quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O CALOR VENCEU no GAUCHÃO 2010 ! Justiça determina mudanças no campeonato estadual do Rio Grande do Sul. Depois que Batista desmaiou ...





1.1) O Campeonato Gaúcho estava indo bem até quarta-feira, estava... O calor de 41ºC da partida entre Grêmio e São Luiz, da cidade de Ijuí, mudou o foco do Estadual. A realização do jogo às 17 horas (de Brasília) irritou o SIAPERGS - Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, que entrou com um pedido de liminar rogando a proibição de partidas nesse horário.
.



1.2) Pedido liminar é um requerimento URGENTE que o SIAPERGS fez ao Poder Judiciário, solicitando uma medida judicial, de aplicação imediata, antes mesmo do Juiz julgar o mérito da questão.

.
1.3) O pedido liminar ( de extrema urgência ) foi acatado pelo juiz Rafael da Silva Marques, que proibiu a realização de confrontos da primeira e da segunda divisão gaúcha entre 10 e 18 horas. A medida visa preservar a integridade física dos jogadores.



.

.
.
.
.
.
.
.
1.4) A Federação Gaúcha irá tentar caçar a liminar,ou seja,"derrubar" a decisão do Juiz. A entidade afirma que os clubes possuem acordos com os canais de televisão e caso estes não sejam cumpridos, os valores referentes ao campeonato não serão repassados.



.
1.5) Confira a decisão judicial: "Assim, defiro a liminar, em ação cautelar, impedindo a ocorrência de partidas de futebol profissional no Rio Grande do Sul, entenda-se séries "A" e "B", campeonato gaúcho e campeonato gaúcho da série "B", entre as 10h e as 18h , devendo as partidas iniciarem e terminarem fora destes horários, sob pena de multa diária de cento e cinquenta mil reais por partida, sem prejuízo da multa de cinco mil reais por atleta, em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Intimem-se. Dê-se ciência ao Ministério Público do Trabalho. Expeça-se mandado urgente, pelo plantão, junto ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Nada mais. Porto Alegre-RS, 04 de fevereiro de 2010. Rafael da Silva Marques Juiz do Trabalho ".


.






.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

PARTE II

Federação Gaúcha critica decisão que altera partidas no Estadual. Presidente antevê prejuízos e teme que a rede ( detentora dos direitos de transmissão ) entre com um processo contra a F.G.F. e os clubes.



2.1) A Federação Gaúcha de Futebol (F.G.F.) não gostou nada da decisão da justiça, que expediu uma liminar proibindo partidas de futebol no Rio Grande do Sul entre as 10 e as 18 horas.
.


2.2) A entidade dos ATLETAS se mostrou indignada coma realização de três jogos em Porto Alegre na quarta-feira às 17 horas, quando os termômetros marcavam 41ºC. O S I A P E R G S moveu a ação alegando a preservação da saúde dos atletas.
.


2.3) Até o ex-jogador Batista, comentarista do grupo RBS, não suportou o calor e desmaiou.
.
2.4) Caso ocorram jogos nesses horários, será cobrada MULTA de R$ 150 mil reais. A FGF mobiliza seu departamento jurídico tentado caçar a liminar, já o S I A P E R G S tenta manter a decisão.
.
2.5) O presidente da Federação ( Sr. Francisco Noveletto ) vive um sentimento misturando preocupação e indignação. "Isso vai trazer mais prejuízos do que benefícios", garante o dirigente em entrevista á rádio Bandeirantes. "Assinamos um contrato sem nenhum revólver apontado para a cabeça. A gente deu autonomia", comentou o Sr. Noveletto.
.





2.6) Na sua visão, caso as partidas não ocorram mais às 17 horas de domingo, horário reservado para a transmissão da TV, os clubes irão quebrar um contrato assinado no começo do ano.
.

.
.



.
PARTE III ( A MAIS CRITICADA POR AMPLIAR a DECISÂO )

3.1) Além da proibição da realização de partidas antes das 18h no Estado, juiz incluiu veto para jogos nos quais o gramado apresente alta temperatura



3.2) Os jogos antes das 18 horas seguem proibidos do Rio Grande do Sul. Porém, o juiz Rafael da Silva Marques agregou alguns itens à liminar em vigor desde sexta-feira, ou seja, ADICIONOU MAIS DETERMINAÇÕES EM FAVOR DOS ATLETAS.

.


3.3) No adendo, ele impede que ocorram partidas de futebol entre às 18 horas e às 19h29 caso a temperatura no gramado esteja acima dos 35°C. Isso mesmo, a temperatura no gramado passa a valer também.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

3.4) Caberá ao árbitro medir a temperatura minutos antes do início do jogo. Na decisão, Dr. Marques justifica a medida ( em favor dos ATLETAS ) dizendo que "em razão da saúde do trabalhador, bem este de interesse geral, relacionado à dignidade humana, e que se sobrepõe aos interesses contratuais e econômicos de clubes e redes de televisão".
.



3.5) O Juiz deixo claro que a vida humana é muito mais importante do que o contrato entre a FGF, os clubes e a TV.
.
3.6) A nova liminar deixou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, ainda mais irritado com o imbróglio estabelecido desde o fim da semana passada. "Está havendo muitos erros nisso aí. A imagem que estamos deixando não é muito boa", se queixou.
.




3.7) Noveletto já estava indignado com a primeira decisão, já com o adendo ( dias depois ) ficou ainda mais revoltado.



.
3.8) A DECISÃO JUDICIAL FOI BOA PARA OS ATLETAS, MAS CAIU FEITO UMA BOMBA NA SEGUNDONA do RIO GRANDE do SUL. Enquanto a liminar persistir os jogos da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho estão suspensos, pois poucos estádios ( dos clubes que participam do torneio ) possuem iluminação para jogos.



3.9) A Federação Gaúcha de Futebol já recorreu da decisão. Agora o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é quem vai resolver a questão, mas tudo indica que tudo vai permanecer como está.








3.10) Depois que o comentarista Batista desmaiou ao vivo, no conforto de uma cabine, qualquer pessoa fica a pensar sobre o nível ( de qualidade ) da saúde dos jogadores em campo. Batista, que estava em um cabine do Estádio Olímpico, "desabou" ! Imagine os jogadores ao sabor do sol...




.
3.11) Veja, mais uma vez, o desmaio de Batista ( no vídeo abaixo ).
.

.
Fonte de pesquisa do BLOG: GE ( Gazeta Esportiva ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário