domingo, 17 de março de 2013

Meia grego Giorgos Katidis é banido de seleção por gesto nazista em comemoração de gol

. . Giorgos Katidis faz saudação nazista.Foto = reprodução. . Com apenas 20 anos de idade, o meio-campista Giorgos Katidis já pode dar adeus ao sonho de vestir a camisa da seleção de seu país nas principais competições de futebol do mundo. O atleta foi banido e nunca mais poderá representar a Grécia dentro de campo por conta de um gesto polêmico que fez para comemorar um gol de seu time, o AEK Atenas, em um jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Grego. A Federação entendeu que a atitude do jogador fez menção ao Nazimo e, por isso, era passível de uma punição definitiva.

O gesto aconteceu quando Katidis marcou o segundo gol do AEK Atenas na vitória por 2 a 1 sobre o Veria pelo torneio nacional no último sábado. O jogador foi comemorar com a torcida e levantou o braço imitando a saudação típica dos tempos em que Adolph Hitler comandava a Alemanha nazista na década de 1930. 

A atitude do meio-campista gerou polêmica e pressionou a Federação Grega de futebol por uma punição ao jogador. E ela não demorou a agir. Neste domingo, um dia após o episódio, a entidade divulgou uma sanção definitiva para o Giorgos Katidis: o camisa 10 da seleção sub-19 do país nunca mais poderá representar seu país dentro de campo.

"A energia do jogador para saudar os espectadores como nazista é brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude", dizia a nota.

"A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude. No âmbito dos seus poderes, decidiu pela exclusão de George Katidis da seleção", comunicou a entidade.

Giorgos Katidis ainda tentou se explicar dizendo que a comemoração foi para homenagear um companheiro de time que está lesionado, Michalis Pavlis, e estava no estádio acompanhando a partida. O meia ainda garantiu que não fazia ideia do significado ‘nazista’ do gesto que fez.

"Não sou racista de jeito algum. Abomino o fascismo. Não faria o gesto se soubesse que significa alguma coisa. Eu sei das consequências e não farei mais isso", assegurou.

A Federação Grega, porém, não quis dar uma segunda chance ao jogador e, no mesmo comunicado que soltou para lamentar o episódio, aproveitou para anunciar a punição do meia, que já passou pelas categorias de base da Grécia ­ sub-17, sun-19 e sub-21 -, mas nunca havia sido chamado para a principal.

Veja a comemoração:Leia a nota da Federação Grega na íntegra:Em reunião extraordinária neste domingo, 17 de março, 2013, a Secretaria Executiva da Federação Grega de Futebol decidiu, em resposta à saudação nazista George Katidis no jogo AEK x Veria e após análise de todos os dados, por unanimidade, o seguinte:

A energia do jogador para saudar os espectadores como nazista é brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude.

No âmbito dos seus poderes, decidiu pela exclusão de George Katidis da seleção. A Federação Grega de Futebol previu fenômenos análogos e já incluem a proibição desse tipo de ação nos contratos que os jogadores assinam com as equipes.

A HFF está certa também que os órgãos disciplinares competentes devem intervir de forma decisiva e impor as sanções previstas no Código Disciplinar para o crime. Entre as penas mais pesadas no futebol, a Fifa instituiu para tal casos o banimento total do atleta.

Finalmente, a Federação Grega de Futebol tomará todas as medidas necessárias para preservar a natureza pacífica do futebol, e para promover os valores da solidariedade, da cooperação e do respeito que professa. .
.
FONTE: o texto acima é da ESPN.com.br
.


Leia ( ABAIXO ) o quefoi noticiado pela REPUBBLICA SPORT



.


Grecia, segna e fa il saluto nazista. Katidis bandito dalle nazionali

Grecia, segna e fa il saluto nazista. Katidis bandito dalle nazionali
Il saluto nazista di Katidis

Il 20enne centrocampista dell'Aek Atene ha festeggiato la rete segnata al Veria esultando con il braccio teso. Inutili le scuse, la federcalcio ellenica lo esclude a vita da tutte le selezioni nazionali

Nenhum comentário:

Postar um comentário