quarta-feira, 23 de junho de 2010

UMA DAS MAIORES TORCIDAS do BRASIL ESTÁ APOSTANDO na JUVENTUDE do seu TÉCNICO ( que tem MENOS de 30 ANOS ). SERÁ QUE VAI SUPORTAR a PRESSÃO ???



Por Nelson Toledano.


1) Treinar qualquer time de futebol é difícil. Seja ele time grande, pequeno, com muita ou pouca torcida, pois sempre há grande pressão de dirigentes, torcedores, mídia e, às vezes, até de familiares. Imagina ser o mais novo treinador em atividade no futebol brasileiro (um dos mais jovens da América do Sul), à frente de uma equipe carente de conquistas ?

.


.
2) Não deve ter sido fácil a decisão de Dado Cavalcanti em aceitar o desafio de se tornar técnico com apenas 24 anos. Ele atuava como lateral-esquerdo e, depois de fracas atuações, decidiu se aposentar, há 4 anos. Foi o momento para a apostar na nova carreira, que teve um começo promissor. Como técnico, Dado foi campeão estadual de Rondônia com o Ulbra, em 2006.
.


.
3) Ao chegar ao Santa Cruz, Dado Cavalcanti foi incumbido de treinar o time na Copa Pernambuco, ano passado. O resultado foi mais um título, com 83% de aproveitamento. Ganhou moral e se tornou auxiliar direto de Lori Sandri. Com a queda do gaúcho no começo do ano, o jovem treinador não hesitou em assumir os profissionais.
.


.
4) A trajetória que se seguiu, serve para dar confiança e reanimar a sofrida torcida do Santa Cruz. Ele pegou o time na sétima posição do Pernambucano e o levou às semifinais. Pela Copa do Brasil, caiu nas oitavas-de-final, diante do Atlético-GO, após ter eliminado o Botafogo carioca. A campanha foi considerada boa pelo time, que havia sofrido três rebaixamentos nos últimos quatro anos.
.


.
5) Dado aparece ao lado de uma leva de jovens e bons treinadores no Brasil. Por ser pernambucano, ganhou a simpatia de muitos no Estado. Com seu jeito tranquilo e sereno, não viu e não vê dificuldades em, por exemplo, instruir o experiente Jackson, de 37 anos. “Lidar com jogadores como Jackson, um cara que já fez história no futebol, é fácil”, disse.
.


.
6) A pressão instaurada no Arruda nos últimos anos e a obrigação de conseguir o acesso em 2010 não assustam Dado. O fato de ser novo e “da casa”, no entanto, não aliviam a barra em caso de derrota. A receita para ele é a mesma de todos os outros técnicos: “O que segura treinador são os resultados. Para evitar qualquer tipo de boato e disse-me-disse são necessárias vitórias”, afirmou.

.


.
7) Atualmente, o Santa Cruz disputa o Campeonato do Nordeste. Não abriu mão de avaliar seus jogadores, como a esmagadora maioria. Até agora foram dois empates e uma vitória em três jogos ! Mas a verdadeira obsessão na equipe, a vaga de volta na Série C, começará a ser disputada no dia 18 de julho, em casa, contra o Murici, de Alagoas. Para um “garoto” de 28 anos, um desafio e tanto.
.

.
Na bagagem do treinador há títulos e recorde: com 24 anos, foi o técnico mais jovem do Brasil a ganhar um estadual (em 2006).
.

.
NA FOTO ACIMA APENAS UM TREINO do SANTA CRUZ, ABAIXO o ESTÁDIO José do Rêgo Marciel (ARRUDÃO) COMPLETAMENTE LOTADO.
.


.





4 comentários:

  1. santa cruz e a maior torcida do norte,nordeste nenhuma barra o santa cruz,principalmente a do sport e santa cruz na cabeça.sou naninho de pirpirituba na paraiba mando um abraço para alberes e marcia e filhos do vasco da gama.

    ResponderExcluir
  2. o mau é esse o data folha já deixou claro que a mario do norte e quem manda é a TORCIDA bicolor, mais saudações bicolors a torcida de vcs é bonita (y)

    ResponderExcluir
  3. tricolor??? fregues do central kkkk... vieram roubar aki em caruaru esse ano contra o central, viram q nao ganha na bola aí compraram o árbitro

    ResponderExcluir
  4. Quiram ou não quiram as pesquisas a nossa TORCIDA DO SANTA CRUZ é de fato a campeã !!!!! Tico tricolor apaixonado.

    ResponderExcluir