quarta-feira, 25 de maio de 2011

ODILON, 1,60m de altura, 119 gols apenas em Campeonatos Estaduais. Relembrando o baixinho bom de bola.

Na FOTO ACIMA temos o jogador Odilon. Autor da foto = desconhecido / Direito autoral reservado / Reprodução feita sem finalidade lucrativa.





1) A eterna cada de menino e a boa cabeleira ( por vezes normal, algumas vezes um pouco maior ) enganavam aqueles que queriam acertar a idade do baixinho Odilon, alías, até hoje Odilon "não conseguiu" ficar careca e continua a aparentar menos idade do que tem.
.
2) Numa dessas tentativas (de advinhar a idade do baixinho), o todo PODEROSO EURICO "SABE TUDO" foi a bola da vez, ou melhor, a "vítima" da vez. Ao jogar contra o VASCO da GAMA - em São Januário - a sua grande atuação despertou o então VICE-PRESIDENTE de Futebol Eurico Miranda, que foi até o vestiário contratá-lo, mas tomou um susto quando soube a sua idade
."O QUE É ISSO ! PENSEI QUE ESSE CARA TIVESSE BEM MENOS IDADE, esbravejou Eurico".
.
3) A cara e o jeito de menino também pregou uma peça nos dirigentes do CRUZEIRO das MINAS GERAIS. Odilon "comeu a bola" contra o time estrelado em pleno MINEIRÃO e os dirigentes foram, após o jogo, procurar o jogador para levá-lo ( imediatamente ) à Toca da Raposa, mas desistiram após saber a idade de Odilon em tal época (1991) : contava com 34 anos.
.
4) Leia ( abaixo ) um texto biográfico bem interessante sobre Odilon, o baixinho que aterrorizava os adversários.



O texto a seguir é de autoria do jornalista Everaldo Lopes - Repórter e Pesquisador.

Tamanho não é documento”, foi o título da primeira matéria produzida por este repórter envolvendo a figura do meio campista Odilon, no momento em que vivia uma das grandes fases de sua carreira vitoriosa, na época vestindo a camisa do Alecrim FC.
.
É que o cobiçado camisa 10 jogava uma bola redondinha, apesar dos 1m60 de altura. É claro que sua deficiência era apenas na hora das bolas cruzadas na disputa com os zagueiros grandalhões todos acima de 1m80. Mas, se a bola vinha da linha de fundo, à meia altura, Odilon não encontrava dificuldade para enviá-la às redes. Fez muitos gols assim, aparecendo como elemento surpresa vindo de trás.
.
Odilon Gomes de Almeida Júnior é seu nome completo, natural de São Gonçalo do Amarante. Tão longa foi sua carreira, em atividade, que o torcedor costumava dizer que o baixinho já tinha passado dos 40 anos. Na verdade, Odilon foi aquele profissional que sabia se cuidar. Bem casado, excelente preparo físico, sem vícios, presume-se que tenha jogado até os 40 anos.

No seu currículo constam 118 gols só em Campeonatos Estaduais, de 1975 até 1997, passando, pois, dos 20 anos como profissional, dos quais 19 só de campeonatos estaduais.
.
Apesar de ter seu nome muito ligado ao Verdão, por ter sido a grande figura do bicampeonato 85/86, Odilon é cria do ABC/RN, tendo nascido nas categorias de base do Alvinegro, quando o diretor de futebol era José Prudêncio Sobrinho.
.
Foi “Pruda”, num acerto com o treinador Edésio Leitão, quem decidiu emprestar Odilon ao Santa Cruz/PE. Tanto é que, em companhia de Edésio, Odilon ainda juvenil do ABC viajou até à capital pernambucana levando o endereço do Arruda, no bolso. Só, que, matreiramente, Leitão despistou e levou Odilon para o Sport Club do Recife.
.
Quando o ABC “acordou”, Odilon já estava brilhando na equipe de base do Leão da Ilha. Foi campeão no meio da garotada, mas logo a seguir passou a profissional. Ficou famoso quando ganhou capa da revista Placar como a maior sensação do clube da Ilha do Retiro.

Na carreira de Odilon constam que vestiu as camisas do ABC (juvenil e profissionais), Sport Club do Recife, Potiguar de Mossoró (duas passagens) Alecrim FC, América/RN. (passagem rápida, emprestado), Fortaleza/CE, onde fez muito sucesso chegando a ídolo da galera tricolor do Pici. Algumas das equipes onde Odilon ganhou títulos como campeão: Alecrim em 85/86, com essa formação no bicampeonato:

.
César, Saraiva, Lúcio Sabiá, De Leon e Soares, Doca, Ronaldo e Didi Duarte, Curió, Baíca e Edmo. Técnico nos dois anos, Ferdinando Teixeira.

No ABC Odilon é tricampeão 93, 94 e 95. Em 93 sendo esta a formação campeã: André Dias, Marechal, Sandro Forner, Romildo e Tito, Ragne, Alves, Sérgio China e Odilon, Joãozinho e Cláudio José. Técnico, o gaúcho Sérgio Lopes. Em 94, foi campeão tendo Danilo Menezes como treinador, o meio de campo tinha Zelito, Quirino e Odilon, e em 95 , Ferdinando Teixeira como treinador, o meio de campo era formado por Adenilton, Adilson Heleno e Odilon.

Em toda sua carreira, Odilon participou de 334 jogos em Campeonatos Estaduais, assinalando 119 gols, mas, curiosamente, apesar de ser recordista em participação de jogos valendo Estaduais, Odilon nunca foi artilheiro de campeonato. No seu currículo, constam oito “canecos” Estaduais: 83, 85, 86, 87, 89, 93, 94 e 95.

Odilon tem uma passagem pelo América/RN em 1982, para disputar o Campeonato Brasileiro. Eis uma das partidas com Odilon atuando com a camisa vermelha: na data de 10/02/82, Botafogo/RJ 2x0 América/RN, gols de Perivaldo e Mirandinha, formando o time potiguar com:
.
César, Ivan Silva, Sabiá, Sérgio Poti e Wassil, Baltazar, Gilson Lopes, e Didi Duarte (Odilon), Sandoval, Norival e Severinho. Técnico, Erandyr Montenegro.
.
O Botafogo com Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Lima e Washington, Rocha Wescley e Josimar, Ziza, Mirandinha e Jérson (com j) Técnico, Neto Camargo.
Local: Maracanã.
.
Quando chegou para o Sport Clube do Recife, ainda juvenil, sua baixa estatura levou o departamento técnico do clube a submeter o jogador a uma alimentação especial e exercícios apropriados, passando de 1,55 para 1,60m.
.
No auge da forma técnica, foi cobiçado pelo Botafogo, tendo o clube carioca tentado várias vezes levá-lo para “General Severiano”, mas o Sport não abria mão. Odilon tem seis irmãos, porém somente ele e Odisser (ponta esquerda) tornaram-se profissionais do futebol.

Odilon lidera o retrospecto entre artilheiros do Estadual >>

No retrospecto dos Campeonatos Estaduais/RN Odilon está em primeiro lugar com 119 gols, Alberi 113, Marinho Apolônio 106, Jorginho e Cícero Ramalho 97, Silva 77, Zé Ivaldo 76, Oliveira 68, Saquinho 67, Sérgio Alves 66, Sandoval 58, Baíca 56, Dedé de Dora também 56, Xixico (anos 30/40) 55 e Canindezinho 53.

Por ter nascido em São Gonçalo, Odilon era muito ligado àquela cidade, tendo trabalhado na prefeitura durante algum tempo quando Poty Júnior foi eleito prefeito. Hoje, mora em Mossoró e trabalha numa empresa educacional ao lado de um dos seus irmãos. (Fontes: Newton Alves e Everaldo Lopes)

.
Na FOTO ABAIXO temos o ABC F.C. Autor da foto = desconhecido / Direito autoral reservado / Reprodução feita sem finalidade lucrativa.


Em pé: Edson, Washington(goleiro) , Zito, Arimatéia, Lourival e Roberto Vital (médico); agachados: Furão ( massagista), Zinho, Lauro, Cacau, Odilon, Baíca e Joca ( roupeiro e mordomo).
.

3 comentários:

  1. Em Mossoró. Tem uma quintada nu unp

    ResponderExcluir
  2. Em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Tem uma lanchonete no interior da Universidade Potiguar situada neste município potiguar.

    ResponderExcluir