sexta-feira, 16 de março de 2012

PONTO FINAL ? Médico do BARCELONA acha difícil volta de Abidal após o TRANSPLANTE . Rafael Matesanz afirmou que o esporte exige muito contato.


Foto (acima) : Dr.Matesanz / imagem = créditos : GETTY.
.
.

1) O lateral esquerdo Eric Abidal mostrou um poder de recuperação notável no ano passado ao se recuperar de uma cirurgia para retirada de um tumor no fígado e voltar a jogar futebol em menos de dois meses. Agora, no entanto, o jogador terá que passar por um transplante do mesmo órgão nas próximas semanas, o que coloca em dúvida a sua possibilidade de retorno aos gramados.

.

2) Para o médico Rafael Matesanz, presidente do Comitê Nacional de Transplantes da Espanha e autor da diretiva europeia de transplantes, será muito difícil que o francês volte a jogar profissionalmente, mesmo com a chance de recuperação após a cirurgia sendo alta.


.

3) "Acho muito complicado. Asseguro que tudo vai correr bem e que ele poderá fazer um esporte de alta exigência, mas o futebol é um jogo de contato, e uma das coisas que alguém deve evitar quando se realiza um transplante é que se produzam impactos traumáticos na área da cirurgia", declarou Matesanz em entrevista ao jornal Marca.

.

4) O primeiro transplante de fígado da história foi realizado em 1963. Desde então, já houve cerca de 17 mil cirurgias do tipo na Espanha. Caso a intervenção em Abidal seja bem-sucedida, o francês terá que realizar uma série de mudanças em seu modo de vida.

.

5) "Ele terá que tomar uma série de precauções, entre elas não receber pancadas na área da cirurgia. Ele deverá tomar alguns remédios por toda a vida e se submeter a controles médicos permanentes. Não há motivo para haver nenhum problema ou rejeição (ao transplante)", afirmou o médico.

.

FONTE: GAZETA

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário