segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dirigente da Fifa acredita que a Copa de 2022 não será realizada no Catar

Advogado alemão Theo Zwanziger diz que entidade está preocupada com as altas temperaturas durante o torneio.

Reprodução
Projeto de como ficará o estádio Al Wakrah, 
no Catar, para a Copa de 2022
Arena Catar (Foto: AFP)Projeto da Arena Catar para a Copa do Mundo. País promete investir, mas Mundial de 2022 vem gerando polêmica (Foto: AFP)A Copa do Mundo de 2022 corre sérios riscos de mudar de local. Escolhido como sede do Mundial, o Catar ganhou nesta segunda-feira a oposição de um membro do comitê executivo da Fifa,  o alemão Theo Zwanziger. Na opinião do dirigente, as altas temperaturas do país asiático farão com que a entidade máxima do futebol transfira o mundial para outro lugar.
"Médicos dizem que não podem assumir a responsabilidade por uma Copa do Mundo realizada sob essas condições (entre junho e julho, as temperaturas podem atingir os 50ºC no Catar)", afirmou Zwanziger em entrevista publicada pelo jornal alemãoSport Bild nesta segunda-feira.
Apesar de a organização do Catar garantir que todos os estádios terão refrigeração, o dirigente alemão acredita que outros fatores relacionados ao calor pesarão para que a Fifa mude a sede do Mundial de 2022. "Torcedores do mundo todo vão chegar e viajar nesse calor, e o primeiro caso de risco de morte vai levar a uma investigação da promotoria pública. Isso é algo pelo qual os membros do comitê executivo da Fifa não querem ser responsáveis", afirmou o alemão.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já admitiu publicamente sua preocupação com as altas temperaturas do Catar, e cogitou realizar o Mundial de 2022 no fim do ano, quando é inverno no país, e até mesmo transferir a competição para outra sede.
Também pesam contra a candidatura do país asiático denúncias de trabalho escravo na construção dos estádios e de compra de votos. Uma investigação interna da Fifa sobre as escolhas de Rússia e Catar como sedes da Copa (de 2018 e 2022, respectivamente) foi finalizada e terá os resultados divulgados no primeiro semestre de 2015, quando a entidade pode anunciar mudanças nos locais onde os próximos Mundiais serão realizados.
FONTE : GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário