sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Saiba quais foram os piores investimentos de 2012 até aqui .

No exterior, a novela da crise europeia, a fraqueza da economia dos Estados Unidos e a falta de boas perspectivas para esses temas no curto e no médio prazo. No Brasil, o impacto desse cenário externo negativo, a mudança das regras da poupança e a queda dos juros. É... O ano de 2012 tem trazido muitas surpresas e não tem sido fácil para os investimentos.

Em um mercado tomado pelo medo, a única certeza dos últimos meses tem sido a volatilidade. Vai e vém, sobe e desce, dificuldade maior do que o normal de se fazer previsões. E prejuízos, claro.

Alexandre Silva de Oliveira, economista e professor de Economia de Desenvolvimento da Unip, dá a dica: "O investidor inexperiente precisa pesquisar e se informar muito bem sobre as condições do contrato que está aderindo. Por exemplo, qual é a incidência do Imposto de Renda e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, necessita avaliar qual é parcela de sua renda comprometida [pelo investimento] e quais os riscos dos quais está participando nesta aplicação financeira."

Os cinco piores

Escolher o tipo de investimento mais adequado a seu perfil já não é uma tarefa fácil em condições normais de temperatura e pressão. No cenário atual, então, a dificuldade aumenta. É importante lembrar que não há receita de bolo nem certeza de ganhos; investir é sinônimo de correr risco, maior ou menor. De toda forma, olhar pelo retrovisor pode ajudar na decisão dos próximos passos.

Confira os cinco investimentos financeiros que tiveram os menores retornos em 2012 (até o mês de agosto):

Ações do Ibovespa
 
O que é? O Ibovespa é o principal índice de ações - indicador de desempenho de um determinado grupo de ações - da bolsa de valores brasileira. Ele é composto pelas ações mais negociadas na Bovespa.
 
Quanto rendeu em 2012? 0,88%
 
Por que não foi bem? José Eduardo de Toledo Abreu Filho, economista da Plena Consultoria de Investimentos, explica que o desempenho ruim da bolsa é explicado principalmente pela crise internacional e pela queda da atividade econômica no Brasil. Nesta quinta-feira, 27, o governo brasileiro revisou para baixo sua projeção para o crescimento econômico do país de 2,5% para 1,6% em 2012.

Poupança
 
Quanto rendeu em 2012? 3,72%
 
Por que não foi bem? Gustavo de Carvalho Chaves, diretor executivo da G9 Investimentos, avalia que, após a mudança das regras das novas cadernetas de poupança, era de se esperar que a rentabilidade decepcionasse em comparação a outros tipos de investimento, apesar da isenção do Imposto de Renda e da inexistência de taxas de administração.

CDI
 
O que é? Todos os dias os bancos concedem e tomam empréstimos entre si para equilibrar suas reservas. Um dos principais títulos negociados nesses empréstimos é o CDI (Certificados de Depósitos Interbancários). O CDI propriamente dito é apenas negociado entre bancos, mas podemos adquirir produtos financeiros cujo retorno é baseado no retorno do CDI, ou seja, no juro que os bancos pagam para obter empréstimos entre si.
 
Quanto rendeu em 2012? 5,93%
 
Por que não foi bem? Alexandre explica que normalmente o custo dos empréstimos entre os bancos é afetado pela quantidade de dinheiro em circulação no mercado e pela atual política de queda dos juros. Ou seja, se os juros estão caindo, a remuneração do CDI tende a cair também.

LFT para 7/3/2013 - Tesouro Direto
 
O que é? As Letras Financeiras do Tesouro são um tipo de título público, papéis emitidos pelo governo que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública. Funciona como se você emprestasse um dinheiro para o governo, que lhe devolverá depois com juros. No caso da LFT, você só saberá exatamente o quanto irá ganhar em seu vencimento, uma vez que a rentabilidade acompanha a Selic, a taxa básica de juro brasileira.
 
Quanto rendeu em 2012? 6,06%
 
Por que não foi bem? O mau desempenho está atrelado à atual política de queda de juros no Brasil. Gustavo avalia que esse cenário reflete o alinhamento atual da política econômica brasileira às economias desenvolvidas, ou seja: favorecer o empreendedorismo e o crescimento da economia. Se os juros são menores, o crédito é facilitado e as empresas e indústrias têm acesso facilitado a financiamentos para expandir suas atividades.

NTN-F para 1/1/2013 - Tesouro Direto
 
O que é? As Notas do Tesouro Nacional - Série F são um outro tipo de título público. Diferentemente das LFTs, você sabe já na hora da compra o quanto receberá no vencimento (10% ao ano, mas desse valor são descontados impostos e taxas). Entretanto, é importante lembrar que muitas pessoas não esperam o vencimento do título para serem remuneradas pelo governo e acabam vendendo os papéis para terceiros, ganhando ou perdendo de acordo com o preço de venda.
 
Quanto rendeu em 2012? 7,52%
 
Por que não foi bem? O mau desempenho também está atrelado à atual política de queda de juros no Brasil, que acaba reduzindo a atratividade dos investimentos em renda fixa, explica Alexandre.

FONTE :  | Yahoo! Contributor Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário