terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Saiba AQUI as 10 contratações mais caras do futebol europeu em janeiro2011. A JANELA FECHOU e os ingleses protagonizaram as principais transferências.



O texto a seguir é de autoria do jornalista Allan Brito.

I) A partir dessa terça-feira, os times do futebol europeu não podem mais reforçar seus elencos para a atual temporada. Mas o mês de janeiro foi bastante utilizado pelos times do Velho Continente para negociações. A última abertura do mercado da bola esteve mais agitado do que de costume e mais uma vez a Inglaterra foi o país que trouxe as principais novidades: as seis compras mais caras da Europa foram feitas por times da Premier League.
.
II) A ida de Fernando Torres do Liverpool para o Chelsea quebrou recordes, mas não foi só ela que chamou a atenção na Inglaterra. As negociações dos também atacantes Andy Carroll, Edin Dzeko, Luis Suaréz e Darren Bent também se destacaram. Entre eles, na lista dos jogadores mais caros, aparece também a transferência de David Luiz, zagueiro ex-Benfica e da seleção brasileira, que agora vai defender o Chelsea.
.
III) Para quebrar essa hegemonia inglesa, o futebol italiano aparece no ranking com as contratações de Andrea Ranocchia e Giampaolo Pazzini feitas pela Internazionale. Aliás, vale o destaque também para uma interessante disputa entre Milan e Inter. Os rivais fizeram uma intensa corrida por reforços e até contrataram jogadores de posições semelhantes, como zagueiros, laterais-esquerdos, volantes e atacantes.
.
IV) Já na Espanha e na Alemanha, outros grandes centros do futebol internacional, as movimentações foram mais discretas. Barcelona e Real Madrid, por exemplo, contrataram apenas um jogador cada (Afellay e Adebayor, respectivamente), apontando uma tendência predominante entre os outros principais times do Campeonato Espanhol. Já na Bundesliga as grandes equipes até contrataram em maior quantidade, mas investiram valores baixos nessas negociações.
.
V) Uma das exceções no Campeonato Alemão foi um brasileiro: Luiz Gustavo, que saiu do Hoffenheim para o Bayern de Munique por 15 milhões de euros. Além dele e do já citado David Luiz, o jovem Giuliano foi o outro brasileiro presente entre as dez contratações mais caras do futebol europeu em janeiro.

.
VI) Veja a lista completa, sempre com o valor aproximado em euros:

1°) Quem? Fernando Torres
Posição? atacante
Saiu de onde? Liverpool-ING
Foi pra onde? Chelsea-ING
Por quanto? 58 milhões de euros

A contratação do espanhol só foi fechada no último dia da janela de transferências do inverno europeu, mas quebrou recordes na Inglaterra e se tornou a sexta transferência mais cara da história do futebol. Agora ele vai vestir a camisa 9 do time londrino e tentará recolocar o Chelsea entre os favoritos para os títulos do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões


2°)Quem? Andy Carroll
Posição? atacante
Saiu de onde? Newcastle-ING
Foi pra onde? Liverpool-ING
Por quanto? 40 milhões de euros

Foi outro negócio anunciado apenas em cima da hora. O inglês chega para substituir Fernando Torres após se destacar no primeiro semestre do Campeonato Inglês - ele marcou 11 gols até agora na competição.



3°) Quem? Edin Dzeko
Posição? atacante
Saiu de onde? Wolfsburg-ALE
Foi pra onde? Manchester City-ING
Por quanto? 37 milhões de euros

O bósnio foi um dos principais jogadores do título do modesto Wolfsburg no Campeonato Alemão de 2009 e, desde então, virou um dos alvos do milionário Manchester City. Ele já estreou e até marcou um gol pelo time.


4°) Quem? Luis Suárez
Posição? atacante
Saiu de onde? Ajax-HOL
Foi pra onde? Liverpool-ING
Por quanto? 26,5 milhões de euros

O uruguaio já vinha se destacando no futebol holandês até ir para a Copa do Mundo e participar da surpreendente campanha do seu país na África do Sul, em 2010. Agora chega ao Liverpool para ajudar Carroll na missão de substituir Fernando Torres.


5°) Quem? David Luiz
Posição? zagueiro
Saiu de onde? Benfica-POR
Foi pra onde? Chelsea-ING
Por quanto? 25 milhões de euros e mais Nemanja Matić

O ex-zagueiro do Benfica foi campeão português na última temporada europeia e tem sido titular da seleção brasileira. Sua valorização fez com que o Chelsea gastasse para contratá-lo, principalmente por causa da lesão de outro brasileiro, Alex, que era o titular da posição no início da temporada.


6°) Quem? Darren Bent
Posição? atacante
Saiu de onde? Sunderland-ING
Foi pra onde? Aston Villa-ING
Por quanto? 21 milhões de euros

Enquanto o Sunderland fazia sucesso e surpreendia na atual temporada do Campeonato Inglês, o Aston Villa chegou a temer o rebaixamento. Como o risco da queda ainda existe, o time resolveu investir para contratar um atacante que está em grande fase.


7°) Quem? Luiz Gustavo
Posição? volante
Saiu de onde? Hoffenheim-ALE
Foi pra onde? Bayern de Munique-ALE
Por quanto? 15 milhões de euros

A cara contratação do volante brasileiro gerou polêmica na Alemanha: com seu nome em destaque, Luiz Gustavo passou a ser cogitado até na seleção alemã, mas a ideia encontrou forte resistência no país até agora.


8°) Quem? Andrea Ranocchia
Posição? zagueiro
Saiu de onde? Genoa-ITA
Foi pra onde? Internazionale-ITA
Por quanto? 12,5 milhões de euros

O zagueiro de apenas 22 anos é uma das principais promessas do futebol italiano e por isso custou caro para a Inter, que agora tem uma opção a mais na defesa, além de Lúcio, Samuel e Córdoba.


9°) Quem? Giampaolo Pazzini
Posição? atacante
Saiu de onde? Sampdoria-ITA
Foi pra onde? Inter de Milão-ITA
Por quanto? 12 milhões de euros e mais Biabiany

O custo-benefício de Pazzini foi confirmado de forma incrivelmente rápida: em sua estreia, ele marcou dois gols e ainda sofreu um pênalti, decidindo a vitória da Inter contra o Palermo.


10°) Quem? Giuliano
Posição? meia
Saiu de onde? Internacional
Foi pra onde? Dnipro-UCR
Por quanto? 10 milhões de euros

Depois de decidir a Copa Libertadores de 2010 para o Inter, Giuliano ficou valorizado e, mesmo sendo reserva várias vezes durante o ano passado, foi negociado com o desconhecido time ucraniano por um alto valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário