domingo, 31 de julho de 2011

Você sabe tudo sobre o orgasmo? Nesse Dia do Orgasmo, 31 de julho, descubra o que ele faz para a sua saúde.


Por Carolina Gonçalves

1) Para muitas mulheres, relações sexuais nem sempre são sinônimo de prazer. Dados do estudo Mosaico Brasil, feito em 2008, mostram que 35% das mulheres adultas nunca tiveram um orgasmo. Os estudiosos no assunto revelam, ainda, que uma em cada 10 mulheres tem problemas de desejo sexual.
.
2) "O orgasmo faz parte da resposta sexual humana, sendo ele o ponto máximo do prazer sexual", explica a especialista em uroginecologia Mônica Lopes, também membro da Associação Brasileira de Estudos da Inadequação Sexual.
.
3) De acordo com Nelson Gonçalves, Chefe do Setor de Sexologia da Santa Casa de São Paulo e Consultor de Sexologia do Femme - Laboratório da Mulher, o orgasmo é uma intensa descarga nervosa precedida de uma tensão muscular e emocional e seguida de uma imediata descontração de alívio.
.
4) Conversamos com esses especialistas e desmistificamos as maiores dúvidas que as mulheres têm sobre o orgasmo. Será que você sabe todas as respostas? Faça o nosso quiz e descubra!


Pergunta n°01 = O orgasmo é igual para todas as mulheres?

Resposta correta: NÃO

Nota: "Cada mulher é genuína na hora do prazer", diz Mônica Lopes. De acordo com os especialistas, a intensidade das sensações pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo na mesma pessoa, de orgasmo para orgasmo. Ele pode variar dependendo de boas preliminares, do estado emocional da mulher e até da fase da vida em que se encontra. "A plenitude sexual das mulheres acontece entre 30 e 45 anos e com o tempo, algumas mudanças estruturais, como a queda hormonal, interferem no desejo", completa.


Pergunta n°02 = Existe ejaculação feminina?

Resposta correta: SIM, é cientificamente comprovado.
.
Nota: A ejaculação feminina é mencionada em muitos textos Taoistas desde o século IV DC. Atualmente, um trabalho no The Journal of Sexual Medicine investigou se era urina o líquido que sai da uretra durante a suposta ejaculação feminina e concluiu que além de não ser urina, também não era o líquido da lubrificação. "Ou seja, as pesquisas revelaram que a ejaculação feminina é um fenômeno incomum, porem fisiológico", diz Mônica Lopes.


Pergunta n°03 = Existem remédios que fazem a mulher ter mais orgasmos?

Sua resposta: NÃO

Nota: "Não existe nenhum remédio específico que faça a mulher ter um orgasmo", diz o especialista Nelson Gonçalves. Ele afirma, porém, que existem hormônios e outros remédios que ajudam algumas mulheres a ter um orgasmo mais facilmente. "Mas eles devem usados apenas por mulheres que tem carência em alguma substância inibidora do orgasmo, como a serotonina", diz. O ideal, portanto, é procurar um ginecologista antes de qualquer coisa.


Pergunta n°04 = Os chamados orgasmos múltiplos existem de verdade?

Resposta correta: SIM

Nota: O orgasmo múltiplo é um fenômeno pouco frequente e se caracteriza por uma sequência de orgasmos. Os especialistas afirmam que nem todas as mulheres conseguem ter orgasmos múltiplos e que esse fenômeno é mais comum em mulheres que são muito estimuladas e têm uma tendência a gostar e se entregar mais ao sexo. Porém, ambas as condições - ter ou não orgasmos múltiplos - são absolutamente normais e saudáveis.


Pergunta n°05 = A mulher precisa ter um orgasmo em todas as relações sexuais?

Resposta correta: NÃO, isso não é uma regra

Nota: "O que a mulher sempre precisa é relaxar e curtir a relação sexual junto ao seu parceiro (a). Se o orgasmo vier, ótimo. Se não, virá numa próxima vez", afirma Mônica Lopes. "Ruim são as cobranças e as falsas associações entre o prazer e o orgasmo", completa.


Pergunta n°06 = Algumas doenças podem tirar o apetite sexual?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: SIM.

Nota: "Toda a doença aguda ou crônica pode tirar o apetite sexual", revela Nelson Gonçalves. Ele afirma que, se as doenças não forem controladas com medicamento ou outro tipo de tratamento, podem interferir diretamente na libido. Entre as principais doenças inibidoras do apetite sexual estão ansiedade, depressão, fadiga, diabetes e distúrbios hormonais.


Pergunta n°07 = A adoção de hábitos saudáveis pode interferir na libido?

Resposta correta: SIM

Nota: Estresse, depressão, mudanças de humor, maus hábitos alimentares, má qualidade do sono e falta de exercícios físicos são fatores que podem alterar o orgasmo. Uma pesquisa publicada no The Journal of Sexual Medicine, feita com mais de 5000 pessoas, mostrou que 78% dos homens e 91% das mulheres sem hábitos de vida saudáveis não possuíam parceiro sexual. Isso deixa claro que existe também a relação contrária - pessoas que têm um parceiro sexual sentem mais vontade de se cuidar.

Pergunta n°08= Masturbação é uma atividade saudável?

Resposta correta: SIM

Nota: Ambos os especialistas apontam que a masturbação traz inúmeros benefícios à saúde, como alívio das tensões sexuais, conscientização corporal - que pode influenciar em uma melhor qualidade sexual com o parceiro(a) -, redução do estresse e até melhora da qualidade do sono. "Porém, ainda existem muitas pessoas aprisionadas na ideia de que a masturbação é suja ou pecaminosa", diz Mônica Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário