sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Policial disfarçado prende torcedor lituano por racismo. .

.
1) Desde o começo do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Londres, torcedores da Lituânia se mostraram os mais barulhentos, mais animados e mais comprometidos do que apoiadores de qualquer outra seleção na competição, o que gerou comparações com o tipo de manifestação de torcida em uma Copa do Mundo ou Eurocopa no futebol.
.
.
2) Eles têm sido, de longe, os mais fantásticos representantesde um país desesperado em ver uma participação bem sucedida do time, que não conquista uma medalha olímpica desde Sydney, em 2000, quando levaram a medalha de bronze.
.
.
3) Infelizmente, de acordo com Justin Davenport e Mark Blunden, do jornal londrino"Evening Standard", um torcedor ultrapassou os limites durante a vitória lituana contra a Nigéria, por 72 a 53. Ele entoou cânticos racistas das arquibancadas e acabou preso.
.
.
4) Um policial disfarçado se infiltrou na multidão e pegou o torcedor durante o jogo no ginásio no Parque Olímpico. Uma testemunha disse que ouviu gritos imitando um macaco, vindos de um grupo de torcedores da Lituânia.
.
.
5) Uma mulher, voluntária nos Jogos, que estava no ginásio, disse: "Havia um monte de homens e eles estavam quase todos bêbados. A bagunça durou por quase uma hora e o barulho que eles faziam era ensurdecedor e, sem dúvida, imitavam um macaco." 
.
.
6) O torcedor de 36 anos, que não foi identificado, foi preso "sob suspeita de ofensa racial em público", de acordo com um porta voz da Scotland Yard. É somente o último entre vários incidentes de racismo que aconteceram em Londres na última semana.
.
.
7) Primeiro, a triplista grega Voula Papachristou perdeu a chance de competir nos Jogos depois de ter postado um tweet sobre africanos e a Febre do Nilo Ocidental. Dias depois, o jogador de futebol suíço, Michel Morganella, foi mandado embora após um tweet discriminatório sobre os sul-coreanos, adversários da Suíça em um jogo do torneio olímpico. Agora, os cânticos racistas no basquete.
.
.
8) Pior ainda, parece que esse foi somente o exemplo mais recente de comportamento racista por um pequeno grupo de torcedores da Lituânia. Segundo o "Evening Standard", a operação secreta que prendeu o torcedor foi iniciada depois de várias reclamações públicas "sobre o comportamento de uma pequena facção de torcedores da Lituânia durante a partida contra a Argentina, no domingo." O mau comportamento incluiu uma saudação nazista de um torcedor (depois, descobriu-se que é o mesmo que acabou preso) direcionada a dois voluntários negros.
.
.
9) A Lituânia perdeu da França por 82 a 74 nesta quinta-feira, pela terceira rodada da primeira fase do torneio de basquete. Tony Parker, do San Antonio Spurs, anotou 27 pontos e foi o cestinha do jogo. Nicolas Batum, do Portland Trail Blazers, fez 21 pontos.
.
.
10) Com a derrota, a segunda em três jogos disputados, a Lituânia está na quarta colocação do grupo A. Os quatro primeiros de cada um dos dois grupos se classificam para as quartas de final das Olimpíadas.
.
.
FONTE: YAHOO.COM.BR (com texto adaptado por Fernando Figueiredo Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário