segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A camisa celeste COMPLETOU CEM ANOS. O Uruguai comemora o ANIVERSÁRIO do manto sagrado dos PAMPAS.


1) A famosa camisa azul celeste da seleção uruguaia de futebol completou ( neste domingo ) 100 anos de sua estreia como parte do uniforme oficial da equipe. Logo em sua primeira partida, a camisa deu sorte ao Uruguai, que venceu a Argentina por 3 a 1 em partida disputada em Montevidéu.
.
2) A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) homenageará o centenário com a inauguração de uma placa no estádio de Belvedere, onde no dia 15 de agosto de 1910 a seleção uruguaia foi batizada como "Celeste".

.

.
3) Foi com a tradicional camisa que os uruguaios se tornaram uma das maiores potências do futebol mundial, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 e os títulos da Copas do Mundo de 1930 e 1950.
.
4) A escolha da cor da camisa surgiu durante a disputa da 6ª edição da Copa Lipton entre uruguaios e argentinos. Os visitantes anunciaram que jogariam de azul e branco, mesmas cores da bandeira do Uruguai. Com isso, os dirigentes locais decidiram adotar uma camisa parecida com a do River Plate uruguaio, que quatro meses antes havia vencido o Alumni, da Argentina.
.
5) Até passarem a utilizar a celeste, os uruguaios utilizaram diferentes cores, como a vermelha, e combinações, como listras verticais azuis e brancas, assim como a Argentina.
.
Fonte: EFE

.
OBSERVAÇÃO 1: O TORCENAUTA Diego Ivan, do BLOG Papo Alvinegro, lembrou aos amigos do Música do Gol que a camisa vermelha não foi "aposentada". Veja a imagem abaixo ! A foto é esclarecedora.


OBSERVAÇÃO 2 : APÓS O TEXTO ( acima ) , VEJA ( abaixo ) ALGUMAS IMAGENS da CELESTE OLÌMPICA.







.
.







.
.


.
VÍDEO número 1
As duas cavadinhas de LOCO ABREU ! Campeonato Carioca e Copa do Mundo.
.


.
VÍDEO número 2 > COPA de 2010.
.

.

2 comentários:

  1. É velho, realmente histórica, durante a Copa quando falei do uniforme Brasileiro, lembrai que o Uruguai usa celeste desde sempre. Muito bonita.

    Detalhe é que o segundo uniforme da Celeste é o vermelho, mesmo que na africa eles tenham jogando de branco. Até 2008 eles utilizaram o vermelho, que homenageia o libertador Artigas e ao partido Colorado.

    Confira os link com as imagens.

    http://sport2wear.files.wordpress.com/2008/09/uruguay-japan-80820_7.jpg?w=340&h=478

    http://sport2wear.files.wordpress.com/2008/09/uruguay-japan-80820_8.jpg?w=340&h=446

    ResponderExcluir
  2. Valeu Diego Ivan ! Mais uma vez obrigado.

    José Leonardo
    DO BLOG
    Música do Gol

    ResponderExcluir