quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Futebol racional de Neymar preocupa psicóloga do Santos. ACABOU ou diminuio a ESPONTANEIDADE ?




.
1) Ao analisar a mudança de comportamento do atacante Neymar após o desfecho da confusão com o técnico Dorival Júnior, a psicóloga do Santos há mais dez anos, Sônia Román, demonstra preocupação com o futuro do atleta dentro de campo. Segundo a psicóloga, o camisa 11 abandonou a irreverência dentro de campo para adotar um futebol racional, o que pode prejudicá-lo na carreira.
.
2) Apesar dos elogios que o atleta recebeu de jogadores, técnicos e jornalistas pelo comportamento tranquilo nos últimos jogos, Sônia acredita que atletas e artistas não podem abdicar da espontaneidade.
.
3) “Toda a racionalidade impede a espontaneidade. É o espontâneo que deve prevalecer. Ele agora não dá mais um ‘chapéu automático’, agora ele pensa antes e acaba não dando. No racional ele não joga”, afirmou à psicóloga.
.
4) A especialista em comportamento crê que a confusão envolvendo Neymar e Dorival Júnior aconteceu porque o treinador tentou impedir o talento espontâneo do atacante santista. Isso porque, o atleta xingou o técnico após ser proibido de cobrar um pênalti nos minutos finais de um jogo.
.
5) “Você não pode mexer na arte de um jogador. Ao impedir o atleta de bater um pênalti, é como se você estivesse mexendo em um vespeiro”, disse Sônia.
.
6) Apesar do clube oferecer psicólogos, professores e assistentes sociais para os atletas das categorias de base, a psicóloga confessou que atitudes como a de Neymar são inevitáveis. “Não dá para evitar, mas dá para resolver”, comentou.

.
PARTE II
.
Psicóloga diz que estilo democrático de Dorival influenciou na confusão.

a) Para Sônia Román, o técnico Dorival Júnior colaborou no episódio, já que o treinador não era autoritário e permitia muitas brincadeiras dentro do elenco santista. “Por ser democrático, ele vinha aceitando um relaxamento, um ambiente mais aberto. Eu vi uma entrevista na televisão em que os meninos (atletas) faziam micagens atrás do Dorival durante a entrevista. Questionado sobre isso, ele disse que era normal”, afirmou à psicóloga.
.
b) Sônia, inclusive, declarou que Dorival tentou ser autoritário apenas quando pediu o afastamento de Neymar. “O Dorival não é autoritário e sim democrático. Quando ele pediu o afastamento e não ganhou o jogo (empatou com o Guarani por 0 a 0), ele perdeu o cacife. O Dorival é um cavaleiro, foi ótimo para o clube, mas deixou os atletas nadarem de braçadas”, disse.
.
c) A psicóloga não concordou com a atitude de Neymar, mas considera que vários adolescentes cometem o mesmo erro constantemente. Porém, o fato do atacante santista ser um ídolo do futebol, gerou uma supervalorização do caso. “Eu erro sempre, mas nós erramos em quatro paredes. Já o Neymar vende, desperta a curiosidade. Os erros ficam mais dispostos. O filho tem rebeldia com o pai umas três vezes na semana, mas fica escondido dentro de casa”, concluiu.
.
Fonte: Samir Carvalho / jornalista

10 comentários:

  1. neymar vc é td para mim!

    ResponderExcluir
  2. neymar vc é lindoooooooo

    ResponderExcluir
  3. neymar vc e um gato sorte da sua mulher de 17 anos casada com vc e ter um filho vc deve fala de min em uma entrevista te amo gostozo meus sonhos são com vc eu acho

    ResponderExcluir
  4. neymar vc é um gatão
    teamo muito vc é tudo para mim

    ResponderExcluir
  5. vc não é o que aspessoas querem que seja.muito pelo contrario vc é vc mesmo.é isso que faz toda diferença..te adora ney

    ResponderExcluir
  6. lindo eu so de concordi eu amo vc demais

    ResponderExcluir
  7. oo neymar vc e lindo mais o q dificulta sua carei e jogar pro santos corintias e o melhor time do mundo

    ResponderExcluir