as ruas de Natal. Afinal, foram quatro anos de sufoco.


O ARTILHEIRO de 1983 - SILVA, como é conhecido o artilheiro Luís Carlos da Silva e Mattos - nasceu no Rio de Janeiro a 14 de agosto de 1958. Começou nos juvenis do Botafogo e, em pouco tempo, foi promovido ao time principal. Atuou por várias equipes do futebol brasileiro, inclusive no América, principal rival do ABC. Nesta temporada, converteu 32 gols e foi o artilheiro do campeonato.

Junto com Marinho, seu companheiro de ataque - 31 gols -, formou a dupla responsável por mais da metade dos 114 gols que equipe marcou.


O RETROSPECTO de um TÍTULO INESQUECÍVEL - Não há o que contestar. O ABC foi o melhor time do campeonato e conquistou o título de 1983 com justiça, após um jejum de quatro anos. Campeão dos dois primeiros turnos, caiu bastante no terceiro, vencido pelo América, que buscava a todo custo o pentacampeonato.

No jogo decisivo, o ABC precisava apenas de um empate para levar a taça, sem a necessidade de uma série de partidas extras. E empatou com um gol do artilheiro Silva no final da partida.

O ABC disputou 42 partidas, venceu 29, empatou seis e perdeu sete. Seu ataque foi arrasador: marcou 114 gols, estabelecendo um novo recorde estadual. A defesa também se comportou bem. Sofreu 38 gols".

3 comentários:

  1. Não era nascido, mas valeu a postagem. BLZ.

    ABCZãooooooooooooooooooooooo !

    ResponderExcluir
  2. Abriram o baú velho ! Valeu.

    ResponderExcluir
  3. a) Pedimos aos internautas que, nos seus comentários, perguntem aos seus pais ou amigos sobre o citado jogo.

    b) Pedimos pois será uma LUZ oportuna, uma testemunha da história.

    c) A história do ABC deve ficar bem viva. PERGUNTEM e postem ! O blog fica no aguardo.

    ResponderExcluir