quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ABC perde para o Duque e Série C vira realidade.


O texto a seguir é do jornal TRIBUNA do NORTE.

Se ainda existia alguma esperança de que o ABC permaneceria na Série B, ela foi enterrada na noite desta terça-feira (10) com o término da 35ª rodada. Jogando no estádio Los Larios, em Xerém, no Rio de Janeiro, o Alvinegro perdeu para o Duque de Caxias por 2 a 1, acumulou sua sexta derrota em sete jogos e decretou seu rebaixamento para a Série C.

Matematicamente, a queda abcdista foi confirmada no complemento da rodada com as vitórias de América e Bahia, que chegaram aos 42 pontos e acabaram de vez com as chances do Alvinegro de sair da zona da degola. Com apenas nove pontos a disputar, o ABC tem 32 e só pode chegar aos 41, pontuação insuficiente para quem deseja se manter na Série B nesta altura do campeonato.

Em campo, debaixo de uma forte chuva, Edivaldo abriu a contagem de cabeça. O empate alvinegro veio na sequência com um belo gol de Zé Eduardo. Na volta do intervalo Pessanha, também de cabeça, deu números finais ao jogos.


O próximo compromisso abcdista está marcado para sexta-feira (13) no Frasqueirão, quando o adversário será o Brasiliense.

Chuva e tudo igual em Xerém

A chuva forte que caía em Xerém deixou o gramado do estádio Los Larios pesado para os 45 minutos iniciais de Duque de Caxias e ABC.


Em campo, um jogo fraco, mas com os donos da casa tomando a iniciativa. Aos 8 minutos o zagueiro Santiago arriscou com perigo de fora da área. Tiago Cardoso fez o golpe de vista.

Sem trégua da chuva e com campo pesado, o Duque de Caxias passou a explorar o jogo aéreo, justo o calcanhar de aquiles da defesa alvinegra. E foi pelo alto que os cariocas chegaram ao gol. O lateral-direita Marquinhos foi a linha de fundo e colocou na área aos 16 minutos. Edivaldo, sempre ele, apareceu no meio da defesa abcdista e meteu a cabeça para abrir a contagem. Foi o 14º gol do atacante na Série B.

Zé Eduardo quase respondeu com um golaço três minutos mais tarde. O meia viu Vinícius adiantado e tentou por cobertura, porém o goleiro se recuperou e salvou o Duque de Caxias com uma grande defesa. Mais disposto em campo, o ABC não demorou a empatar. Em boa trama criada pela esquerda com Bruno Barros e Sandro, Zé Eduardo recebeu, invadiu a área e tocou na saída de Vinícius para igualar o placar.

O Duque de Caxias ainda levou perigo em cobrança de falta de Paulo Rodrigues. Pelo Alvinegro, Júnior Negão também levou perigo após um giro na área, no entanto, o duelo terminou igual na etapa inicial.

Bola aérea: a sina alvinegra

O Duque de Caxias não perdeu tempo na volta do intervalo e veio para pressionar o ABC. Em cinco minutos de bola rolando Tiago Cardoso foi obrigado a fazer duas defesa difíceis. A primeira no arremate de Clayton, e a segunda em um chute perigoso de Edivaldo. Aos 8 minutos a indecisão de Tiago Cardoso e Marquinhos quase resultou no gol carioca, mas Edivaldo não aproveitou.

Mas se pelo chão a bola não entrava, os donos da casa apelaram novamente para a bola aérea, que tem sido a grande sina do Alvinegro nos últimos jogos da Série B. Tony desceu pela direita e cruzou na pequena área. Estático, Tiago Cardoso só observou o zagueiro Pessanha chegar na sua frente para cabecear e desempatar a partida em Xerém.

Após tomar o gol, o técnico Didi Duarte partiu para o desespero. Lançou Selmir no lugar de Rafael Pedro, e depois tirou Marquinhos e Zé Eduardo, para as entradas de Fausto e Tucho, deixando o time ofensivo. No entanto, as alterações pouco surtiram efeito e o Duque de Caxias só administrou o resultado. Augusto Recife ainda deixou o Alvinegro com um a menos após fazer uma falta sem bola e levar o cartão vermelho direto.

Ficha técnica

Duque de Caxias (2): Vinícius; Marquinhos, Santiago, Pessanha e Paulo Rodrigues; Mancuso (Leando Chaves), Leandro Teixeira, Thiaguinho (Juninho) e Clayton; Tony e Edivaldo.
Técnico: Gilson Kleina

ABC (1): Tiago Cardoso; Audálio, Leonardo, Rafael Pedro (Selmir) e Bruno Barros; Augusto Recife, Marquinhos Mossoró (Fausto), Sandro e Zé Eduardo (Tucho); Ricardinho e Júnior Negão.
Técnico: Didi Duarte

Local: Estádio Los Larios, em Xerém-RJ
Horário: 18h30
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Lincoln Ribeiro e Luiz Fernando Silva (Ambos do MT)
Gols: Edivaldo, aos 17'/1T e Pessanha, aos 13/2T (Duque de Caxias); Zé Eduardo, aos 25'/1T (ABC)
Cartões amarelos: Rafael Pedro, Zé Eduardo, Marquinhos, Leonardo e Fausto (ABC); Juninho (Duque de Caxias)
Cartão vermelho: Augusto Recife (Duque de Caxias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário