terça-feira, 22 de maio de 2012

Seu emprego está por um fio? Aprenda alguns truques e equilibre-se.

.
O texto é de autoria da INFOmoney
.
SÃO PAULO - Se após algumas atitudes inadequadas da sua parte você perceber que o clima na empresa está estranho e que o seu gestor mal fala com você, é melhor ficar atento: seu emprego pode estar por um fio. 
.
E nada de se desesperar! Talvez com um grande esforço da sua parte, você ainda possa reverter esse quadro e melhorar sua imagem na corporação. 
.
Quem compartilha dessa opinião é a presidente da Dasein Executive Search, Adriana Prates. Segundo ela, se o coloborador está na empresa e não foi demitido, isso significa que o mesmo ainda tem alguma chance. “Do contrário, ele já estaria cumprindo o aviso prévio, não é mesmo?”, diz. 
.
Dessa forma, batalhar para mudar a própria imagem ainda pode se mostrar uma boa opção. “Conquistar uma imagem positiva na organização é uma tarefa diária e constante, mas reconquistar a própria credibilidade não é tão fácil assim”, lembra a profissional. .
.
Desafios. Pois é, ao que parece, ao tentar reverter um quadro negativo, o colaborador passará por diversos tipos de provações, especialmente por parte dos seus colegas e superiores.
.
"No começo, ninguém acreditará na mudança e ele será muito criticado. O importante, no entanto, é que o mesmo não perca o foco e mantenha seu objetivo, tentando sempre estabelecer boas alianças com pessoas que cresceram pela meritocracia”, explica Adriana. Segundo ela, o ideal é que as alianças sejam formadas com profissionais que tenham dignidade e profissionalismo, afinal, muitos colegas tentarão derrubá-lo ao perceber suas intenções de melhora.
.
A recuperaçãoE se o colaborador ainda assim se sentir meio perdido em sua readequação de imagem, cabe ao superior ajudá-lo. “Em uma conversa franca, o líder deve informar quais os comportamentos mais inadequados que o profissional manteve na empresa, orientando-o ainda sobre o que a companhia espera dele dali por diante”, explica Adriana. 
.
O valor do profissional. E não pense você que tamanho esforço não vale à pena. Para quem não sabe, um profissional 'recuperado' costuma ter um valor extra na empresa em que atua. “Superar uma fase ruim não é fácil, mas ao conseguir esse feito o valor do contratado praticamente triplica, afinal, todos querem um profissional que foi provado e conseguiu dar a volta por cima. Isso mostra força e maturidade”, conta a presidente da Dasein Executive Search. 
.
Os truques. E se você ficou curioso para saber como melhorar sua imagem em uma organização, fique atento às recomendações da gerente e Líder da Prática de Leadership & Talent Hay Group América Latina, Glaucy Bocci. 
.
Estabeleça uma figura de confiança para feedbacks: tenha um colaborador da empresa como referência e peça para ele ajudá-lo alertando-o sobre suas principais mudanças.
.
Melhore sua aparência: vista-se melhor e de acordo com o perfil da sua empresa. 
.
Avalie sua comunicação: se você tem problemas para falar em público, que tal fazer um curso para melhorar sua apresentação? 
.
Melhore seus relacionamentos: procure ser mais agradável com os colegas de trabalho e também mais atencioso, especialmente se você já teve problemas nessa área. Não se atrase: lembre-se que pequenos atrasos podem ser perdoados, mas atrasos constantes, não. Por isso, não se atrase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário