quinta-feira, 10 de março de 2011

Palestina recebe primeiro jogo oficial de sua história. UMA SIMPLES PARTIDA para alguns, mas um FATO MARCANTE escrito no livro da humanidade.


.
1) Um jogo entre duas equipes de pouca relevância no futebol mundial tornou-se, nesta quarta-feira, um marco para a história de um país. Pela primeira vez em sua história, a Palestina, que luta para ser reconhecida como estado legítimo por parte da comunidade internacional, recebeu um evento oficial de futebol.
.
2) A partida foi contra a Tailândia, pela primeira fase do qualificatório asiático para os Jogos Olímpicos de Londres. Como perdera por 1 a 0 no jogo de ida, o time palestino precisava vencer por dois gols de diferença. Como apenas conseguiu uma vitória simples, a decisão foi para os penâltis, que os tailandeses venceram por 6 a 5.
.
FOTO : direito autoral da REUTERS.
.
3) O jogo foi visto pelos palestinos como gesto simbólico de que a situação política na Faixa de Gaza pode se estabilizar. Israel, que ocupa o local, é filiado à Uefa, não à Confederação Asiática. A Palestina é membro da Fifa desde 1998 e disputa a Olimpíada desde 1996.
.
4) A primeira e até então última vez que a Palestina havia recebido uma seleção estrangeira havia sido em outubro de 2008, em um amistoso contra a Jordânia. Desde então, a violência se intensificou na região e a Fifa optou por só marcar jogos da Palestina em territórios neutros.
.
5) "O mundo agora verá a Palestina com diferentes olhos, com olhos de esportes", disse Jibril Rajoub, um dos homens fortes do governo local.

.
Fonte: Agência Estado
.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário