quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DINHEIRO do BEM. A saga de um bilionário em favor do próximo.


1) A organização filantrópica do fundador da Microsoft Bill Gates e de sua esposa Melinda, prometeu ( terça-feira ) 500 milhões de dólares para ajudar os mais pobres do mundo a ter acesso a serviços financeiros.

2) Melinda Gates anunciou o compromisso de cinco anos no primeiro Fórum de Economia Mundial (Global Savings Forum) em Seattle, Washington, nordeste dos Estados Unidos.

3) O encontro reuniu 200 líderes mundiais em desenvolvimento, banco, governo e tecnologia - e um membro da família real holandesa, a princesa Máxima - para dialogar sobre o papel da economia no mundo em desenvolvimento.
.

4) Seis bolsas com um total de 40 milhões de dólares, que formam parte do pacote de 500 milhões, foram anunciadas nesta terça-feira no fórum organizado pela Fundação Gates.
.

5) Vários dos projetos estão desenhados para encontrar maneiras de ajudar os pobres a economizar, usando sistemas como bancos sem sucursais e telefones celulares.
.

6) Muitos dos projetos que vão receber bolsas foram inspirados por ideias que já estão sendo executadas nos países em desenvolvimento, disse Bob Christen, diretor de serviços financeiros para os pobres da Fundação Gates.
.

7) Christen mencionou como exemplo um jovem queniano que vende guloseimas e ganha dois ou três dólares por dia, mas consegue economizar pouco mais de um dólar por dia para pagar sua educação. Para isso, utiliza um sistema de banco móvel, já que este tipo de modelo permite aos bancos economizar os custos de transação, que fazem com que as pequenas contas não sejam rentáveis para eles.

Fonte: AFP / WASHINGTON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário