sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Boa surpresa ! REENCONTRAMOS O GOLEIRO do TETRACAMPEONATO do ABC, SADI FILHO, o gaúcho boa gente de Caxias do Sul.


Sadi De Carli Filho e Fernanda Cará De Carli ( nos salões esmeraldas ) em data festiva da filha Isadora.



1.a) Nesta terça ( 01.01.2011 ), ainda pela manhã, recebi a ligação telefônica do amigo João Carlos Gaúcho - em mais uma gentileza marcante - afirmando que ao seu lado tinha um galdério querendo falar comigo. Após alguns segundos tive a boa surpresa ! Alguém ( do outro lado da linha ) solta a seguinte pergunta:

- E aí cabra, como vai o MAIS QUERIDO ?

1.b) Pois bem, era o ex-goleiro alvinegro SADI DE CARLI FILHO, ou simplesmete o SADI da FRASQUEIRA, perguntando logo de cara pelo nosso ABC Futebol Clube.

1.c) O eterno GUERREIRO ALVINEGRO perguntou pelos amigos que fez em Natal, iniciando por Didi Duarte e Judas Tadeu Gurgel.


1.d) Do seu ex-técnico ( foto acima ) lembrou com carinho, bem como afirmou que é um IRMÃOZÃO que fez ( e tem ) em Natal. Didi é gaúcho de Canoas e formava uma boa dupla farroupilha ao lado de SADI.


1.e) Do ex-presidente não poupou elogios. SADI foi enfático : " Judas Tadeu Gurgel é um homem de verdade dentro e fora do vestiário ! Some-se ainda o fato de ser um torcedor fanático e que passava credibilidade para nós. Trata-se de um cidadão muito correto e muito difícil de encontrar no mundo do futebol. Falo isso por ser a mais pura verdade ! Pois não preciso fazer média com ninguém", disse SADI em tom FORTE e emocionado.

1.f) SADI ficou surpreso ao saber que JUDAS TADEU não mais integra o corpo diretivo do ABC Futebol Clube.

1.g) Foi bom ouvir SADI falar com alegria do TIME MAIS QUERIDO da TERRA POTIGUAR e perguntar sobre a FRASQUEIRA ALVINEGRA.

1.h) Nesta segunda-feira (31.01.2011) havia perguntado ao João Carlos Gaúcho se o ex-goleiro ainda residia em Caxias do Sul, cuja resposta foi positiva. Pedi ao grande João que transmitisse o nosso abraço ao SADI, mas o cara fez muito mais do que isso, indo até a óptica - situada no CENTRO de Caxias do Sul - colocando SADI para falar com este blogueiro.

1.i) Já vou afirmando que promessa é dívida, ou seja, até sábado vou colocar SADI na ponta da linha com DIDI DUARTE e JUDAS TADEU. Tive a satisfação de falar com o nosso TETRACAMPEÃO POTIGUAR, agora é hora de repassar a felicidade aos demais amigos deste gaúcho do Rio Grande do Sul e do Norte.

1.j) Vamos agora até a cidade de CAXIAS do SUL. Vamos, que vamos...


PARTE II

2.1) O ex-goleiro SADI DE CARLI FILHO é uma figura humana muito querida em sua cidade ! Seu pai também, posto que cultivou a boa arte de fazer amigos , conquistando - via de consequência - o dom da imortalidade, cuja trajetória o fez um ícone de Caxias do Sul.

2.2) SADI DE CARLI, que faleceu aos 83 anos ( dia 02.11.2010 ) , jogou no ESPORTE CLUBE JUVENTUDE, tendo ocupado vários cargos diretivos após o dia em que resolveu pendurar as chuteiras. DE CARLI foi dono de estabelecimentos comerciais na cidade. Dentre eles destacam-se o extinto bar " A CIGANA " e o famoso "BAR 13", do qual foi fundador.

2.3) João Carlos Gaúcho informou que " A CIGANA " pode até ter fechado, mas a receita do famoso BAURU ( do casal SADI & ZOLA ) ainda persiste na cidade face ao ótimo sabor.


PARTE III > O que o pai não faz por um filho.

3.1) Certo dia - para surpresa de muitos - SADI ( o pai ) pediu a DEUS que o seu Juventude não fizesse gol no adversário ! Como pode ? Muito simples, SADI ( o filho ) era o novo goleiro do maior rival do ALVIVERDE GAÚCHO, ou seja, estava vestindo a camisa grená da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias.



3.2) Veja que é totalmente impossível separar a trajetória de SADI ( o pai ) do nosso SADI ( o filho ) , então - até por questão de memória - nada mais justo do que citar um trecho do JORNAL PIONEIRO, de Caxias do Sul, sobre a trajetória do saudoso SADI, ex-dirigente, ex-jogador e torcedor brioso do JUVENTUDE.



3.3) Leia o texto abaixo e conheça um pouco mais da trajetória dos SADIS ( pai e filho ), cujo texto foi publicado no dia 04/11/2010 ( In JORNAL PIONEIRO ).

PARTE IV / TEXTO do JORNAL


O balcão está de luto

Caxias do Sul perde o empresário Sady De Carli, morto aos 83 anos e rico em histórias.

.

Caxias do Sul – A vida do empresário Sady De Carli, 83 anos, morto ontem, está associada fortemente ao ramo comercial de Caxias. Entre seus méritos está a idealização do Bar 13, em 1967, tradicional estabelecimento da Avenida Julio de Castilhos. Nascido em Sananduva (RS), o comerciante forjou uma trajetória empreendedora que dignifica a evolução cultural e econômica de Caxias. Se a primeira memória vem a constituição do Bar 13, é porque foi ali que Sady exprimiu seu grande amor laborioso pela cidade. No bar, fez grandes amizades, bem como conviveu com a própria família, uma extensão de sua casa.

Sady casou-se com Zóla Guidalli, com quem teve três filhos: Mara, Jezebel e Sadi De Carli Filho.

A artista plástica Mara De Carli Santos, 56, enaltece o grande amigo que foi seu pai expressando imenso orgulho pelo patriarca.

– Ele foi um homem eclético. Possuía uma opinião forte, foi brizolista e atendeu em seu bar correntes políticas da esquerda e da direita. Embora tivesse influência nas amizades, nunca pleiteou favores.

Mara recorda que o pai mudou-se para Caxias do Sul na adolescência, motivado para estudar no Colégio do Carmo, pois à época era um educandário que oferecia ensino conceitual.

Já o filho Sadi, 45, salienta a forte presença do companheiro e incentivador Sady na carreira de jogador de futebol.

– Quando eu comecei a treinar no Esporte Clube Juventude, em meados da década de 1980, meu pai ficava atrás da goleira observando meu trabalho. Papai foi uma testemunha que gratifica com boas lembranças a minha mocidade. Ele era um ardoroso juventudista, mas ao encerrar a minha carreira de goleiro na Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias, em 2003, teve que optar pelas vitórias do time grená. Mesmo depois de abandonar o futebol, continuei junto ao convívio rotineiro do velho Sady. Na Ótica Boavisão, sucedi-o na administração e acabei fazendo um curso para dominar os equipamentos óticos – revela.

O advogado Luiz Carlos Ponzi, 68, conheceu Sady no extinto Boliche Caxias, na década de 1960, aberto pelo próprio Sady. Jamais imaginaria que iria escrever um livro sobre o Bar 13. Na obra Bar Treze - Lazer, Política e História, Ponzi descreve uma minuciosa biografia do idealizador do Boliche Caxias, do Bar Cigana e do próprio Bar 13. No futebol, Sady sempre ajudou o Juventude, organizando rifas e buscando dinheiro até para construir um muro na divisa com o Mato Sartori.

Sady e Zóla eram os simpáticos anfitriões de final de tarde no bar. Zóla preparava disputados aperitivos, entre os quais destacavam-se os coraçõezinhos ao molho. Na entrevista em que Ponzi resgatou fatos do Bar 13 para o livro, as perguntas sensibilizaram Sady, emocionando-o, recordou Ponzi ontem no velório:

– Ao reviver sua trajetória em Caxias do Sul, percebi suas inquietações e felicidades saudosistas – salientou o advogado Luiz Carlos Ponzi.


Fonte : jornalista RONI RIGON.


Veja, na foto acima, a arquiteta Jéssica De Carli com os avós, Sadi De Carli e Zola Guidali De Carli, fundadores do boteco que hoje faz história com Valmor e Paulo Berzaghi




PARTE V

5.1) Estamos quase no fim da postagem, quase, mas ainda não é o ponto final, porém já chegou a hora do BLOG ir fechando com CHAVE de OURO e entregá-la ( agora ) ao eterno goleiro SADI da FRASQUEIRA.
.
5.2) O vídeo abaixo apresenta várias imagens do ABC ao longo dos anos, mas a narração do locutor é direcionada ao minuto final do jogo em que o ABC conquistou o TETRA-CAMPEONATO POTIGUAR.

5.3)
Impossível SADI ter escutado tal narração ( ao vivo ), posto que estava no campo de jogo. Pois bem, chegou a hora e o dia do nosso goleiro entrar no TÚNEL do TEMPO e reler algumas páginas do passado.... É HORA de SADI relembrar a folhinha do dia 19 de julho do ano 2000.

5.4) Alô SADI ! A supresa que te falei ao telefone, mas não pude adiantar, é o fato de você ter a oportunidade ( agora ) de ouvir o MINUTO FINAL de jogo ! Surpresa simples e providente.

5.5) Obrigado SADI DE CARLI FILHO ! Via internet você recebe a nossa homenagem e relembra a escalação do ABC daquele dia inesquecível ! O ALVINEGRO TETRA-CAMPEÃO : Sadi, Moisés, Bartô, Mário César e Tecy, Humberto, Marquinhos Mossoró, Márcio Cardoso e Marcelo Alves, Reinaldo Aleluia e Leonardo. TÉCNICO: DIDI DUARTE.

5.5) Chegou a hora de você clicar e assistir ao vídeo número 4 ( postado abaixo )





PARTE VI
AGRADECIMENTO FINAL do BLOG aos amigos da FRASQUEIRA.

6.1) Nosso agradecimento final vai para o amigo João Carlos e família, gaúchos de Caxias do Sul, torcedores da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias.

6.2) E sobre João ? A boa curiosidade é que fez teste no ABC em 1967 e foi 100% aprovado, mas não ficou por ter que voltar para Caxias do Sul.

6.3) Liguei para João no intuito de agradecer por tudo ! Somente através da sua boa vontade foi possível reestabelecer o contato entre SADI e o ABC. No momento da ligação o amigo estava nas arquibancadas do Estádio Centenário, casa GRENÁ, no intuito de assistir ao jogo : CAXIAS x INTERNACIONAL (SM)



6.4) Já que João Carlos Gaúcho estava por lá, pedi – via telefone – que tirasse uma foto ( por celular ) e procedesse o envio para o BLOG. Sorte nossa ! Veja ( acima ) que bela imagem de uma torcida em família : GRAZIELA, JEAN, LUCAS e JOÃO.

Terminamos aqui.

Muito obrigado.

José Leonardo G.M.Bezerra

Editor do BLOG Música do Gol.

Post escriptum > Vamos terminar com SEIS VÍDEOS.

Inicialmente TRÊS músicas bem tocadas na TERRA POTIGUAR, cuja postagem tem o fito de proporcionar ao SADI ouvir as músicas que estão rolando na FRASQUEIRA .

Os outros TRÊS VÍDEOS relatam a saga do BAR & BOTECO 13.



No vídeo acima temos o grande GILVAN, já no vídeo abaixo os torcedores do ABC cantam uma versão (do USA for ÁFRICA) para o ABC Futebol Clube.


.
.
No vídeo abaixo você tem a VERSÃO ROOCK do HINO ALVINEGRO.
.

hino do mais querido ABC FC por garraalvinegra no Videolog.tv.


.




VÍDEO número 1
Conheça o BAR-BOTECO 13 ( PARTE I )



VÍDEO número 2
Conheça o BAR-BOTECO 13 ( PARTE II ).



VÍDEO número 3
Conheça o BAR-BOTECO 13 ( PARTE III )



6 comentários:

  1. ANÔNIMO COISA NENHUMA. SOU DA GARRA ALVINEGRA, A TORCIDA MAIS PAULEIRA DO BRASIL.

    SADI É O PAREDÃO

    SADI È O GOLEIRÃO.

    SADI É O CARA.

    SOU DA GARRA, SOU PRAEIRO, SOU GUERREIRO.

    SOU Ricardo Augusto da GARRA ALVINEGRA
    Cidade Satelite
    Natal-RN

    ResponderExcluir
  2. Beleza Ricardo ! Vou enviar o abraço da Garra Alvinegra para o grande SADI.

    Valeu Fera.

    Até a próxima.

    José Leonardo
    DO BLOG
    Música do Gol

    ResponderExcluir
  3. Para conhecimento, o Caxias ganhou de 3X0 do Inter SM no dia desta foto.

    Parabéns pelo Blog Leonardo!

    Abraço da Grasi

    ResponderExcluir
  4. Que boa surpresa Grasi ! Achei muito legal você por aqui. Parabéns pela grande vitória GRENÁ.

    Abraços do Léo

    ResponderExcluir
  5. Bom rever Sadi, só falta você convidá-lo para ele vir para Natal.

    ResponderExcluir
  6. Beleza Paulo ! Show de bola. Sadi vai chegar nos próximos meses.

    ResponderExcluir