I) Bruxelas lembrou, neste sábado, o 25º aniversário da tragédia do estádio de Heysel, na qual 39 pessoas morreram, na maioria italianos, em 29 de maio de 1985, na final da Copa dos Campeões na qual o Juventus venceu o Liverpool.
.
II) Os torcedores do clube de Turim morreram pisoteados uma hora antes do início do jogo, depois de serem agredidos pelos torcedores britânicos. O erro FATAL foi permitir que os 'hooligans'( em torno de duzentos ) ficassem no setor do estádio onde os italianos estavam.
III) Acometidos pelo pânico, os torcedores da 'Juve' tentaram deixar o local às pressas, o que provocou a morte de 39 pessoas (34 italianos , dois belgas, dois franceses e um irlandês) por asfixia e esmagamento, além de deixar mais de 600 pessoas feridas. .
IV) A tragédia foi transmitida ao vivo pelas emissoras de televisão europeias, diante de 400 milhões de espectadores, mas a confusão escondeu a gravidade do desastre por algumas horas.
V) A polícia belga, que estava presente apenas no interior do estádio, foi criticada por sua incompetência, enquanto a federação belga foi acusada de má administração e desorganização.
VI) Autor do único gol da partida, o francês Michel Platini, atual presidente da UEFA, foi também criticado por ter manifestado alegria depois de obter a vitória por meio de um pênalti, enquanto havia cadáveres a poucos metros do estádio.
VII) Depois do julgamento ocorrido em Bruxelas em 1989, 14 torcedores do Liverpool foram condenados a três anos de prisão, e os clubes ingleses foram proibidos de competir ( na Europa ) durante cinco anos, sendo que para o Liverpool a punição foi de seis anos.
.
IX) Veja (logo abaixo) as fotos do novo estádio.
.
X) A fonte da notícia é a AFP, já a última foto desta postagem é da Reuters Pictures. ASSISTA ao VÌDEO ABAIXO ( produzido pela TV italiana RAI ).
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário