sábado, 5 de junho de 2010

JOGADOR BRASILEIRO vai ter que PAGAR UMA MULTA de 26,5 MILHÕES de REAIS.

Clube espanhol e o volante brasileiro foram considerados culpados em razão da rescisão unilateral do contrato.




1) O volante Matuzalém e o Zaragoza, seu antigo clube, terão que pagar 11,8 milhões de euros (R$ 26,5 milhões) ao Shakhtar Donetsk. O valor - altíssimo por sinal - é pela rescisão unilateral do contrato, como determinou o Tribunal Federal da Suíça.






2) O FC Shakhtar Donetsk é um clube de futebol profissional da Ucrânia, fundado em 1936. Possui o nome de sua cidade (que fica no leste do país). Atual campeão ucraniano, possui cinco títulos nacionais, todos conquistados nos anos 2000.



3) A decisão do Tribunal Federal da Suiça já era esperada, especialmente no sentido de negar o recurso do clube espanhol. O ZARAGOZA tentava modificar a decisão do Corte Arbitral do Esporte (CAS), realizada e publicada no dia 19 de maio de 2009, mas não teve êxito diante do TRIBUNAL SUIÇO.


4) Matuzalém, que trocou o Zaragoza pela Lazio (emprestado em 2008 para o time italiano), tinha assinado um contrato com o Shakhtar Donetsk por um período de cinco anos, com conclusão em 1º de julho de 2009. Ele chegou ao time espanhol em 2007, após romper - unilateralmente - seu vínculo com o time ucraniano.
.


5) No mesmo ano, ou seja, ainda no decorrer de 2007, o Shakhtar pediu - na FIFA - que o Zaragoza ou o jogador pagassem os 25 milhões de euros (R$ 56,1 milhões) referentes ao termo de rescisão contratual. Em razão da insatisfação do clube ucraniano, o caso foi parar na CORTE ARBITRAL do ESPORTE.





6) O Zaragoza disse ainda não conhecer (oficialmente) a decisão do Tribunal Federal da Suíça, que será comunicada às partes envolvidas só na próxima semana.




7) Francelino Matuzalém da Silva, mais conhecido como Matuzalém, nasceu em Natal-RN, no dia 10 de junho de 1980.

8) Revelado pelo FUTSAL da Escola Encanto, foi levado para o América de Natal, depois para o Vitória da Bahia e em seguida negociado com o futebol europeu.


9) Passou pelo suíço Bellinzona e por diversos clubes italianos, tais quais: Nápoli, Parma, Piacenza e Brescia.




10) Em razão do seu bom futebol, acabou chamando a atenção do Shakhtar Donetsk, que o contratou em 2004. Foi destaque do time ucraniano nos dois títulos nacionais que conquistou.








11) Após três anos no Shakhtar, foi contratado pelo Real Zaragoza, que o emprestou ao Lazio. Em 2009, vestindo a camisa celeste, conquistou dois títulos: a Copa e a Supercopa da Itália, marcando inclusive um gol na decisão (desta última).

12) Teve destacada passagem pela SELEÇÃO BRASILEIRA ( de base ).




Seleção Brasileira de Futebol (Sub-17)

Em pé : Marcio Santos (repórter), Andrey, Fábio, Rodrigo Ferrugem, Rogério, Jorginho Paulista e Abel.

Agachados : Ronaldinho Gaúcho; Matuzalém, Diogo, Fernando e Fábio Pinto.

Amistoso em 1997 entre a Seleção Brasileira (sub-17) x A.A.Batel .
.
LOCAL : Estadio Valdomiro Gelinski /Guarapuava(PR).
PLACAR: 3 x 3.





Resumo do Mundial do EGITO/1997.

Campeão: Brasil
Vice-campeão: Gana
Terceiro: Espanha
Quarto: Alemanha

.
Relatório Técnico >>

O Brasil chegou ao Egito com o objetivo de conquistar uma das poucas taças da FIFA que haviam escapado nos anos anteriores. Ciente do desafio, o técnico Carlos César modelou a equipe a partir do habilidoso quarteto formado por Ronaldinho Gaúcho, Abel, Matuzalém e Fábio Pinto.


Bola de Ouro: SERGIO (ESP)
Chuteira de Ouro: DAVID (ESP)
Prêmio FIFA Fair Play: Argentina


Fonte: site da FIFA, EFE e Wikpédia.

3 comentários:

  1. matuzalém alem de lindo e um otimo jogador!

    ResponderExcluir
  2. LUCIENE DE NATAL
    DESEJA TODA FELICIDADE DO MUNDO PRA MATUZALEM e quando entra de ferias aparesa em natal pois nos aqui tosemos por ele e estamos morrendo de saudades.. beijoss fica cm Deuss

    ResponderExcluir
  3. Parece que houve acordo e Matuzalém escapou da multa.Ele tinha que pagar a multa porque o tribunal mandou, mas parece que o clube pagou. Com tribunal europeu não se brinca, os caras de lá são foda.

    ResponderExcluir