sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lembra-se do ano de 1978 ? Um gol entrou para a história.

.
1) As emoções deste clássico carioca estão guardadas até hoje na memória de muitos torcedores, principalmente daqueles que gostam de um esporte chamado futebol.
.
.
2)
Ninguém, nem a torcida do Flamengo reparou quando Rondinelli deixou o seu posto de sentinela ( na zaga rubro negra ) e caminhou em direção á área do Vasco com um ar de quem estava com péssimas intenções para o imenso coral que já gritava : "É CAMPEÃO". As vozes cruzmaltinas ja ecoavam no MARACANÃ !!!

.
.
3) O relógio marcava 41 minutos do segundo tempo e a torcida do Vasco já começa a sentir o sabor da conquista, mas Zico foi bater o escanteio. O empate de 0x0 dava ao Vasco o título do segundo turno e obrigaria a um jogo extra para decidir o campeonato ! Mas, de forma caprichada, Zico levantou a bola na área e... Rondinelli penetrou na área, subiu mais que os zagueiros vascaínos e cabeceou violentamente para a meta do goleiro Leão.
.


4) Na foto acima o Leão já está vendido no lance ! Veja que a bola já está indo repousar no fundo da rede vascaína, mas - na foto abaixo - você pode verificar a sequência do gol. Observe que o jogador Rondinelli é o camisa 3 .




5) Ainda faltavam quatro minutos e a torcida do Flamengo sentia que estava conquistando um novo titulo de campeão carioca. O Vasco nunca iria empatar, tal foi o IMPACTO do gol diante da NAU CRUZ DE MALTA ! E acabava ali, no gol imortal de Rodinelli, o campeonato Carioca de 1978.
.

.
6)
As relações entre Rondinelli e a bola não eram exatamente cordiais. Ele era pago para tirá-la da área rubro negra, se preciso espanando os atacantes adversários e passando sobre suas canelas como um rodo. A partir daquele jogo, de forma imortal, a torcida do Flamengo passou a chamar Rondinelli de O DEUS DA RAÇA. Ele não era o melhor jogador do time do Flamengo, mas certamente, era a ALMA da equipe campeã.
.

.
7) O melhor é que, desta vez, os vascaínos não podiam dizer que Rondinelli se apoiara nos ombros de alguém da defesa vascaína, como falaram que Agustin Valido se apoiara em Argemiro para marcar o gol do tri campeonato em 1944.
.

.
8) Quatro minutos depois do gol, para explosão da torcida do FLA, o juiz apitou o final da partida e o carnaval rubro negro começou no gramado, no vestiário e pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro.

.


9) O dia 4 de dezembro de 1978, para felicidade de muitos, entrava para a história do futebol brasileiro, já Rondinelli , o DEUS DA RAÇA , para a GALERIA dos ETERNOS HERÓIS do Clube de Regatas do Flamengo.

fonte: http://www.museudosesportes.com.br/ e revista placar.

.
VEJA COMO FOI O GOL NO VÍDEO ABAIXO .
.



.
Zagueiro rubro-negro relembra jogada que garantiu o campeonato estadual daquele ano. Gávea faz festa para comemorar a conquista sobre o rival Vasco.
.

Um chute forte e INDEFENSÁVEL é também chamado de uma bomba ! No dia 4 de dezembro de 1978, em pleno solo sagrado do MARACANÃ, o gol de Rondinelli, de cabeça, também passou a ser chamado de "A BOMBA ".




Rondinelli EXPLODIU o MARACANÃ e entrou para a história do futebol brasileiro.

.

Por mais simples que seja um gol e o time, resta patente que a EUFORIA das ARQUIBANCADAS IMORTALIZA TAL MOMENTO ! Entra, de forma implacável, para história do time e de sua torcida apaixonada ! Ainda mais se falando de uma DECISÃO ( no MARACANÃ ) envolvendo FLAMENGO e VASCO...

.



POSTER do FLAMENGO de 1978 e com as faixas de campeão.
Em pé estão Cantareli, Cláudio Coutinho (técnico), Alberto Leguelé, Manguito, Toninho, Eli Carlos, Moisés, Junior e Nielsen; agachados vemos Nelson, Rondinelli, Ramirez, Marcinho, Adilio, Tita, Cleber, Zico e Paulo Cesar Carpegiani .

.

O BLOG Música do Gol fica por aqui.
Até amanhã.

3 comentários:

  1. Mesmo não sendo flamenguista, este gol realmente faz parte da Historia.

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo ainda quew nós devemos valorizar po futebol de nosso estado, em vez de colocar temas referente aos times de Rio e
    São Paulo, porquer não se faz referencia a um jogo de ABC e América, sendo um jogo em que as duas torcidas tenham saido do Machadão em face da apresentação das duas equipes. Tenho certeza que nemhum blogueiro de Rio e São Paulo fará referencia a um jogo de ABC e América.

    ResponderExcluir
  3. Prezado anônimo

    1) Caso você tenha algum vídeo ( de um clássico entre o ABC x América ) é só enviar o DVD ou indicar em vídeo ( you tube ) que postaremos com satisfação.

    2) Já procurei os arquivos da TV Universitária e o resultado foi desanimador ! Triste mesmo...

    3) Nem mesmo o gol de Didi Duarte ( em Caetano / então goleiro do ABC ) existe mais... Tal gol foi um RECORD NACIONAL, mas nem mesmo tal gol existe mais nos arquivos da TV-U.

    4) Fred ( hoje no FLU ) quebrou o record de Didi. Lembra-se do gol ? FRED jogava no América de Minas ?

    5) A culpa é minha pela TV-U não ter o gol ? Creio que não ! Fui lá, pedi, procurei, mas nada...

    6) Caso você tenha gols em vídeos, bem como textos, pode enviar tais documentos que postaremos com a máxima felicidade, mas citando a grata fonte, ou seja, o seu nome.

    7) É um grande engano seu achar que os BLOGUEIROS ( pesquisadores ) do Rio de Janeiro desconhecem ou não postam matérias do RN em seus BLOGS. São poucos ? Pouquíssimos, mas existem publicações !

    8) O próprio Música do Gol já cedeu material para tal fim.

    9) Posso provar com facilidade os raros Blogueiros ( raríssimos ) que postam, mas eles existem.

    10) Respeito a sua opinião, mas peço que Vossa Senhoria permita o MÚSICA do GOL postar ( também ) o futebol de outras PRAÇAS.

    11) Nunca vi Fernando Amaral ( www.fernandoamaralfc.blogspot.com ) ser criticado por fazer postagens de outras praças, eis a minha surpresa do Música do Gol ser justamente o "escolhido" para tal questionamento. REALMENTE SURPRESO...

    12) Caso você tenha algum vídeo ( de um clássico entre o ABC x América ) é só enviar o DVD ou indicar em vídeo ( you tube ) que faremos a postagem com PLENA satisfação.

    Codiais saudações

    José Leonardo

    ResponderExcluir