segunda-feira, 18 de julho de 2011

HOJE, dia 18 de julho de 2011, o "PETARDO CHINÊS" completa 18 anos. Relembre o ABC x América de 18.07.1993. Texto e vídeos.


ABC versus América e o “petardo chinês” de 1993.

1) Hoje, dia 18 de julho do ano em curso, para felicidade da FRASQUEIRA, bem como de todo o corpo diretivo do ABC Futebol Clube, comemora-se 18 ANOS DE UMA VITÓRIA IMORTAL : o ABC venceu o seu arquirrival duas vezes em uma só partida de futebol profissional.
.
2) Estamos falando da final do 2° TURNO do Campeonato Potiguar de 1993, dia em que o ABC entrou em campo com a HISTÓRICA OBRIGAÇÃO de vencer o América no tempo normal e na prorrogação.
.
3) Nos 90 minutos o ABC venceu por 2 a 1, gols de Joãozinho (de cabeça) e Sérgio China (de falta) pelo ABC, forçando a existência de uma prorrogação de 30 minutos, ou seja, sem a existência do gol de ouro. O único gol de América, anotado por Bebeto, não foi o suficiente para seu time que jogava pelo empate.
.
4) Na prorrogação, quase no último minuto, mais um momento iluminado de Sérgio China ao disparar um petardo e fazer o gol salvador no momento em que a torcida do AMÉRICA explodia o Machadão aos gritos de : É CAMPEÃO ! É CAMPEÃO ! É CAMPEÃO !

5) Uma vitória COMPLETA 18 anos ( neste dia 18 de julho de 2011 ), todavia muitos atestam que “foi ontem”. Não me recordo de um CLUBE ter COMEMORADO a MAIORIDADE de UMA VITÓRIA, eis a razão de tal ineditismo ter a possibilidade de pertencer à nossa FRASQUEIRA. O dia 18 de julho do ano em curso, para nossa felicidade, é a data natalícia de uma VITÓRIA MAIORAL, cujo tempo se traduz em MAIORIDADE em todos os sentidos.
.
6) O “petardo chinês” completa 18 anos ! O último gol do ABC (o segundo de Sérgio em tal jogo) ganhou este apelido da FRASQUEIRA, face ao chute venenoso que deixou a bola no fundo das redes do goleiro Eugênio, desobstruindo os obstáculos construídos pela RETRANCA VERMELHA, fazendo a torcida do ABC explodir de felicidade em mais uma vitória diante do América !
.
7) Muitos foram os clássicos ABC versus América, mas nenhum deles teve o elã da tarde-noite do dia 18 de julho de 1993, especialmente sob o prisma da duplicidade..

8) O sabor de vencer o América é sempre especial, vindo DUAS VEZES em um mesmo dia é quase indescritível, tornando a conquista ainda mais prazerosa ! Some-se ainda o fato da torcida alvirubra, nos minutos finais, já ter “explodido” o Machadão ao cantar o Hino do América e dizer a todos que era o CAMPEÃO, clamando para si uma conquista que o ABC resgatou ao apagar das luzes.
.
9) Nem todos se lembram, mas no exato momento em que a FRASQUEIRA COMEMOROU o gol da vitória, André Dias - arqueiro alvinegro – já tinha abandonado a sua meta e estava dentro da área do América tentando marcar o gol salvador, feito por Sérgio China..

10) Por vezes escuto que o ABC deu números finais ao jogo através do gol de ouro, a moda do futebol na época, mas tal afirmação não procede ! Vejo-me na obrigação de fazer uma pequena digressão e voltar mais uma página do passado para lembrar que a FIFA inseriu a “morte súbita” no futebol – já existente em outros esportes – com o nome de “golden goal”, ou seja, gol de ouro. O início se deu no 9°Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1993, realizado na Austrália, oportunidade em que o mundo viu Anthony Carbone marcar o primeiro gol de ouro no dia 13.03.1993, decretando a vitória australiana diante do Uruguai, impondo (aos 9 minutos da prorrogação) o encerramento antecipado da partida, ou seja, gol feito e jogo finalizado sem a necessidade da disputa por pênaltis ! Dessa forma o mundo passou a conhecer o gol de ouro, uma novidade que marcou o futebol em 1993, mas que não integrou o regulamento do Campeonato Potiguar daquele ano tão significativo para o esporte bretão.
.
11) É natural o torcedor lembrar do ano de 1993 e associá-lo ao surgimento do gol de ouro para o mundo do futebol, mas em Natal, no dia 18.07.1993, a bola continuou a rolar após a FRASQUEIRA EXPLODIR de EMOÇÃO através do gol de Sérgio China.

12) Num ato impiedoso, para testar os hipertensos e cardíacos, o árbitro José Aparecido ainda achou tempo para assinalar uma cobrança de falta a favor do América, já no minuto de acréscimo do 2° tempo da prorrogação. A bola do jogo estava ali, cuidadosamente posicionada para o último chute... O gol decretaria o empate e o título do 2° TURNO seria do América. Para muitos o gol alvirubro (naquele momento) seria uma forte injustiça após uma batalha gigantesca do ABC em busca do título, mas em tal jogo tudo seria possível. É amigos, seria... A cobrança de falta americana foi um tiro de canhão, mas para fora, quase levando a bola para as margens da BR 101. O troféu, “ganho” pelo América após os gritos de É CAMPEÃO, “reconquistado” pelo ABC através do gol de Sérgio China, foi mesmo para a outrora Vila Olímpica após o apito final.
.

13) Alvinegros e Alvirubros testemunharam muitas disputas em quase 100 anos de existência do Clássico-Rei, mas apenas uma torcida teve o prazer de saborear DUAS VITÓRIAS em uma mesma partida de futebol. Festa da FRASQUEIRA, do TIME do POVO, do Mais Querido, de todos aqueles que fizeram (e ainda fazem) o coração do ABC Futebol Clube pulsar com a marca indelével da EMOÇÃO.
.

14) Este texto é um convite à lembrança, bem como uma sugestão ao Conselho Deliberativo do ABC, na pessoa do Dr. Ives Bezerra, no sentido de que tal fato histórico seja mencionado na próxima reunião deliberativa. Aproveitando o ensejo, fica registrada a sugestão para o Conselho homenagear, 18 anos depois, os guerreiros da batalha gloriosa de 18 de julho de 1993. Que tal homenagem seja um reeencontro simples e feliz, tal qual é a nossa FRASQUEIRA.
.
15) O tempo segue, avança, voa sem esperar ninguém, mas as boas RECORDAÇÕES permitem ao ser humano sorrir outra vez com a mesma intensidade dos tempos de outrora.
.

Cordialmente,
José Leonardo G.M.Bezerra
EDITOR Do BLOG Música do Gol


.
1993 ABC F. C. É hora de você entrar (+ uma vez ) no túnel do tempo. 5 vídeos pra você atendendo aos VÁRIOS e VÁRIOS pedidos ! Postagem REPLAY pra vc.
LOGO ABAIXO, conforme prometido, 5 vídeos do YOU TUBE pra VOCÊ voltar agora ao ano de 1993 !


Sempre recebemos muitos e-mails dos mais diversos assuntos. No quesito "TÚNEL do TEMPO", é impressionate o número de pedidos para o BLOG repetir a postagem dos vídeos do ABC no ano de 1993. Pedido feito, pedido aceito em razão da IMENSA VONTADE dos amigos do Blog Música do Gol. Vamos por partes ! O primeiro vídeo (abaixo) retrata a final do 2° turno do Campeonato Potiguar de 1993. O DIA EM QUE O ABC foi obrigado a vencer o América duas vezes em um mesmo domingo.







O vídeo número 2 é sobre o SEGUNDO TEMPO e toda a prorrogação da final do SEGUNDO TURNO de 1993. Veja o gol do Sérgio China no finalzinho do 2° tempo da prorrogação. Até o goleiro do ABC estava na área do América. Muita gente ( na área do América ) terminou prejudicando a visão do goleiro Eugênio.

Para piorar ( a vida do goleiro ALVIRUBRO ) a bola ainda teve a ajuda do "morrinho artilheiro".

.

Veja que o chute do Sérgio China foi muito forte, mas a falta de visão do goleiro terminou prejudicando a sua defesa.

.

No tempo normal 2 a 1 para o ABC. Pelo regulamento, se tivesse sido empate no tempo normal, o título teria sido do América.

.

O jogo foi para a prorrogação e o placar zerou ( conforme determinava o regulamento ) . O América jogava pelo empate outra vez, ou seja, o ABC tinha que vencer também a prorrogação. O ABC fez o gol quase no final e a TORCIDA DO AMÉRICA já gritava :"É CAMPEÂO, É CAMPEÃO, É CAMPEÃO !!!". No tempo normal 2 a 1 para o ABC, na prorrogação 1 a 0.






O vídeo número 3 é um comentário do jornalista LOURIMAR NETO sobre a grande vitória do ABC Futebol Clube, também nominada de VITÓRIA quase IMPOSSÍVEL.






.
.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
.
OBS 1 = Os três vídeos ( acima postados ) são da final do 2° turno, dia 18.07.2011.
.
OBS 2 = Os dois vídeos a seguir ( abaixo ) são da finalíssima.
.
OBS 3 = Foram 3 jogos que decidiram o Campeonato Potiguar de 1993. Isto mesmo, uma finalíssima de três partidas. Não temos o vídeo do primeiro jogo ( América 2 x 0 ABC ), mas temos o vídeo do 2°jogo ( ABC 3 x 2 América ) e o terceiro ( ABC 0 x 0 América ).
.
.
O vídeo número 4 ( abaixo ) apresenta o segundo jogo da FINALÍSSIMA do Campeonato Potiguar de 1993. O primeiro tempo terminou 2 x 1 para o América. No segundo tempo o ABC virou para 3 a 2. O ABC inverteu a vantagem para o último jogo ( de três ) da FINALÍSSIMA do CAMPEONATO POTIGUAR, ou seja, o América jogaria pelo empate ! Isto mesmo, jogaria, mas o ABC inverteu a vantagem e foi fazer a finalíssima jogando pelo empate.
.









O vídeo n°5 ( abaixo ) é sobre o SEGUNDO jogo da finalíssima do Campeonato Potiguar de 1993. A filmagem não está boa, mas sempre é bom VER e REVER um título ! Observe que - já perto do fim - a fita apresenta uma falha no momento das entrevistas, ou seja, entra a gravação do JORNAL da BAND ( com uma matéria sobre greve de professores e bolsa de valores ) , mas após 30 segundos temos de volta as imagens sobre o TÍTULO DO ABC. A continuidade da matéria apresenta o zagueiro alvinegro SANDRO FORNER ( com a camisa do ABC na cabeça ) no vestiário do ESTÁDIO MACHADÃO. Logo após temos a entrevista ao goleiro André.




.

Em pé: Carlinhos Marechal, André Dias, Romildo, Alexandre, Sandro Forner, Rágner, Marcelo Terremoto e Vereador (fisicultor). Agachados: Sérgio China, Furão(massagista), Joãozinho, Odilon, Cláudio José e Eduardo.





ABC F.C. 1993 => EM PÉ ( da esquerda para a direita ): a PRIMEIRA PESSOA é um FUNCIONÁRIO do ABC ( que não conseguimos saber o nome ) , Carlinhos Marechal, Romildo, Ragner, Café, André Dias e Dr. Roberto Vital ( médico) . AGACHADOS: Furão ( massagista ) Odilon, Sérgio China, Alves,Cláudio José, Joãozinho, Quinho Paulista e Joca ( roupeiro ) .




.

4 comentários:

  1. Amei essa matéria, me emocionei muito!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional a matéria José Leonardo.E em 1993 eu tinha apenas dois anos de idade ,não sabia detalhes dessa conquista que foi exatamente a cara do ABC FC:luta, garra, fé, emoção; me emocionei bastante agora aos meus vinte anos de idade e te dou meus parabéns pela matéria;ela me fez ter mais orgulho do alvinegro do povo potiguar , me emocionou ao lembrar o quanto que o ABC sempre foi para a frasqueira.Me emocionei mais ainda, se eu não me engano, no vídeo 3 com a frasqueira cantando:" olêê olê olê olêêêê BC BC..." Lindo demais ,emocionante.

    ResponderExcluir
  3. essa vitoria me fez pula da frasqueirinha pra o gramado pra comemora juntos com os jogadores adorei essa materia .

    ResponderExcluir