segunda-feira, 2 de maio de 2011

PAUSA no FUTEBOL... Conheça agora um pouco da biografia de PAULO FREIRE. No dia 02.maio.1997, há 14 anos, morria um ícone da educação mundial.




1) O pedagogo respeitado mundialmente Paulo Reglus Freire começou trabalhar com alfabetização de adultos em 1961, quando trabalhava na prefeitura de Recife. Mais tarde criou o método que leva o seu nome, o qual foi adotado pela Unesco.

2) A primeira experiência bem sucedida com o método Paulo Freira foi realizada na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, onde o educador ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias.


3) Sua prática de educação o aproximou da Teologia da Libertação, e abriu um novo caminho entre os educadores e os seus alunos.

4) A pedagogia do oprimido criada por Freire fez discípulos em todo o mundo. "Minha alfabetização não foi nada enfadonha porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra do meu quintal", lembrou Freire.

5) Darcy Ribeiro explica que "Freire foi o primeiro educador a compreender que o problema não era só ensinar o analfabeto a ler. Era dar a ele a coragem de pensar com a própria cabeça".

6) O Programa Nacional de Alfabetização implantado por Paulo Freire foi um dos mais odiados e combatidos projetos do governo João Goulart.

PARTE II =
Método é aclamado em todo o mundo

Com o golpe militar de 1964, Freire foi preso por 70 dias. Depois que saiu da prisão, exilou-se no Chile, onde permaneceu até 1969. A convite do então presidente chileno Eduardo Frei, implantou o Programa de Educação de Adultos naquele país e treinou padres da Juventude Agrária Católica no uso do seu método de diálogo permanente na instrução religiosa.

Depois radicou-se em Genebra. Deu aulas na universidade de Havard, nos Estados Unidos, onde era considerado um herói por dedicar-se à alfabetização dos pobres e excluídos.


Assumiu em 1970, no México, o cargo de consultor especial para a educação do Conselho Mundial de Igrejas.

Em 1978, o seu método, que já havia sido adotado em vários países da África, foi proibido pelo regime militar da Argentina.

O educador retornou ao Brasil em 1980.

Paulo Freire morreu de enfarte, devido a complicações numa operação de desobstrução de artérias.

FONTE: JB ( Jornal do Brasil ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário