quarta-feira, 23 de maio de 2012

Morre Chico Formiga, o técnico dos primeiros 'Meninos da Vila'.

1) Morreu nesta terça-feira, aos 81 anos, o ex-jogador e técnico Francisco Ferreira de Aguiar, o Chico Formiga. O ex-profissional do Santos sofreu um enfarto fulminante por volta das 18h30, no apartamento onde morava, em São Vicente, na Baixada Santista.
.
2) Natural de Araxá (MG), Formiga escreveu o seu nome na história do Santos entre as décadas de 50 e 60 ao conquistar títulos de expressão como jogador do clube. Já como treinador, "Seu Chico", como passou a ser chamado por amigos, também obteve sucesso e ganhou campeonatos importantes.
.
3) Chico Formiga jogou pela equipe santista em duas passagens: 1950-1956 e 1960-1963. Em sua carreira, o volante também chegou a atuar pelo Palmeiras, de 1957 até 1959.
.
4) Depois que pendurou as chuteiras, Formiga brilhou como técnico campeão paulista pelos alvinegros, em 1978. Comandando a primeira geração de Meninos da Vila, que contava com craques como Pita, Ailton Lira, João Paulo, Nilton Batata e Juary, a carreira de treinador ganhou destaque. No Santos, o vice-campeonato brasileiro de 1983 também foi um grande momento de sua trajetória.
.
5) Além do Santos, Chico Formiga passou pelo São Paulo, onde foi campeão paulista de 1981, com um time que ficou chamado de "Máquina Tricolor". Vice-campeão paulista pelo Corinthians, em 1987, Formiga também dirigiu o Cruzeiro e ainda foi campeão mineiro pelo América-MG, em 1993. A sua passagem como técnico rendeu passagens ainda pelo futebol mexicano e japonês.
.
6) No final de sua carreira no futebol, o ex-jogador e ex-treinador trabalhou como captador de talentos, nas categorias de base do Santos. Nos últimos anos de sua vida, Chico Formiga sofreu com problemas de saúde. O ídolo santista deixou quatro filhos e dois netos.
.
FONTE: GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário