quinta-feira, 29 de março de 2012

MATUZALÉM , brasileiro da LAZIO , venceu a FIFA através de um processo judicial que entra para a HISTÓRIA do FUTEBOL .

.
1) A Suprema Corte da Suíça deu vitória ao meio-campista brasileiro Matuzalem na batalha judicial que ele trava nos últimos anos contra a FIFA, garantindo o seu direito de continuar sendo jogador de futebol, o que a entidade queria negar. Na sentença considerada histórica, o tribunal chegou a falar em "caráter abusivo da entidade máxima do futebol" para justificar o veredicto.
.
2) Matuzalem jogava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas rompeu seu contrato com o clube, abandonou o país e foi jogar no Zaragoza, na Espanha. Em 2009, o clube espanhol e o jogador brasileiro foram condenados a pagar 12 milhões de euros como pena pela transação ilegal.
.
3) Em 2010, diante do fato de que o dinheiro não havia sido depositado, a Fifa estabeleceu mais uma multa e deu um prazo para que fosse feito o pagamento. Se isso não ocorresse, o brasileiro estaria impedido de voltar aos campos de forma profissional pelo resto de sua vida.
.
4) O caso chegou, então, à CAS (Corte Arbitral do Esporte), instância máxima da justiça desportiva, que deu ganho de causa para a FIFA. Os advogados do jogador decidiram ir além e, num gesto raro, questionaram a decisão na Justiça comum, levando para a Suprema Corte.
.
5) Nesta quinta-feira, a corte máxima da Suíça determinou que a Fifa havia sido abusiva em sua punição e revogou a decisão da CAS, uma decisão ainda mais rara. Para os juízes, a pena de banir o jogador brasileiro do futebol é "incompatível com a ordem pública".
.
6) De acordo com o tribunal suíço, a lei da FIFA é um "atentado grave contra os direitos da pessoa". A sentença divulgada nesta quinta-feira também ressalta que penalidades por conta da violações de contrato devem ter limites.
.
7) Pela determinação dos juízes suíços, Matuzalem fica "livre para arbitrar" em relação ao local onde jogará - com 31 anos, ele defende atualmente a Lazio, da Itália - e sua "liberdade econômica será ilimitada na medida que as bases de sua existência econômica seja colocada em risco".
.
FONTE: AE
.



















.














Francelino Matuzalém da Silva, mais conhecido como Matuzalém, nasceu em Natal-RN, no dia 10 de junho de 1980.

Revelado pelo FUTSAL da Escola Encanto, foi levado para o América de Natal, depois para o Vitória da Bahia e em seguida negociado com o futebol europeu.



Passou pelo suíço Bellinzona e por diversos clubes italianos, tais quais: Nápoli, Parma, Piacenza e Brescia.






Em razão do seu bom futebol, acabou chamando a atenção do Shakhtar Donetsk, que o contratou em 2004. Foi destaque do time ucraniano nos dois títulos nacionais que conquistou.










Após três anos no Shakhtar, foi contratado pelo Real Zaragoza, que o emprestou ao Lazio. Em 2009, vestindo a camisa celeste, conquistou dois títulos: a Copa e a Supercopa da Itália, marcando inclusive um gol na decisão (desta última).

Teve destacada passagem pela SELEÇÃO BRASILEIRA ( de base ).




Seleção Brasileira de Futebol (Sub-17)

Em pé : Marcio Santos (repórter), Andrey, Fábio, Rodrigo Ferrugem, Rogério, Jorginho Paulista e Abel.


Agachados : Ronaldinho Gaúcho; Matuzalém, Diogo, Fernando e Fábio Pinto.

Amistoso em 1997 entre a Seleção Brasileira (sub-17) x A.A.Batel .
.
LOCAL : Estadio Valdomiro Gelinski /Guarapuava(PR).
PLACAR: 3 x 3.





Resumo do Mundial do EGITO/1997.

Campeão: Brasil
Vice-campeão: Gana
Terceiro: Espanha
Quarto: Alemanha

.
Relatório Técnico >>

O Brasil chegou ao Egito com o objetivo de conquistar uma das poucas taças da FIFA que haviam escapado nos anos anteriores. Ciente do desafio, o técnico Carlos César modelou a equipe a partir do habilidoso quarteto formado por Ronaldinho Gaúcho, Abel, Matuzalém e Fábio Pinto.


Bola de Ouro: SERGIO (ESP)
Chuteira de Ouro: DAVID (ESP)
Prêmio FIFA Fair Play: Argentina


Fonte: site da FIFA, EFE e Wikpédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário