sábado, 9 de outubro de 2010

Polvo Paul ganha marca registrada na União Europeia.Sociedade administradora do aquário de Oberhausen agiu para proteger as denominações.





1) A empresa proprietária do aquário alemão onde vive o cefalópode mais famoso do mundo, o polvo Paul, iniciou o processo para proteger seu nome como marca comercial nos 27 países da União Europeia, devido ao destaque que conquistou ao prever os resultados da Copa do Mundo da África do Sul.
.
2) A sociedade "Sea Life Deutschland GmbH", administradora do aquário de Oberhausen - onde o polvo fez as previsões -, solicitou formalmente ao OAMI (Instituto de Harmonização do Mercado Interno, sigla em inglês) da União Europeia, com sede em Alicante, que registre os termos "Paul the octopus" (Paul, o polvo, em inglês) e "Octopus Paul" (polvo Paul, em inglês) e "Krake Paul" (o mesmo, em alemão).
.
3) No documento, pedem a OAMI que proteja as três denominações com relação ao possível uso comercial em um amplo espectro de produtos, concretamente em sete das 45 modalidades que constam na "classificação de Nice".
.

.
4) Na lista estão desde instrumentos náuticos ( e de socorro ) até máquinas registradoras e calculadoras. Figuram ainda produtos variados não diretamente relacionados com a fama do polvo, como artigos de papelaria, pintura, vestuário, sapataria, brinquedos, cafeteria, produtos alimentícios e até decoração para árvores do Natal, assim como para serviços publicitários, educativos e culturais.
.
5) As solicitações de "Sea Life" estão no início dos trâmites de registro e, se não surgirem inconvenientes, poderiam ser aprovadas em seis meses, após o pagamento de 900 euros por taxa.
.
6) O aquário de Oberhausen não foi o primeiro a idealizar como viabilizar comercialmente o nome do ilustre polvo. Em 16 de julho, menos de uma semana após a final que consagrou a Espanha como campeã, outra empresa alemã, a RW Energie Beteiligungsgesellschaft mbh apresentou na Euroagencia o pedido de registro de "Paul die krake" (polvo Paul).
.
7) Com relação à demanda anterior, a solicitação superou a fase inicial e já consta como publicada, embora ainda restem alguns trâmites para ser formalmente registrada.
.
8) Logo após a Copa, outro pedido foi encaminhado. O italiano Alessio Consorte correu para tentar registrar "Polpo Octopus Paul", "Oracle Paul" e "Octopus Paul".
.
9) Neste último caso, no entanto, pelo fato de se tratar do mesmo nome do pedido posterior do aquário, a vantagem é de quem entrou com o pedido primeiro, já que o critério da OAMI costuma ser o de priorizar a ordem de chegada.
.

.
10) O polvo Paul passou a ser visto como oráculo esportivo ao acertar o resultado dos sete jogos disputados pela seleção alemã na Copa da África do Sul, além da final entre Espanha e Holanda, o que representa 100% de aproveitamento.
.
11) Com pouco mais de dois anos e meio dentro de uma expectativa de vida de três anos, este cefalópode de 700 gramas (nascido no Reino Unido) despertou um inusitado interesse pela imprensa e os fãs de futebol, que inclusive puderam acompanhar ao vivo seus "curiosos" prognósticos.
.
12)
As previsões ocorriam em um aquário de 1,5 mil litros de água, onde os tratadores colocavam duas pequenas urnas com as cores de cada equipe e mexilhões dentro de cada uma delas para que Paul escolhesse de qual comer.
.
Fonte: EFE

.


.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário