quarta-feira, 5 de maio de 2010

EX-CRAQUE DISPAROU A SUA FAMOSA METRALHADORA GIRATÓRIA MAIS UMA VEZ, AGORA O ALVO FOI UM RENOMADO TÉCNICO de FUTEBOL.





O presidente de honra do Barcelona, Johan Cruyff, um dos maiores jogadores de futebol da história, admitiu ontem - para surpresa de muitos - que não gostaria de ter em sua equipe o técnico da Inter de Milão, o português José Mourinho, afirmando que, embora ele seja "um grande técnico, é um mal exemplo".
.
Para Cruyff, a rejeição a Mourinho se deve não à competência como treinador, mas às lições que devem ser dadas por quem comanda a equipe. "No futebol não só se pode pensar em ganhar, mas também em jogar bem".



O holandês fez essas declarações após receber - em Siena (Itália) - o prêmio Artemio Franchi, concedido pela divisão local da Associação Italiana de Técnicos (AIA), uma homenagem já recebida no passado por estrelas como Pelé e Michel Platini.

"Quando ganha um certo status, você tem responsabilidades superiores às de vencer partidas. O futebol é mais que o simples resultado, é ensinar aos jovens comportamento e respeito", disse o presidente de honra do Barça.



Cruyff acrescentou que no futebol "há coisas mais importantes que a polêmica sobre os resultados". Para ele, "é preciso educar os jovens como se vence e como se perde, passar uma mensagem social e ter um papel na saúde das crianças, estimulando-as a jogar em vez de ficar diante de um computador".

Em outro tema, Cruyff apoiou a candidatura do holandês Marco Van Basten como possível técnico do Milan, uma hipótese que surgiu depois de o atual comandante do time, o brasileiro Leonardo, reconhecer algumas desavenças com o proprietário do clube, o premiê italiano, Silvio Berlusconi.
.









Hendrik Johannes "Johan" Cruyff ( nasceu em Amsterdã, 25 de Abril de 1947) é apontado como o melhor futebolista neerlandês de todos os tempos. É também o presidente de honra do Barcelona, título recebido por uma das equipes que mais se identificou.






Considerado um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores a partir de suas extraordinárias atuações no Ajax e, principalmente, na Seleção HOLANDESA durante a Copa do Mundo de 1974. Convém afirma que, se - atualmente - há no futebol jogadores polivalentes que podem atuar sem posição fixa no campo, sem prejuízo de suas atuações individuais, muito se deve a este genial craque e não menos a seu treinador no Ajax, Barcelona e na Seleção Neerlandesa, Rinus Michels.






Passados mais de trinta anos da Copa do Mundo de 1974, a HOLANDA, Michels e Cruyff sintetizam a última revolução tática na história do futebol e serão para sempre lembrados como sinônimos do chamado futebol total.

.
Fonte: Agência EFE, Wikpedia e site do Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário