sábado, 30 de julho de 2011

Clubes europeus podem romper com FIFA e UEFA depois de 2014.


1) A ACE (Associação de Clubes Europeus), grupo que reúne 197 clubes do Velho Continente, tem demonstrado insatisfação com o modo de gestão de futebol que vem sendo adotado pela FIFA e pela UEFA, principalmente em relação ao agendamento de partidas e à divisão de receitas. Por isso, já começaram a surgir entre membros da entidade indícios de que poderia ocorrer um rompimento das agremiações com estas associações.
.
2) "Somos nós quem investimos dinheiro, somos nós que desenvolvemos os jogadores, somos nós que damos a eles uma razão para jogar. Sem os clubes, o que você acha que eles (FIFA e UEFA) irão fazer?", questionou Umberto Gandini, diretor do Milan (clube integrante da ACE), em entrevista à "Bloomberg".
.
3) A ACE foi formada a partir do rompimento do G14, em janeiro de 2008. Na ocasião, foi firmado um memorando de entendimento junto à Fifa e à Uefa. Acontece que este documento vale apenas até 2014 e, a partir de então, seria aberta a possibilidade de que os clubes declarassem sua "independência", perdendo os vínculos atuais com as tradicionais associações de clubes e podendo se organizar em novos torneios sem a ingerência das mesmas.
.
4) Além dos fatores econômicos (divisão de receitas) e esportivos (excesso de número de jogos de seleções nacionais), a ACE também demonstra preocupação com as recentes denúncias de corrupção na Fifa. Para Karl-Heinz Rummenigge, líder da entidade de clubes europeus e presidente do conselho executivo do Bayern de Munique, a FIFA é dirigida por pessoas "que não são sérias" e que fizeram da entidade uma "máquina de fazer dinheiro".
.

FONTE: Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário