sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CURIOSIDADE ou COINCIDÊNCIA ??? Todos os treinadores dos times gaúchos são nascidos no Rio Grande do Sul. Tem chimarrão para quem é de FORA ???


.


.
1) O futebol gaúcho vive um momento raro. Pela primeira vez neste século, todos os clubes do Rio Grande do Sul - que disputam as várias divisões do Campeonato Brasileiro - estão sob o comando de treinadores nascidos no Estado. O bloco se fechou com a recente contratação ( pelo Grêmio ) de Renato Portaluppi, nascido em Guaporé (RS). Anteriormente, o Internacional havia trocado o uruguaio Jorge Fossati por Celso Roth, nascido em Caxias do Sul (RS).
.

.
2) Das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, só a B não tem um clube gaúcho na disputa. Na Série D estão Pelotas e São José de Porto Alegre ( também conhecido como Zequinha ). Na série C três gaúchos na luta: Juventude , Caxias e o Grêmio Esportivo Brasil ( de Pelotas ).
.
.
3) O Pelotas agora está sob comando do porto-alegrense CÍRIO QUADROS ( foto acima ). Antes, até 17 de agosto, era treinado por Beto Almeida, também da capital gaúcha e que em 1997 salvou o Grêmio do rebaixamento à Série B do Brasileiro.

.
.
4) Por conta deste feito, Beto Almeida ( foto acima ) esteve na lista de cotados para treinar o Grêmio após a queda de Silas. “Tenho uma ligação forte com os gremistas e fiquei alegre pelo nome ser lembrado nas enquetes, mas minha missão agora é outra”, diz o treinador, que foi contratado pelo Juventude, clube que já treinou em 1982 e 2007.
.
.
5) Outro técnico gaúcho em atividade no Rio Grande do Sul é Julinho Camargo ( foto acima ), que nasceu em Porto Alegre (RS) e atualmente treina o Caxias na Série C. Entre 2005 e 2009, ele comandou os juniores gremistas. No ano passado, saiu para ser auxiliar técnico de Paulo César Carpegiani no Vitória (BA). Após sair do clube baiano, alçou voo solo na carreira e assumiu o Caxias. Na Série C, a equipe é a segunda colocada no grupo D da terceira divisão.
.
6) O treinador do São José, por sua vez, tem vínculos com o Internacional. Trata-se do ex-lateral-direito Luiz Carlos Winck, nascido em Portão (RS) e que foi revelado no Beira-Rio em 1981. Na Série D, seu clube decide domingo que vem uma vaga na próxima fase da competição. Em segundo lugar no grupo 9, com 7 pontos, o time vai precisar vencer o Operário-PR.

.
7) Técnico desde 2007, Winck ( foto acima ) pela primeira vez dirige um clube gaúcho. No São José de Porto Alegre, ele pretende desenvolver um trabalho de médio prazo para colher frutos no Campeonato Gaúcho 2011. O treinador não esconde que seu sonho é chegar ao topo do futebol do Rio Grande do Sul: dirigir Internacional ou Grêmio. “Chegar a treinar um grande clube é a meta de todo técnico. E Inter e Grêmio estão entre eles”, afirma.

.
.
8) Winck forma com Beto Almeida e Julinho Camargo a nova geração de treinadores gaúchos. Por ano, o Sindicato dos Treinadores Profissionais do Rio Grande do Sul credencia cerca de 80 técnicos. Destes, garante Valmir Salaberry, presidente do sindicato, pelo menos um torna-se “treinador de ponta”. “Por aqui já passaram Luiz Felipe Scolari, Celso Roth, Tite e Mano Menezes. Esses nomes confirmam que nossa escola é a melhor do país. Agora, a campanha do Internacional na Libertadores com certeza vai estimular a formação de novo treinadores bons”, vangloria-se Salaberry.
.

.
9) Uma das apostas da nova safra gaúcha é Gilmar Iser, nascido em Vera Cruz (RS) e que desde o início de agosto treina o Brasil de Pelotas. O clube disputa a Série C e está numa posição intermediária entre o Caxias, que está com a classificação bem encaminhada, e o Juventude, que luta para não ser eliminado na primeira fase.
.
Fonte da notícia: jornalista Altair Santos.


.
PARTE FINAL : O BLOG PEDE PERMISSÃO PARA TERMINAR ESTA MATÉRIA TOMANDO CHIMARRÃO, ou melhor, POSTANDO BELAS GAÚCHAS tomando a bebida tão propalada ( e consumida ) no SUL.
.


.
Na foto acima temos Gisele Bundchen, na foto abaixo a modelo e apresentadora FERNANDA LIMA.
.

.
Vamos terminar com Regina Krilow ( foto abaixo ). Ela é a vencedora do CONCURSO GAROTA FANTÁSTICA ( TV GLOBO ).
.


Um comentário: